Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

BNCC: Brasília encerra a série de audiências públicas

07 de agosto de 2023

Brasília recebeu no dia 11 de agosto a 5ª e última audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que vai definir os conhecimentos e habilidades que os estudantes brasileiros devem obter ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de orientar os currículos das redes de ensino de todo o país.

Desde 7 de julho, a BNCC vem sendo debatida em diferentes regiões do país. Outros quatro encontros foram realizados em Manaus (AM), Olinda (PE), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

Promovidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), as audiências públicas não tiveram caráter deliberativo, mas o objetivo de coletar contribuições sobre pontos de atenção da Base, apontados pela sociedade civil.

Por isso, representantes de diversas instituições, educadores, gestores públicos, sindicatos e sociedade civil tiveram a última oportunidade de trazer para o debate questões consideradas frágeis e que ainda necessitam de atenção e ajustes.

Na audiência em Brasília, o presidente da comissão do CNE, responsável pela análise da Base Nacional Comum Curricular, César Callegari, lembrou o caráter democrático e participativo da construção da Base, por meio das audiências públicas, considerando os interesses de diferentes instituições, bem como da sociedade civil. Enfatizou também a importância da construção do documento em consonância com o Plano Nacional de Educação. O secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, fez uma breve apresentação sobre a construção da terceira versão do documento da base e da trajetória dos processos nas audiências públicas.

Alguns participantes enfatizaram a importância do Conselho Nacional de Educação (CNE) em incorporar as sugestões e reivindicações de movimentos organizados que estiveram presentes nas audiências.

A garantia de equidade e a efetivação do direito à educação permearam a fala de diversos representantes de instituições da sociedade civil, bem como temas relacionados à implantação do documento nas salas de aula. Questões relacionadas à educação infantil, inclusão, educação de jovens e adultos, educação integral e questão de gênero e respeito à diversidade foram novamente reforçadas.

Profissionais da educação que não conseguiram participar presencialmente puderam acompanhar a audiência via internet, por meio da transmissão on-line realizada pelo Canal Futura.

Confira como foi a 5ª audiência pública em São Paulo (SP), clicando aqui.

Com o encerramento das audiências públicas, o documento da base será analisado por uma comissão bicameral do Conselho Nacional de Educação (CNE). Após parecer do CNE e homologação do Ministério da Educação, a base deverá influenciar as políticas curriculares, de formação inicial e continuada dos professores, de avaliação e também de materiais didáticos nas redes de ensino de todo o país.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

sequência didática, planejamento de aula, gestos didáticos, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poema, texto literário, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000