Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Olimpíada 2016 tem mais de 81 mil professores inscritos

Luiz Henrique Gurgel

07 de agosto de 2023

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro encerrou as inscrições e as adesões à meia-noite do dia 16 de maio. No total, 170.235 turmas de estudantes em escolas públicas de todos os Estados brasileiros estão participando e já deram início às oficinas de produção de textos. São 81.265 professores inscritos, de quase 40 mil escolas, os responsáveis pelo trabalho a ser desenvolvido nas salas de aula.

A diferença entre o número de professores inscritos e de inscrições nas categorias se explica pelo fato de muitos professores trabalharem com mais de uma turma, muitas vezes em escolas diferentes e com gêneros textuais distintos, que variam conforme o ano da turma. O concurso faz parte do Programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), e seleciona textos em quatro categorias: Poema, para estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias para os de 7º e 8º anos; Crônica para quem está no 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de opinião para estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Para a coordenadora do Escrevendo o Futuro, Cida Laginestra, o grande número de professores de língua portuguesa de todo o país participando da Olimpíada mostra a força que o Programa veio adquirindo junto à rede pública. "Tivemos um número expressivo de inscrições por categoria nesta edição. Os números revelam que são muitos os professores trabalhando com as oficinas de diferentes gêneros com os estudantes. Por certo, essa abrangência contribui para consolidar a metodologia do ensino da língua portuguesa irradiada pelo Programa”, afirmou.

 

Objetivo maior da Olimpíada é dar formação ao professor

Tatiana Djrdjrjan, especialista em Educação do Itaú Social, também destacou o número de professores envolvidos, chamando atenção para o caráter formativo do Programa. “A Olimpíada é um concurso de textos onde o objetivo maior é a formação do professor. Saber que agora esses professores inscritos estão realizando as oficinas e utilizando a metodologia proposta nos dá uma satisfação enorme. Muitos meninos e meninas deste país estarão em contato com a língua portuguesa de uma maneira mais significativa, a ponto de se apropriar desses gêneros e serem autores de suas histórias”.

Cida Laginestra ainda lembrou dos esforços das equipes do Cenpec e do Itaú Social no trabalho de divulgação da Olimpíada, desde o começo do ano por todos os Estados brasileiros, com o apoio fundamental da Undime e do Consed. “Nas ações de divulgação que realizamos em várias cidades de todo o país desde o começo do ano, sempre destacamos o caráter formativo da Olimpíada. Não tenho dúvidas que essa característica do programa tem um grande peso na mobilização que os profissionais das redes de ensino federais, estaduais e municipais fazem para ampliar a participação”.

De março até as vésperas do encerramento das inscrições e adesões, todos os Estados e o Distrito Federal fizeram encontros de divulgação nas capitais e em outras cidades reunindo mais de 11 mil pessoas, no total. O Amapá fez o maior número de encontros, 24, Rio Grande do Norte fez 19, São Paulo, 16, e Sergipe, 15.

Treze Estados conseguiram a adesão de cem por cento de seus municípios: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins. Já São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Bahia – nesta ordem – tiveram o maior número de professores inscritos.

Saiba mais sobre os números da Olimpíada 2016, acessando o Mapa das Inscrições.

 

Inscrições não validadas

Professores e escolas de 39 municípios brasileiros, apesar de terem feito suas inscrições, não poderão participar desta edição do concurso devido ao dirigente ou secretário municipal de educação não ter realizado a adesão ao Programa. A adesão oficial é condição obrigatória para que o professor e seus alunos possam participar. O problema se restringe às escolas municipais, pois no caso de escolas estaduais ou federais sediadas em municípios que não aderiram, a inscrição fica garantida pela adesão da secretaria estadual de educação. Em todo o país, 120 professores em 78 escolas encontram-se nesta situação.

Veja no Mapa das Inscrições quais municípios não aderiram à Olimpíada.

 

Professores em ação na sala de aula

Muitos professores pelo Brasil têm enviado imagens ao Portal Escrevendo o Futuro mostrando como estão realizando as oficinas de produção de textos com suas turmas (veja aqui). As sugestões para o trabalho com sequências didáticas estão nos Cadernos do Professor, material didático do Programa contido num DVD enviado pelo correio a todos os professores inscritos. Os Cadernos também estão disponíveis aqui no Portal e oferecem uma série de textos e orientações sobre como utilizar a metodologia do Escrevendo o Futuro.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, Luiz Gama, poesia, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

literatura negra, educação para as relações étnico-raciais, planejamento docente, educação antirracista, literatura

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, revista NPL, línguas indígenas, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000