Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Na linha de frente: redes de ensino compartilham estratégias para garantir ensino em meio a muitos desafios

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

 

“Educação hoje também é linha de frente”, resume a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Ribeira do Pombal (BA), Maria José Pereira de Jesus Silva. Além da preocupação com o ensino remoto para alunos que muitas vezes não têm acesso à internet ou a aparelhos celulares, a Rede Municipal se preocupa com a saúde e o bem-estar dos estudantes em meio à precarização das condições já vulneráveis de vários alunos.

Nesta reportagem, as redes de ensino compartilham os desafios e as soluções que têm encontrado para reduzir os danos trazidos pela pandemia e interrupção das aulas presenciais. Programas de rádio, formação sobre as plataformas tecnológicas e momentos de trocas sobre literatura, arte e expressão são alguns dos caminhos apontados, mostrando que o papel da escola vai muito além do ensino dos conteúdos programados.

Fomento à leitura, merenda e rádio escolar

Em Ribeira do Pombal, no semiárido baiano, há duas semanas as escolas começaram a entrega dos kits do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que, com o auxílio do município, não incluem apenas um lanche, mas também outros itens alimentícios. “Organizamos um cronograma para entrega dos kits nas escolas evitando a aglomeração. Junto com eles, as famílias recebem mais uma etapa de atividades impressas”.

No município, o trabalho para implementar o ensino remoto neste período precisou considerar o grande número de alunos sem acesso à internet e a dispositivos eletrônicos, como celular ou computador. Para esses alunos, muitos da zona rural, a Secretaria de Educação preparou materiais impressos. “Mas nos preocupamos sobre como se dá esse aprendizado sem o contato com os professores”, diz Maria José. Junto com o material didático, algumas escolas, sobretudo na zona rural, conseguiram enviar também um livro para os alunos lerem. “As crianças não têm acesso a esse tipo de material em casa”, explica a coordenadora.

Nas regiões com acesso à internet, os professores também enviam explicações e atividades via WhatsApp, mas nem sempre esse contato on-line funciona bem. Uma das formas encontradas para contornar esse desafio e ampliar o contato da escola com os alunos e suas famílias tem sido o rádio. Num programa diário de uma hora, cada escola fica responsável pela programação de um dia da semana. “Os professores, os estudantes e outros convidados falam sobre diversos temas, como a importância da leitura. É um meio de chegar também aos alunos do campo”, conta Maria José. Entre outras ações, a Secretaria tem buscado incentivar os alunos a postarem suas dicas de leitura nas redes sociais e tem divulgado vídeos de contação de histórias gravados pelas professoras da rede.

“É um ano complexo, 2021 vai exigir a organização de aulas de reforço e no contraturno. Temos nos esforçado, mas alguns aprendizados só podem acontecer presencialmente”.

Diversidade de estratégias

No município de Pilar (PB), a criação de um programa de rádio também foi a forma encontrada pela Secretaria de Educação de manter um contato maior com os alunos. São três horas diárias, em que professores, alunos e diretores podem falar sobre as atividades que estão sendo realizadas no período, trazer orientações e motivar os estudantes.

“Também começamos a postar fotos dos alunos fazendo as atividades, que eles mesmos nos enviam. Essas ações foram importantes para que eles vissem que os colegas também estão estudando, se sentissem incentivados, e para as famílias verem que as atividades estão acontecendo. No início, tinha-se a ideia de que ninguém estava fazendo nada em casa”, explica a coordenadora pedagógica da rede, Heloísa Helena Cavalcanti. E, para não sobrecarregar os alunos – outra crítica que surgiu no início das atividades –, o calendário foi organizado com duas disciplinas por dia e, no máximo, três atividades.

A coordenadora conta que, nas primeiras semanas de isolamento, a Secretaria de Educação buscou entender quais seriam as condições dos alunos para realização das aulas a distância. Com uma grande área rural, a conclusão foi de que as atividades realizadas pela internet não poderiam atender a todos e a rede preparou materiais impressos para serem distribuídos a cada aluno. “A escola recebe o material da gráfica, encaderna, esteriliza e entrega. Numa das escolas do campo, às vezes a diretora vai de casa em casa entregando os cadernos”, explica.

Nas unidades onde a maioria dos alunos acessa a internet, os professores também gravam explicações e enviam para os alunos, apesar da dificuldade de muitos deles com as ferramentas tecnológicas. “Organizamos alguns cursos no início da pandemia para ajudá-los. E lembramos que o material impresso e o conteúdo on-line devem estar sempre alinhados”, ressalta. Nessas turmas, a preocupação é com os estudantes que não interagem. “Temos dúvida de como esses alunos vão estar na volta. Numa escola da sede do município, por exemplo, 30% dos estudantes não pegaram nem o material impresso, não sabemos deles”.

Apesar das dificuldades de uma atividade de escrita a distância, a coordenadora incentivou os professores a trabalharem a produção textual. “Uma das ideias foi a de trabalhar com o gênero entrevista: apresentar o conceito aos alunos e pedir que eles entrevistem seus familiares sobre como estão lidando com este momento de pandemia: as mães estão trabalhando mais? Como é ter os filhos em casa o dia todo? Ao final, as escolas têm um documento sobre como a comunidade vivenciou a pandemia”, explica Heloísa.

Em vez de entrevistas, o professor Francisco de Assis Alves resolveu trabalhar com cartas dos alunos para os profissionais de saúde, tema que conseguiu motivar os estudantes para a escrita. As cartas chegaram aos profissionais por meio das redes sociais – publicadas sempre com a autorização dos familiares – e pelo grupo do Programa Saúde na Escola (PSE). “Eles ficaram emocionados de receber essas cartas de jovens que nem conheciam”, lembra Heloísa. Ela ressalta que, nesse momento, a espontaneidade das cartas foi mais valorizada que o trabalho com a gramática dos textos, que ficou para uma discussão posterior.

Formação tecnológica

Já na região noroeste de Santa Catarina, o maior desafio para a implementação das aulas a distância era a falta de familiaridade dos professores com as ferramentas tecnológicas. Alex Tardetti, Secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, conta que um levantamento mostrou que 92% dos alunos da rede tinham acesso à internet. A questão era como organizar as aulas da melhor maneira possível. Um primeiro passo foi a criação de uma plataforma virtual para os professores postarem as atividades complementares – etapa realizada com a contratação de uma empresa de ensino a distância, que ficou responsável também pela importação dos dados dos alunos para o ambiente virtual.

Para capacitar os professores a utilizar as ferramentas de ensino a distância, foi organizada uma formação em parceria com outras secretarias da região, por meio da Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense. O curso de 20 horas foi realizado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), com a coordenação de Neli Bastezini Kronbauer, da Coordenadoria Regional de São Lourenço do Oeste, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Na coordenação do evento esteve também o professor Élcio Cechetti, representando, juntamente com Neli, a Unochapecó.

“Apresentamos as ferramentas metodológicas de educação virtual para 450 professores da nossa região. Tudo realizado a distância, o que também já traz uma experiência de aprendizado virtual. Às vezes os professores conhecem as ferramentas, mas não têm o domínio, só conhecem as funções mais básicas”, relata Neli.

Eles ainda ressaltam o papel do Conselho Municipal de Educação (CME) de São Lourenço do Oeste na organização das ações durante a quarentena. “O Conselho foi fundamental para as deliberações e realização das atividades neste período. As reuniões, previstas para ocorrerem a cada bimestre, se tornaram semanais e a distância”, diz Alex. Ele conta que o CME participou da definição da plataforma virtual adotada na rede e que, em maio, emitiu uma resolução legalizando a contagem dos dias letivos realizados no ambiente virtual de aprendizagem – o documento segue agora para a Câmara de Vereadores, para ser transformado em lei.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, formação leitora, literaturas e identidades, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, Luiz Gama, poesia, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, revista NPL, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000