Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Jovens e a carreira docente

07 de agosto de 2023

Educadores de diferentes regiões do país falam sobre interesses e desafios no exercício de uma das profissões mais relevantes para o desenvolvimento de um país

Dia 15 de outubro é a data que homenageia professoras e professores de todo o Brasil. Entre esses profissionais, são comuns os relatos sobre as belezas, mas também sobre as dificuldades em seguir o magistério, fazendo com que a atividade seja pouco atrativa. Pesquisas recentes comprovam que o interesse dos jovens pela profissão vem diminuindo ao longo dos anos, sobretudo pela falta de reconhecimento social e baixo salário. O relatório Políticas Eficientes para Professores, da OCDE, aponta que apenas 2,4% dos jovens desejam seguir a carreira docente.

Contudo, na contramão dessas pesquisas, o magistério ainda desperta o interesse de alguns jovens, que enxergam nessa carreira uma possibilidade de realização profissional e um campo para trabalhar uma sociedade mais justa e igualitária.

Pensando nessa questão, o Portal Escrevendo o Futuro convidou alguns educadores da nossa comunidade para falar um pouco sobre as motivações de abraçar a docência e sobre o que significa ser professor. 

O resultado você pode conferir nos cinco relatos de jovens professores de diferentes lugares do Brasil:

 

Andrieli Juremeira dos Santos, 30 anos - Goioerê (PR)

“Ser professora foi uma escolha que eu fiz quando ainda era criança. Por amar a escola, eu tinha por volta de seis anos quando decidi que nunca mais sairia dela; para continuar, então eu precisei voltar como professora”

 

Felipe Augusto Kopp, 29 anos, Santa Cruz do Sul (RS)

“Há uma troca de saberes que se estabelece entre nós professores e os nossos estudantes, e que é um processo muito bonito em que a gente ensina e aprende ao mesmo tempo”

 

João Lima Barbosa Neto, 29 anos, Andaraí (BA)

“Nós acreditamos no nosso plantio, no nosso processo de semear conhecimento. E é isso que faz de nós verdadeiros heróis, verdadeiros resistentes, em um país em que nós não somos valorizados”

 

Maria Silmara Saqueto Hilgemberg, 30 anos, Rebouças (PR)

“Hoje eu vejo meus alunos como uma grande inspiração e, apesar das inúmeras dificuldades relatadas, eu tenho muito orgulho da minha profissão e eu acredito, ainda, que ela é a chave de um mundo melhor”

 

Polielson Alves Carvalho de Sousa, 27 anos, São João dos Patos (MA)

“Acreditar no poder da transformação, seja ela de uma pessoa, comunidade, bairro, cidade ou até mesmo de uma nação”

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literaturas e identidades, ensino de literatura, literatura de autoria feminina, formação leitora

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, Luiz Gama, texto literário, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, revista NPL, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000