Home
Notícias
Educação e Cultura
BNCC: começam as audiências públicas

BNCC: começam as audiências públicas

Assunto: null
Autor:
12 Julho 2017

Aconteceu em Manaus (AM), no dia 07 de julho, a primeira audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que vai definir os conhecimentos e habilidades que os estudantes brasileiros devem aprender ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de orientar os currículos de redes de ensino de todo o país. O encontro contou com aproximadamente 300 participantes. Profissionais da educação que não conseguiram participar presencialmente puderam acompanhar a audiência na internet, por meio da transmissão on-line realizada pelo Canal Futura.

O formato do evento permitiu que os participantes falassem, e dessa forma, instituições, educadores, movimentos indígenas e estudantes tiveram a oportunidade de trazer para a discussão pontos que consideram frágeis e que precisam de revisão. O ponto mais destacado pelo público foi a necessidade de se ter um documento que valorize a diversidade étnica, cultural e social, e que apresente com maior clareza questões relacionadas a gênero e orientação sexual. O caráter democrático na construção do documento também foi reforçado pelo público. 

Confira como foi a 1ª audiência pública em Manaus (AM) clicando aqui

Até setembro acontecerão mais quatro audiências, em diferentes regiões do país. Promovidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), elas não têm caráter deliberativo, mas tem o objetivo de coletar contribuições sobre pontos de atenção da Base, apontados pela sociedade civil. A próxima será no dia 28 de julho, em Recife (PE), e as inscrições para participar presencialmente abrem no dia 17 de julho. É recomendado aos interessados em participar que façam suas inscrições nos primeiros dias de abertura, pois as vagas são limitadas e uma parte delas é reservada às instituições convidadas.

O CNE também está recebendo contribuições fundamentadas, elaboradas por instituições representativas e por especialistas envolvidos com o tema. Basta enviar um e-mail, com autoria identificada, para: cne.bncc@mec.gov.br, com o arquivo em anexo.

Confira o calendário das próximas audiências previstas e acompanhe os debates:

NORDESTE
Data: 28 de julho de 2017 
Local: Recife

SUL
Data: 11 de agosto de 2017 
Local: Florianópolis

SUDESTE
Data: 25 de agosto de 2017 
Local: São Paulo 

CENTRO-OESTE
Data: 11 de setembro de 2017 
Local: Brasília


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310