Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Outras histórias do Brasil

Ana Paula Severiano

07 de agosto de 2023

Mais de uma década depois de sua promulgação, a Lei 10.639, que instituiu o ensino obrigatório de cultura africana e afro-brasileira na educação básica, ainda enfrenta obstáculos para ser colocada em prática nas escolas - e o preconceito é um deles

 

Segundo dados de 2014 do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 53% da população brasileira é negra, ou seja, se autodeclara preta ou parda. Apesar de serem maioria numérica, os negros são cotidianamente desafiados por uma sociedade excludente, que manifesta seu preconceito em diferentes esferas e instituições, inclusive na escola. Há incontáveis exemplos na mídia: em 2013, a diretora de uma escola em Guarulhos, São Paulo, solicitou a uma mãe que cortasse o black power do filho, com a justificativa de que o cabelo atrapalhava a visão do menino. No mesmo ano, a direção de uma escola do Rio de Janeiro proibiu a realização de uma exposição de cartazes que resultaram de um estudo sobre a mitologia dos orixás e o depoimento frustrado do professor responsável viralizou na internet. Em 2015, mensagens de ódio contra alunos negros foram pichadas no banheiro de uma grande universidade da capital paulista - uma delas dizia “devolvam os pretos pra senzala”. Foi somente em 2016 que a Fuvest, fundação que realiza vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo, incluiu pela primeira vez um autor africano, o angolano Pepetela, na sua lista de leituras obrigatórias.

Marco do percurso para transformar a realidade descrita acima foi a promulgação pelo governo brasileiro, em janeiro de 2003, da Lei nº 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases, instituindo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo dos ensinos Fundamental e Médio. O texto ainda garante que os conteúdos que contemplam as relações étnico-raciais sejam discutidos de maneira transversal, em todas as áreas do conhecimento, mas com enfoque maior nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História.

Para especialistas, de fato a 10.639/2003 representa avanços no sentido da construção de uma sociedade mais democrática. Vale ressaltar ainda que a lei não é uma concessão, mas fruto de uma luta ostensiva do movimento negro para conquistar representatividade dentro da escola. De acordo com o sociólogo Sales Augusto dos Santos, a princípio, o ensino formal foi encarado pelos negros como uma forma de ascensão econômica e social, mas eles também concluíram que a escola, como uma instituição concebida pelas elites, perpetuava preconceitos: “ao perceberem a produção e a reprodução da discriminação racial contra os negros e seus descendentes no sistema de ensino brasileiro, os movimentos sociais negros (bem como os intelectuais negros militantes) passaram [a partir da década de 1950] a incluir em suas agendas de reivindicações junto ao Estado, no que tange à educação, o estudo da história do continente africano e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional brasileira”. Mais tarde não foi diferente: nos anos 1970, em plena ditadura militar, o movimento negro também divulgou uma carta de princípios em que solicitava a revisão do olhar sobre o negro na educação brasileira.

Apesar, portanto, da força simbólica, a Lei 10.639 é ponto de partida e não de chegada para ações e práticas inclusivas dentro da escola e, após mais de uma década de aprovação, os desafios para sua adoção efetiva ainda são inúmeros. Nesse contexto, é preciso agir de modo crítico, tal como afirma a professora emérita da Universidade Federal de São Carlos e ex-conselheira do Conselho Nacional de Educação Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva “é complexa, mas não impossível, a tarefa de tratar de processos de ensinar e de aprender em sociedades multiétnicas e pluriculturais, como a brasileira. Abordá-los requer de nós, professores e pesquisadores, não fazer vista grossa para as tensas relações étnico-raciais que ‘naturalmente’ integram o dia-a-dia de homens e mulheres brasileiros”.

 

Reconhecimento da diversidade

O debate sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira ganhou força recentemente com a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (que determina os conteúdos fundamentais que devem ser abordados em cada ano da Educação Básica e quais saberes os estudantes devem construir ao longo de sua trajetória escolar da Educação Infantil ao Ensino Médio), cujo texto, em fase final de elaboração, privilegia a história do Brasil e da África em relação a alguns tópicos da História Geral. Apesar do esforço, impulsionado desde 2003, para criar diretrizes que orientem o trabalho das instituições, pesquisas recentes apontam as principais dificuldades dos professores e gestores para que a legislação seja aplicada à sala de aula. Entre elas estão a falta de material didático e de financiamento de pesquisa acadêmica na área, a carência de formação dos professores e o preconceito de famílias e até de coordenadores e gestores. André de Godoy Bueno, professor de Língua Portuguesa, investigou em seu mestrado o quanto professores do Ensino Fundamental II da rede pública da região metropolitana de São Paulo trabalhavam com literaturas africanas e afro-brasileiras em suas turmas.

Todos os professores entrevistados por André declararam ter conhecimento da Lei 10.639 e reconheceram sua importância, mas 40% afirmaram que nunca receberam formação em literaturas africanas e afro-brasileiras e 30% responderam que não realizam nenhuma ação escolar para a discussão sobre as relações étnico-raciais. Parte da explicação para esses números está também no currículo das universidades. No bacharelado em Letras na Universidade de São Paulo, há poucas disciplinas voltadas para o estudo de literaturas africanas em língua portuguesa, mas que não são obrigatórias e não abordam diretamente questões ligadas ao ensino. Para além dos números, na pesquisa realizada pelo professor André de Godoy também são recorrentes os relatos de preconceito por partes de alunos e gestores que se recusaram a apoiar ou participar de projetos que discutem a temática das culturas africana e afro-brasileira. Quer dizer, ainda há um obstáculo central que é o reconhecimento da diversidade: “A sociedade brasileira sempre foi multicultural, desde os 1500 (...). No entanto, esta diversidade não foi e hoje o é, com muita dificuldade, aceita. Fala-se e pensa-se como se a realidade fosse meramente uma construção intelectual; como se as desigualdades e discriminações, malgrado as denúncias e reivindicações de ações e movimentos sociais não passassem de mera insatisfação de descontentes”, afirma a professora Petronilha Gonçalves. Como ela mesma defende, criar escola que respeite os plurais de nossa sociedade não é impossível, mas, sem dúvida, ainda é uma tarefa complexa. Quer dizer, para progredir é necessário superar o mito da democracia racial e ir além das abordagens superficiais que limitam e estereotipam (futebol, samba, Carnaval) a contribuição da cultura negra para a formação da identidade brasileira.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento de aula, planejamento docente, gestos didáticos, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000