Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Festa Literária Internacional de Paraty

José Victor Nunes Mariano

07 de agosto de 2023

Chega a sua 14º edição a Festa Literária Internacional de Paraty, popularmente conhecida como FLIP. A Festa ocorre anualmente na cidade de Paraty, às margens do rio Perequê-Açu e, desde sua primeira edição, em 2003, preocupa-se em organizar palestras, discussões e oficinas, sempre possuindo como foco a literatura. Somando-se a tudo isso, a organização do evento traz ainda atividades ligadas ao público mais novo – a Flipinha, para as crianças, e a Flipzona, para os jovens.

A Festa acontecerá entre os dias 29 de junho e 03 de julho e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente em postos de vendas específicos até o dia 28 de junho. A partir do dia 30, os ingressos só poderão ser adquiridos na bilheteria oficial do evento. A transmissão ainda poderá ser visualizada gratuitamente a partir dos telões disponibilizados pela organização, na cidade de Paraty.

O evento homenageia, a cada ano, uma figura literária nacional - Clarice Lispector, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade são alguns dos autores que já passaram pela feira. Este ano a homenageada será a poeta Ana Cristina César. A escritora, junto de autores como Chacal, Waly Salomão e Francisco Alvim, fez parte de um círculo de poetas que compuseram o movimento chamado Poesia Marginal. Por terem como ponto de partida o abandono aos meios tradicionais de circulação de livros – como editoras e publicações periódicas – e devido à coerção e a censura militar, esse grupo de intelectuais buscava maneiras alternativas de publicação, tendo como ferramenta principal o mimeógrafo, o que levou o grupo a também ser conhecido como Geração Mimeógrafo.

Certos traços são visíveis em grande parte dos autores desse grupo: a influência da contracultura, do universo pop e do tropicalismo; a poesia vinculada ao coloquialismo; a busca da relação entre arte poética e musicalidade, etc. Essas caracteríscas permeam a obra de Ana Cristina César, misturando-se com traços intimistas e fragmentos do cotidiano, desenvolvendo uma poesia independente, com tons confessionais e desatada às amarras estéticas e temáticas.

Biografia

Ana Cristina Cruz Cesar (Rio de Janeiro RJ 1952 - idem 1983). Poeta, ensaísta, tradutora. Filha de Maria Luiza César e do sociólogo e jornalista Waldo Aranha Lenz César, um dos responsáveis, com o editor Ênio Silveira (1925-1996), pela fundação da editora ecumênica Paz e Terra. Aos sete anos, Ana Cristina tem seus primeiros poemas publicados no jornal Tribuna da Imprensa. Entre 1969 e 1970, interrompe o curso clássico no Colégio de Aplicação da Faculdade Nacional de Filosofia, para estudar inglês no Richmond School for Girls, em Londres, pelo programa de intercâmbio da juventude cristã. Ingressa, em 1971, na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Desde a vida universitária, participa ativamente da cena cultural carioca e do movimento da poesia marginal, convivendo com poetas como Cacaso (1944-1987) e intelectuais como Heloísa Buarque de Hollanda (1939). Ainda em 1971, inicia a atuação como professora, em escolas de 2º grau e de idiomas. Após a conclusão da graduação, em 1975, colabora para publicações como Opinião, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, com destaque para Beijo, importante periódico de cultura, com sete números impressos, cujo processo acompanha desde sua criação. Em 1979 lança, de forma independente, o primeiro livro de poesia, Cenas de Abril. Seguem-se Correspondência Completa, uma carta ficcional, e Luvas de Pelica, publicado em 1980. Dessa mesma época datam as primeiras traduções, atividade que se torna objeto de estudo na pós-graduação: em 1981, torna-se mestre em teoria e prática da tradução literária pela Universidade de Essex, Inglaterra. De volta ao Brasil, é contratada como analista de textos pela Rede Globo de Televisão e lança, em 1982, A Teus Pés - reunião de títulos publicados até então e ainda o inédito que nomeia o volume. Aos 31 anos, em 1983, comete suicídio. Após sua morte, o poeta e amigo Armando Freitas Filho (1940) organiza sua obra e promove o lançamento dos livros Inéditos e Dispersos, em 1985, Escritos da Inglaterra, 1988, e Escritos no Rio, 1993.

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2866/ana-cristina-cesar

 

 

 

Um pouco mais de Ana Cristina César

 

Leitura do poema “Samba-canção”

 

 

Viviana Bosi, professora da USP, fala sobre a poesia de Ana Cristina César

 

 

Clique aqui para ler o artigo “Uma possível Ana Cristina César”, por Paulo Ricardo Alves, para a revista Cult.

 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

ensino de literatura, formação leitora, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poesia, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, línguas indígenas, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000