Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

10 plataformas gratuitas e on-line para assistir filmes e documentários

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Ficção, documentário, curtas e animações fazem parte da seleção

Conheça 10 plataformas on-line com uma ampla seleção de filmes, documentários, séries e curtas, que podem ser assistidos de forma gratuita. Clássicos do cinema brasileiro e internacional, filmes contemporâneos de diversas regiões do mundo, documentários premiados sobre arte, cultura, política e sociedade são algumas das opções. A seleção traz ainda longas produzidos por cinegrafistas indígenas, curtas de temáticas diversas e animações para adultos e crianças. Confira a lista, faça sua escolha e bom filme!

Cinema em casa com Sesc: Com uma ampla gama de filmes disponíveis, que são atualizados periodicamente, o site reúne obras diversas, de ficção a documentários, de contemporâneos a clássicos da sétima arte, sobre temas como cultura negra, amizade e desafios da adolescência. O Cinema em casa traz produções de diversos países como Brasil, França, China, Polônia e Reino Unido, entre outros. Entre os destaques em cartaz há a premiada animação Chico & Rita e o documentário Eduardo Coutinho, 7 de Outubro, com o mestre do gênero. Até o final de dezembro também está em exibição a 22ª edição Retrospectiva do Cinema Brasileiro. O acesso é gratuito e não é necessário fazer cadastro para assistir os vídeos.

CineClubinho: Também do Sesc, o CineClubinho traz uma coleção de cinema infantil e juvenil. Entre os filmes, há produções brasileiras e estrangeiras, animações, curtas e longas metragens. Periodicamente, novos filmes entram no catálogo. Entre os filmes em cartaz em dezembro está o aclamado O Menino e o Mundo – primeiro filme nacional a concorrer ao Oscar de melhor animação e vencedor de 15 prêmios de diversos países, incluindo o Festival de Annecy, o principal para a animação. O acesso aos filmes é gratuito e sem necessidade de cadastro no site.

Itaú Play: Com foco na produção brasileira, o Itaú Play traz uma seleção de filmes de ficção, animação e documentário. Entre os clássicos do cinema brasileiro, há filmes como Terra em Transe e Deus e o diabo na terra do sol, do diretor Glauber Rocha. Para as crianças, há uma série de animações brasileiras, com destaque para Tito e os Pássaros. A categoria Vídeo nas Aldeias traz os filmes Martírio, Corumbiara, e Antônio e Piti, com direção ou codireção de Vincent Carelli. Outras categorias ainda trazem uma seleção de documentários e produções de diretoras mulheres. O acesso é gratuito, mas é preciso fazer um cadastro simples no site para assistir aos filmes.

Diz Aí: A série Diz Aí é fruto de um projeto do canal Futura que promove oficinas para jovens sobre questões de cidadania, identidades, juventudes e direitos humanos. Os vídeos da série são exibidos no Canal Futura, nos canais Globo e também ficam disponíveis no site do projeto. Previsto para estrear ainda em dezembro, a última edição contou com a participação de jovens vencedores da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa (leia maise abordou os desafios e adaptações dos jovens no período de pandemia. As temporadas anteriores já estão disponíveis para assistir, gratuitamente e sem necessidade de cadastro, e trazem temas como enfrentamento ao extermínio da juventude negra e as juventudes rural, amazônica e afro-indígena, entre outros.

Curtaflix: Com uma curadoria realizada por nomes importantes do audiovisual brasileiro, os vídeos do projeto Curtaflix estão disponíveis até abril de 2022. Os filmes são organizados por categorias inusitadas como Curtas com crianças que brilham, Curtas com personagens profundos, Curtas virados no mói de coentro, Curtas para habitar e ser habitado, Curtas para dizer “Por que não pensei nisso antes?” ou Curtas recheados de mulheres porretas, entre outros. É possível acessar a seleção por curador ou por tema. O acesso é gratuito e sem necessidade de cadastro.

Libreflix: Reunindo produções audiovisuais independentes e de livre exibição, a plataforma abriga filmes de ficção, documentários, curtas, clássicos e séries. Também traz vídeos infantis e é possível fazer uma busca pelos temas: Social, Tech, Feminismo, Música, Sci-Fi, Ativismo, Veganismo, Educação, Animação e Comédia. O cardápio é bastante diversificado, incluindo desde clássicos como o longa alemão Metrópolis, de 1927, até produções contemporâneas como o documentário Catadores na pandemia (2021), além de um espaço até para séries como a saudosa Castelo Rá-Tim-Bum. O acesso é gratuito e sem necessidade de cadastro.

Bombozila: Com mais de 500 documentários on-line, a plataforma independente reúne vídeos sobre lutas sociais na América Latina e Caribe. Os documentários estão organizados em categorias como Saúde, Meio Ambiente, Movimento Estudantil, Vidas Negras Importam, Orgulho LGBTQIA+, Cultura e Luta pela Terra, entre outros. Entre as produções, há filmes como Arpilleras: Atingidas Por Barragens Bordando a Resistência (2017) e Acabou a paz! Isto aqui vai virar o Chile! (2016), sobre o movimento de ocupações de escolas em São Paulo. O acesso aos vídeos é gratuito, mas para alguns deles é necessário fazer um cadastro no site.

Vídeo nas Aldeias: A página da ONG Vídeo nas Aldeias, que é um centro de produção de vídeos e uma escola de formação audiovisual para povos indígenas, reúne mais de 90 filmes e documentários, curtas e longas, sobre os povos indígenas brasileiros. A maior parte dos vídeos também foi filmada, produzida e editada pelos próprios indígenas. Tradições, mitos e questões atuais, como os conflitos de terra, são alguns dos temas abordados. Os vídeos podem ser acessados na aba Catálogo, onde é possível buscar os filmes por etnia. Lá também está disponível o documentário Martírio, de Vincent Carelli, idealizador do Vídeo nas Aldeias. O filme aborda a luta por terra dos Guarani Kaiowá e ganhou diversos prêmios, como o de Melhor Documentário Brasileiro (Prêmio do Público) na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Canal Vídeo nas Aldeias: A playlist do canal Vídeo nas Aldeias no YouTube traz a coleção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças – uma seleção de 6 filmes para o público infanto-juvenil. Na descrição da playlist, há o link para um guia didático para trabalhar os vídeos com os alunos em sala de aula. Outra coleção é a Um Dia na Aldeia, com filmes que mostram um pouco mais dos costumes atuais e antigos de seis diferentes povos indígenas do Brasil: Wajãpi, Ikpeng, Panará, Ashaninka, Kisêdjê e Mbya-Guarani. Esses vídeos também deram origem aos livros da coleção de mesmo nome, editada pela Cosac Naify, voltada para crianças e jovens.

CurtaDoc – uma janela para o documentário latino-americano: Dedicado ao documentário latino-americano, abriga um acervo online com quase 1.400 filmes. O site organiza os curtas por temas como Artes, Literatura, Cultura Popular, Identidade, Direitos Humanos, Infância, entre outros. Também conta com uma seção de entrevistas com profissionais que atuam na área do audiovisual. Além disso, é possível enviar seu curta para avaliação e publicação na página.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, Luiz Gama, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, formação docente, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000