Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

32ª Bienal de São Paulo - um jardim de possibilidades

Camila Prado

07 de agosto de 2023

Você já pensou que a Bienal, maior exposição de arte da América Latina, pode fazer parte das suas propostas em sala de aula? Assunto não falta. Em sua 32ª edição, e sob o tema Incerteza Viva, a exposição explora muitas questões contemporâneas que nos cercam de incertezas, como aquecimento global, impactos ambientais, desigualdade social, perda de diversidade biológica e cultural, instabilidade econômica e política, migração mundial, etc. São 81 artistas e coletivos de 33 países, e pela primeira vez a maioria mulheres.

Embora a palavra “incerteza” sugira uma relação direta com a ideia de crise, o conjunto da exposição foi concebido de forma mais ampla, atrelando incerteza também a novas possibilidades e perspectivas. Se alguns artistas sublinham em suas obras a adversidade – como Carolina Caycedo, que pesquisa comunidades afetadas por barragens e aborda o episódio da lama tóxica em Mariana –, outros já espreitam novas formas de pensar e viver. Como é o caso da Oficina de imaginação política, espaço coordenado pelo artista Amilkar Packer, com o objetivo de promover debates críticos e intervenções durante a exposição. As obras desta Bienal refletem um interesse de frisar o papel da arte como ferramenta importante de conscientização e transformação social. “A arte está fundada na imaginação, e somente através da imaginação seremos capazes de conceber outras narrativas para nosso passado e novos caminhos para o futuro”, pondera Jochen Volz, curador da Bienal.

Concebida como um jardim, em que plantas de diferentes formas e dimensões são igualmente importantes para compor um todo, a exposição apresenta suave transição entre as obras, integrando os espaços entre si e conectando o interior do pavilhão ao parque do Ibirapuera. Essa delicadeza e organicidade ilustram a intenção da curadoria em explorar outras expressões que não as preponderantes vozes masculinas, brancas e ocidentais. “É o jardim como modelo de mundo. E a permeabilidade começa no fato desta Bienal não ter catracas. A arte deve ser acessível a todos. Quando a pessoa chega e tem uma barreira, sente que aquele lugar não é para ela.”, explica Bruno Oliveira, mediador de visitantes.

Embora o acesso do grande público à arte contemporânea seja uma das razões de ser da Bienal, nem sempre é fácil compreender uma obra e a intenção do artista. Muitas vezes, a obra não se apresenta da forma clássica, que nos conduz por um caminho mais conhecido, da experiência visual. “E ainda assim, o entendimento não é algo previsível apenas pelo fato de o suporte ser algo reconhecível, como uma pintura”, problematiza Thiago Gil, da área de Pesquisa e Conteúdo da Fundação Bienal. “Um trabalho de arte é mais que um objeto, mais que uma mercadoria. Ele representa uma visão do mundo, independentemente dos suportes colocados em ação. A 32ª Bienal de São Paulo apresenta artistas que alargaram os limites e as nossas definições costumeiras de arte, que inventaram medidas e técnicas alternativas para descrever o incerto e o fictício”, declara o curador.


Nesse sentido, o papel do grupo Educativo da Bienal é fundamental, pois oferece informações e formações para aproximar o público do trabalho dos artistas. Como explica Gabriela Leirias, articuladora da equipe de Difusão da Bienal, “a arte é um campo do conhecimento, assim como história e geografia. Os trabalhos exigem muito do público porque têm conceito, teoria, construção poética por trás. É claro que qualquer pessoa pode fruir de uma obra, mas se houver repertório ela pode absorver mais.”

Até por isso, a Bienal tem uma ação continuada, que não se circunscreve ao local nem ao período da exposição, e conta com a publicação Incerteza Viva - Processos Artísticos e Pedagógicos disponível para download [veja abaixo Bienal: modos de usar]. A ideia deste material educativo é aproximar a prática pedagógica dos processos dos artistas. Ou seja, ele não serve apenas para subsidiar leituras e interpretação de textos e imagens, mas como um caldeirão de ideias para educadores e aprendizes experimentarem novos métodos, processos criativos e formas de raciocínio. O professor, assim como o artista, também está no lugar de investigar contextos e de ser problematizador diante das mais variadas incertezas contemporâneas. “Educação e arte sempre estiveram ligadas a incertezas. Ambas são espaços de experimentação”, comenta Regiane Ishii, do programa educativo da Bienal.


O material educativo é composto por cadernos, quatro deles trazem os eixos estruturantes que nortearam toda a pesquisa da curadoria (Incerteza e narrativa, Incerteza e cosmologia, Incerteza e ecologia e Incerteza e educação), cada um com o pensamento de um autor convidado refletindo sobre incerteza, além do processo criativo de doze artistas da Bienal. O último caderno traz relatos inspiradores, de educadores que propuseram atividades a partir de obras expostas na Bienal.


Há muitas maneiras de se trabalhar com o material. No caderno Incerteza e Narrativa, por exemplo, a afirmação do escritor Mia Couto de que “a construção de uma narrativa implica estar disponível. E para se estar completamente disponível há que deixar de saber, há que deixar de estar ocupado por certezas” pode ser um dos milhares de pontos de partida para reflexão e trabalho com os alunos sobre o ato de escrever. Diante de tanta incerteza, uma coisa é mais que certa: a 32ª Bienal oferece material de sobra para investigarmos crises e possibilidades.


Um evento colossal

* A Bienal acontece nos 25 mil m2 do pavilhão que leva o nome de seu idealizador, Ciccillo Matarazzo.
* É um dos três
principais acontecimentos artísticos do mundo,ao lado da Bienal de Veneza (na Itália) e da Documenta de Kassel (na Alemanha).
* Desde sua estreia, em 1951, até a edição anterior, a Bienal já teve a participação de 14 mil artistas, de 160 países, que apresentaram 67 mil obras vistas por cerca de 8 milhões de visitantes.

 

Bienal – modos de usar

No pavilhão – a exposição acontece de 10/09 a 12/12/16 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Itinerância – algumas obras serão exibidas em unidades do SESC Brasil afora após o término da Bienal. Acompanhe a agenda 

Material educativo da 32a Bienal – baixe a publicação Incerteza Viva - Processos Artísticos e Pedagógicos 

Material educativo das bienais anteriores 

Campo sonoro (mais de 40 faixas complementares à mostra, com depoimentos, músicas e poemas criados em colaboração com os artistas) 

Informações sobre todos os artistas e obras da 32ª Bienal 

Canal da Fundação Bienal no youtube 

Ações da Difusão (grupo que faz laboratório para educadores):
instituições interessadas em levar as ações de difusão para seus públicos, entrar em contato via difusao@bienal.org.br

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento docente, gestos didáticos, planejamento de aula, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, formação docente, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000