Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Espalhando a 5ª edição da Olimpíada

07 de agosto de 2023

Mais sete estados brasileiros realizaram encontros com secretários de educação, técnicos e professores de língua portuguesa para divulgar e incentivar a participação na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. As atividades - que contaram com a parceria da rede de ancoragem do Programa - aconteceram nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins. Veja um resumo do que aconteceu em cada região.

 

Bahia

A Secretaria Estadual de Educação (SEE-BA) promoveu no dia 30/03 uma videoconferência para tratar especificamente da Olimpíada. O encontro aconteceu no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, e contou com a participação de 50 educadores no local e outros 160 que estavam em suas regiões, no interior do Estado, acompanhando a transmissão. A atividade foi organizada pela professora Lúcia Diniz (SEE-BA), com a presença de Cris Zelmanovits - formadora do Programa - que fez uma apresentação geral da metodologia e das atividades que os professores e alunos podem realizar.

Ainda na Bahia acontecerá no dia 28 de abril um encontro de divulgação, na cidade de Ribeira do Pombal - organizado pela representante da Secretaria Municipal de Educação, e também formadora da Olimpíada, Maria José Pereira de Jesus Silva.

 

Ceará

O estado do Ceará organizou mais cinco encontros de divulgação da Olimpíada: em Fortaleza, Caucaia, Cedro e Tianguá. Neles, a professora Maria Apolinário dos Santos Chagas, formadora do Programa no Estado, falou a públicos diversos. O primeiro encontro ocorreu durante o 7º Fórum Estadual Extraordinário da Undime-CE, no dia 1º, na capital, onde estiveram reunidos 328 participantes, entre secretários municipais, técnicos e professores de língua portuguesa. O encontro foi organizado por Ana Maria de Lima Holanda - membro da Rede de Ancoragem e Secretária Executiva da Undime-CE. No dia 6, o evento, que reuniucerca de 380 educadores da rede municipal, foi organizado pela professora Rosalina Maria Rocha Mont´ Alverne - representante da Secretaria de Educação de Fortaleza. Em Caucaia, o evento, reunindo 100 educadores, foi organizado pela professora Claudia Sales - representante da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia. Em Cedro e Tianguá, a ação também foi organizada pelas respectivas secretarias municipais de educação.

 

Espírito Santo

Nos dias 8 e 11 de abril foram organizados no Estado dois encontros específicos para divulgar a Olimpíada. O primeiro evento aconteceu durante o fórum da Undime-ES, em Vitória, e teve a participação de aproximadamente 100 pessoas - entre secretários, técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação, além de professores. No encontro, alguns secretários puderam dar depoimentos sobre estudantes de suas redes que chegaram às semifinais da edição anterior do Programa. A atividade foi coordenada pela professora Elania Valéria Monteiro Sardinha de Souza - representante da Olimpíada e secretária executiva da Undime capixaba.

No dia 11, sessenta professores de língua portuguesa da rede municipal de Vila Velha participaram de um encontro para conhecer detalhes do programa e de seus materiais. A formadora Maria Antonieta Oliveira representou o Cenpec no evento organizado pelo professor Jair de Almeida Silva - representante da Secretaria Municipal de Educação - e contou com o apoio de Silvana de Oliveira Medeiros, representante do Consed-ES e membro da Rede de Ancoragem.

 

Minas Gerais

O Fórum da Undime-MG, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril, também reservou um momento especial para a Olimpíada no último dia do evento. A professora Denize Assunção - organizadora do evento, representante da assessoria da Undime mineira e membro da Rede de Ancoragem - convidou Tereza Ruiz, da equipe da Olimpíada, para falar aos participantes sobre o Programa.

 

 

Pernambuco

Em março, nos dias 8 e 9, durante o Fórum Extraordinário da Undime-PE, que aconteceu em Recife e reuniu cerca de 220 pessoas – entre eles dirigentes municipais de educação, técnicos e professores - puderam conhecer maiores detalhes sobre a Olimpíada com uma exposição da professora Ana Maria Costa de Araújo Lima, da Universidade Federal de Pernambuco e membro da Rede de Ancoragem. A participação de um representante da Olimpíada foi organizada por Maria do Socorro de Araújo Gomes, secretária executiva da Undime-PE e também membro da Rede de Ancoragem.

Outro encontro importante que aconteceu no Estado foi promovido no dia 11 de abril, também em Recife, pela Secretaria Estadual de Educação. Organizado pela professora Rosinete Salviano Feitosa, teve como representante da Olimpíada Esdras Soares. Um destaque deste encontro foi a presença da professora Maria Solange de Lira, três vezes semifinalista em 2014, que relatou suas experiências com a Olimpíada de Língua Portuguesa.

 

Rio Grande do Norte

O Fórum Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime-RN, que aconteceu em Natal, no dia 04 de abril, também abriu espaço para a Olimpíada. O professor Ladmires Carvalho, mediador dos cursos on-line do Escrevendo o Futuro e que já foi vencedor do concurso, foi convidado pela secretária executiva e membro da rede de ancoragem, Maria Nazaré, para falar sobre o Programa aos 170 participantes, entre secretários municipais de educação e técnicos das secretarias.

A rede estadual também contribuiu com a divulgação da Olimpíada nos encontros de formação realizados em março e abril. Foram 16 encontros nas DIREC’s, com a participação de professores de Língua Portuguesa e mais 2 encontros voltados aos técnicos das DIREC’s e técnicos e professores do Instituto de Formação Superior – IFESP. A organização ficou por conta de Afonso Gomes, coordenador estadual e membro da Rede de ancoragem do Programa.

 

Tocantins

O III Seminário de Educação Infantil promovido pela Undime-TO, na capital Palmas, nos dias 13 e 14, também abriu espaço para divulgação da Olimpíada entre os 450 educadores presentes. A professora Ângela Francine Fuza, da Universidade Federal do Tocantins e membro da Rede de Ancoragem, foi quem falou do concurso e das atividades de formação de professores que o Programa oferece. A professora Maria Solange Rodrigues de Sousa, da Undime-TO, foi quem fez o convite para que a Olimpíada estivesse presente. Ela, a professora Roseli Bitscof de Moura, da Seduc/Consed-TO, juntamente com a professora Ângela, destacam-se pelo trabalho que realizam em parceria, permitindo abranger um número maior de educadores, tanto da rede municipal quanto estadual, nas formações e encontros de divulgação.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

ensino de literatura, formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000