Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Inscrições abertas para a II Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

Marina Rara

07 de agosto de 2023

A iniciativa regional tem como tema “retratos do nosso povo” e é resultado da articulação de toda a rede de educação do estado

 

“Sempre me disseram que o progresso em Teresina é algo que pode ser visto em qualquer lugar dessa cidade acolhedora. Talvez pelos elogios, a todo o momento apressando-me para as atividades diárias, nunca parei para ver se essa afirmação era verdadeira. Nunca, até esta manhã”.

A “manhã” a que se refere o estudante Francisco Anderson Rodrigues Vieira, aluno do 9º ano da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, na capital do Piauí, em seu texto “Reflexões da Rua”, foi observada em agosto do ano passado, durante a participação na 1ª edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa.

A inspiração rendeu a Francisco o 1º lugar no gênero Crônica do concurso.  E tornou-se uma referência aos participantes da edição deste ano. As inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Estadual – “Tecendo os saberes do nosso povo” estão abertas desde o dia 12 de junho e podem ser feitas até 30 de julho.

A iniciativa regional é da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com as secretarias estadual e municipal de educação (Seduc/Semec) e o Instituto Federal do Piauí. O objetivo é promover a produção escrita e também, a partir do tema “retratos do nosso povo”, aproximar a pluralidade dos saberes do povo piauiense e o olhar sobre a identidade e realidade locais.

O professor Raimundo Dutra, reitor da Pró-Reitoria de Extensão da UESPI, acompanhou todo o processo de implementação do projeto. “Na primeira edição, ano passado, embora fosse a primeira Olimpíada Estadual de Língua Portuguesa, trabalhamos apenas no âmbito da capital, Teresina. Não seria possível abranger todo estado. A grande diferença nesta segunda edição é que alunos da educação básica de todo estado poderão se inscrever”.

Podem participar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e estudantes da modalidade EJA e profissionalizante, nas categorias Poema, Crônica e Artigo de Opinião. O processo de avaliação é feito nas instâncias escolares, municipal e estadual, junto ao Comitê Gestor e também conta com a participação de estudantes universitários do curso de Letras.

Segundo Dutra, o Comitê Gestor é formado por representantes das instituições, professores e colaboradores que se reuniram para traçar as diretrizes da “competição”, que criou um polo mobilizador de toda a rede de educação do estado para o desenvolvimento do projeto no Piauí. “Primeiro as secretarias municipais aderem à Olimpíada, depois cada escola faz sua inscrição. Da mesma forma, a Secretaria do Estado de Educação faz a adesão, como já fez, e cada escola estadual que tem interesse de participar vai fazer a inscrição”.

Não é à toa, observa o reitor, que a competição piauiense tem semelhanças com a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, que trabalha o tema “O lugar onde vivo”. De acordo com Dutra, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí trouxeram a demanda de se focar nas particularidades e temas específicos do estado.

O projeto nacional é uma das bases para o que é desenvolvido na localidade. A professora de Letras da UESPI, Shirlei Alves, atua como formadora da edição nacional desde 2011 e integra o Comitê Gestor. “É evidente a inspiração na Olimpíada Nacional. A versão estadual vai nos proporcionar também uma experiência mais próxima das nossas realidades, e nos dar uma previa do que a gente pode encontrar na nacional. Tudo contribui para consolidar práticas escolares, e aprofundar métodos dos professores de desenvolver um trabalho contextualizado, em que o aluno participe de fato como um sujeito, com algo a dizer, e com um público leitor a quem essa escrita faça sentido”, afirma Shirlei.

A edição piloto de 2016 contou com a participação de 54 escolas municipais e 19 estaduais. Para este ano, devido à abrangência estadual, a expectativa é bem maior. O reitor Raimundo Dutra considera que o conceito que permeia a organização da Olimpíada deve estimular comportamentos de cidadania. “Em longo prazo, esperamos que os alunos da educação básica possam se tornar cidadãos mais identificados com a cultura do seu estado, participar e contribuir para o desenvolvimento”.

Essa percepção cidadã pode ser vista na crônica vencedora de Francisco: “Perturbou-me o fato de que mesmo morando na considerada cidade verde, nunca, depois de crescido, sentei-me à sombra de uma árvore para ler um bom livro. Percebi que não dava à devida atenção à beleza do encontro dos rios, onde o Parnaíba e o Poti encontravam- se e abraçavam-se fervorosamente. O progresso chega e para tentar acompanhá-lo as pessoas deixam de lado as pequenas belezas cotidianas”, observa o estudante em seu texto. “O despertador tocou e subitamente tirou-me de minhas reflexões. Teria de seguir minha rotina como em todos os outros dias, mas, eu sabia com toda certeza que aquele simples e despretensioso momento que passei olhando a avenida em frente a minha casa, faria com que eu olhasse com novos olhos o lugar onde vivo”.

 

II edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

Inscrições até o dia 30/07

Saiba mais e inscreva-se, clicando aqui.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, texto literário, poesia, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

literatura, educação antirracista, literatura negra, planejamento docente, educação para as relações étnico-raciais

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, formação docente, revista NPL, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000