Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Infinitas crônicas sobre um blog de crônicas

Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023


Infinitas crônicas sobre um blog de crônicas


O blog Cronicanto é um projeto colaborativo que surge em ambiente virtual a partir da iniciativa de jovens que se encontraram nas semifinais da Olimpíada de Língua Portuguesa, em Natal (RN), em 2012. Eles têm entre 14 e 16 anos. 




José Alves
Integra a equipe da Olimpíada.
Orienta e apoia a criação e manutenção do Cronicanto.



Do município de Ubiratã, no Paraná, Maria Isabel Trivilin, 14 anos, lembra a turma que as crônicas devem ser enviadas a tempo de serem publicadas. Ademário Netto, 16 anos, de Eirunepé, sudoeste do Amazonas, informa que a crônica dele já está pronta para ir ao ar. No mesmo ambiente, jovens dos Estados de Goiás, Acre, Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Sergipe, Roraima, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins trocam mensagens, curtem postagens e combinam como o blog coletivo pode ganhar mais visibilidade.

{xtypo_quote_left}"A Olimpíada foi o princípio da nossa história juntos, e o Cronicanto é a continuação!"
Bela Cogo - Ipiranga (PR){/xtypo_quote_left} O blog em questão é o Cronicanto, que surgiu a partir do encontro de estudantes semifinalistas do gênero crônica, em Natal (RN), da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em 2012. A proposta do Cronicanto é simples e tentadora, como invariavelmente são as boas ideias: são 33 cronistas das cinco regiões brasileiras, entre 14 e 16 anos, que decidiram se organizar e reunir para escrever. Escrever e ser lido, diga-se de passagem. Para garantir uma crônica diária no Cronicanto sem sobrecarregar os jovens, uma agenda de postagens foi construída colaborativamente. Dessa forma, cada um dos cronistas se compromete a produzir uma crônica por mês, mostrá-la ao professor, para então disponibilizá-la para o mundo via blog. 

No menu superior do Cronicanto, é possível encontrar o link para a agenda das postagens dos cronistas. O dia da postagem está vinculado a uma foto do escritor ou escritora. Ao clicar sobre a foto, abre-se um texto de apresentação de cada um dos jovens. Há ainda uma seção que apresenta a equipe de gestão, outra página apresenta o projeto e, ainda, uma aba com um roteiro de questões para ajudar na escrita do gênero crônica. O roteiro é o mesmo utilizado na sequência didática A ocasião faz o escritor, material da Olimpíada de Língua Portuguesa utilizado pelos professores com os alunos para a produção dos textos. 

{xtypo_quote_right}"O blog surgiu como uma espécie de amigo. Sim, amigo, pois nos torna mais confiantes em nossas produções. Ele fez com que nos uníssemos em um único objetivo: tocar o coração das pessoas com nossas palavras"
Larissa Polli Lopes - Extrema (MG) {/xtypo_quote_right} O blog está sob a licença Creative Commons, selo que protege a autoria dos textos dos jovens ao mesmo tempo que permite a reprodução do conteúdo na web, desde que a fonte seja citada. Aliás, a preocupação com direitos autorais é um tema que sempre ronda a equipe publicadora do Cronicanto. Há um banco de imagens próprio no grupo fechado do facebook, constituído a partir de registros fotográficos dos jovens em suas cidades. Todos fotografam e todos podem utilizar as fotografias dos companheiros. Quando é necessário buscar alguma outra foto na web, sempre é observado se o autor do arquivos permite o compartilhamento da imagem, e a citação ao proprietário do arquivo é obrigatória.

A responsável pelo design do ambiente também foi escolhida de maneira democrática: Gislainy Crisóstomo, 16 anos, de Goiânia (GO), explora o seu talento no trato das imagens e o coloca à disposição do Cronicanto. É a web designer do grupo, e assim foi escolhida simplesmente porque na reunião dos cronistas via web ela demonstrou entusiasmo para executar essa tarefa. Além, é claro, do talento da goiana. 

O ambiente virtual onde acontecem as conversas de norte a sul do país, onde a agenda de postagens foi construída, onde o nome do blog foi escolhido e onde as ideias se complementam é o Facebook. Um grupo fechado, a que somente os cronistas têm acesso, foi criado na famosa rede social, e é por ela que as ideias nascem, são aperfeiçoadas e se materializam no Cronicanto. Tudo acontece em rede e a colaboração é vivenciada diariamente. As questões foram resolvidas no grupo? É o momento de incorporá-las ao blog. Essa é a dinâmica.


Cronicanto e a Olimpíada: uma relação estreita


Maria Isabel Trivilin, 14 anos, de Ubiratã (PR), responsável pela gestão do Cronicanto (recebe as crônicas e posta os textos), explica a importância da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro nos processos de produção e aprendizagem vivenciados pelos jovens: "Depois que eu voltei da Olimpíada (das formações presenciais com os semifinalistas e finalistas no gênero crônica) eu mudei pra caramba. Passei a ter sonhos, projetos, passei a enxergar a vida com outros olhos, olhos de poeta, talvez".

Em seguida, Isabel exemplifica a dinâmica colaborativa que permeia a comunicação entre os cronistas: "Eu sempre lembro os cronistas sobre o envio do texto um dia antes da postagem, e assim as falhas nas entregas são bem raras. O que ajuda muito é a nossa união, pois temos intimidade para revelar falhas e consertar os erros uns dos outros. A comunicação com o pessoal é super tranquila, todos procuram me ajudar na organização do blog".

{xtypo_quote_right}"O blog nada mais é do que uma enorme porta escancarada que nos leva a conhecer novas pessoas e oportunidades. Sinto-me finalmente parte de uma coisa grande e importante.
Luiz Aguiar - Lagoa da Canoa (AL) {/xtypo_quote_right} E o que é possível aprender por meio da colaboração em rede, em ambientes virtuais? Isabel sabe, e sabe muito bem: "É incrível ver cada um falando de alguma questão diferente de seu estado ou cidade. Os sotaques me fascinam, estou aprendendo muito com tudo isso, além do mais, acabo viajando do Amazonas até o Rio Grande do Sul virtualmente, pois cada história lembra um pouquinho de cada Estado, e cada crônica mostra o diferente, o maravilhoso e o único de cada lugar. Eu estou começando a conhecer melhor os meus amigos, conheço o jeitinho único que cada um tem para escrever, de aplicar a pontuação, as lindas figuras de linguagem".

Isabella Sales, 16 anos, de São João del Rei (MG), complementa: "o Cronicanto é raiz em terra molhada. Herança da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012. Nós, cronistas que desejamos crescer, aperfeiçoar e "cronicar" mais e mais, com o blog temos a oportunidade de uma escrita frequente, receber sugestões e postar o resultado final do nosso trabalho".

Larissa Hoffmann, 15 anos, de Roque Gonzales (RS), diz: "foi com a Olimpíada que ganhei mais autoconfiança para cronicar, comecei a observar mais os fatos do cotidiano, e foi no Cronicanto que eu comecei a expor minhas crônicas. Não há palavras para descrever o que eu senti quando as pessoas vinham até mim e elogiavam os meus textos".


As redes sociais são aperfeiçoadas e os acessos ao blog aumentam


Estrutura pronta, textos postados e novos desejos surgem. Como aumentar o público leitor do blog? De que forma as crônicas podem chegar aos quatro cantos da web? É de se supor que jovens entre 14 e 16 anos tenham contato frequente com as redes sociais, e assim o Cronicanto foi ganhando corpo e cliques.

Isabella Sales, de São João del Rei (MG), se predispôs a cuidar da página do blog no facebook, também conhecida como fanpage. Bella enumera os projetos já discutidos em grupo e que serão incorporados à fanpage do Cronicanto: "Desde que criamos o blog, eu sempre senti falta de um espaço mais amplo que oferecesse um contato maior com o leitor e maior divulgação das crônicas. Daí surgiu a ideia da fanpage no Facebook. A nossa meta diária é de 3 diferentes postagens. Uma delas é o chamado Momento Cultura, que divulga a origem das palavras. Em um futuro próximo, nossa pretensão é aumentar o canal com o leitor, dando a ele chance de postar crônicas, baseadas nas visitas ao blog. Em Maio, os amantes da fanpage viajarão pelo Brasil através de fotos de cada um dos cronistas, apresentando o lugar onde eles vivem. As fotos de cada um serão postadas no dia da publicação da crônica no blog, de acordo com a agenda. Assim voltaremos ao tema central da Olimpíada: o lugar onde eu vivo".

Em relação à dinâmica de gestão da fanpage, Bella complementa: "todos os acontecimentos são decididos em conjunto, eu sou a responsável por nossa página, mas cada um deixa seus traços registrados em cada detalhe".

Um novo canal está prontinho para se juntar ao facebook e ao blog. O Cronicanto criou também uma conta no Twitter, com vistas à divulgação do conteúdo. A gestora do Twitter é a gaúcha Larissa Hoffmann, 15 anos, de Roque Gonzales (RS). Lari, como gosta de ser chamada, explica: "O Twitter do blog está apenas no começo, mas é nele que tuíto todos os dias sobre as crônicas novas do Cronicanto, frases dos cronistas, e sobre todas as atualizações do blog. Para mim é um prazer fazer parte da equipe do Cronicanto. Ajudar nesse blog me orgulha cada dia mais, ainda por cima em uma área que gosto tanto. Afinal, tenho uma conta no Twitter desde 2010 e sempre foi a rede social que mais gostei".

{xtypo_quote_left} "O Cronicanto é um mundo criado para eternizar os momentos que passamos. Uma extensão onde podemos viver todos juntos novamente, como se nós fossemos um perfeito quebra-cabeça". 
Winny Castell - São Miguel (RN) {/xtypo_quote_left} Blog, Twitter e Facebook já estão de bom tamanho, não é? Não! A rede e as plataformas tecnológicas complementares ao Cronicanto crescem constantemente, e prova disso é que durante a elaboração desta reportagem, o Cronicanto ganhou um tumblr. Quem avisou o grupo sobre o surgimento do Tumblr foi Luiz Aguiar, de Lagoa da Canoa, no interiorzinho de Alagoas, como ele mesmo define a sua cidade em seu texto de apresentação no blog. Tumblr é um blog que por característica sugere a publicação de textos mais curtos e também imagens. O ambiente é usado para divulgar frases que os cronistas estão produzindo, e chamando para a leitura das postagens no "blog oficial" do Cronicanto, digamos assim.

Com tanto empenho, é natural que os números do blog sejam considerados expressivos por todos que participam do projeto. Em aproximadamente 3 meses de vida, o Cronicanto recebeu perto de 8.000 visualizações, e a fanpage no facebook já conta com aproximadamente 200 seguidores.

Assim, os jovens de norte a sul do país chegam ao principal objetivo deles e de qualquer pessoa que tenha a leitura e a escrita como paixões: eles produzem os textos e, principalmente, são lidos e reconhecidos. Eles e os lugares onde vivem.



Cronicanto http://cronicanto.wordpress.com

Fan page Cronicanto
Twitter Cronicanto
Tumblr Cronicanto

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, planejamento de aula, sequência didática, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000