Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Para ver e ouvir nas férias

07 de agosto de 2023

Depois de um ano de muito trabalho, nada como o período de descanso para poder assistir e ouvir algumas produções de cinema e música que foram destaques em 2015. Veja a seleção que a equipe do Portal Escrevendo o Futuro preparou. Dá para achar informações sobre todos na Internet, onde vê-los ou ouvi-los. Se você também tiver uma sugestão para dar aos colegas educadores de todo o Brasil ou queira fazer algum comentário sobre filmes, artistas, CDs ou videoclipes sugeridos aqui, escreva na seção de comentários. Bom divertimento!

 

FILMES

 
Numa Escola de Havana 

 

A obra cubana fala de uma professora de ensino fundamental que se vê como educadora em tempo integral e que luta contra regras rígidas do sistema educacional de seu país para lidar com alunos “problemáticos”. Leia crônica publicada pela revista Carta Capital que também traz trailer com trechos do filme. 

 

Ele me deu o nome de Malala 

 

É o mais recente documentário sobre a menina paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do prêmio Nobel da Paz, que foi baleada pelo Taliban em 2012 por exigir o direito das meninas à educação. Seu nome foi uma homenagem de sua família a uma heroína afegã do século 19 que lutou contra os ingleses pela independência de seu país. Saiba mais.

 

Tudo que aprendemos juntos 

Laerte (Lázaro Ramos) é um violinista que, após não passar em um teste para uma importante orquestra sinfônica, vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo. Lá descobre um garoto com talento excepcional e por meio da música faz com que ele abandone o tráfico de drogas e dê um novo sentido para sua vida. Veja o trailer do filme.


Cora Coralina – Todas as vidas

 

Filme sobre a poeta goiana Cora Coralina que só foi reconhecida aos 91 anos, depois que Carlos Drummond de Andrade publicou uma crônica falando sobre sua obra. O filme é dirigido por Renato Barbieri. Saiba mais.

 

O último poema

 

O filme conta a história da professora gaúcha, Helena Maria Balbinoti, da cidade de Guaporé, que por mais de 20 anos se correspondeu com o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Para saber mais sobre a produção, acesse a página oficial ou do Facebook do filme.

 

Que horas ela volta?

 

Depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha Jéssica. Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. E aí que começam os conflitos. Um bom retrato do Brasil.

 

Chico – Artista Brasileiro

 

Personagem fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos, autor, dramaturgo e compositor de uma extraordinária coleção de canções que habitam o imaginário coletivo do país, Chico Buarque dialoga com a própria memória neste filme de Miguel Faria Jr. O longa tem como um dos eixos a descoberta do irmão alemão de Chico. “É um artista revisitando a sua própria história do ponto de vista da maturidade”, resume o diretor, que em 2005 assinou o bem-sucedido documentário sobre Vinicius de Moraes, recorde de público.

 

De cabeça erguida

A jornada educativa de um jovem francês, Malony, dos seis aos dezoito anos: filho de uma mãe desequilibrada, problema que irá se refletir em toda a sua adolescência, o menino vai para um centro de recuperação e uma juíza especializada em infância e um educador tentam incansavelmente salvá-lo.

 

 

MÚSICAS


Gal Costa - 
Estratosférica

É o 36º álbum de estúdio da cantora. Entre os compositores das letras estão nomes como Tom Zé, Caetano Veloso, Marcelo Camelo, Marisa Monte, Thalma de Freitas e Mallu Magalhães.

 

 

 

 

 


Emicida - 
Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa

Em seu novo álbum de inéditas, um dos maiores nomes do rap brasileiro propõe uma viagem pelo Brasil, Angola e Cabo Verde, discutindo questões sobre negros, mulheres e dependentes químicos.

 

 

 

 

 


Elza Soares - 
A mulher do fim do mundo

É o primeiro álbum da cantora composto somente por músicas inéditas. Lançado em outubro, o disco é contundente, trazendo questões como o racismo, machismo, homofobia e violência doméstica.

 

 

 

 

 


Tulipa Ruiz - 
Dancê

É o terceiro disco da artista paulista, e é produzido pelo seu irmão, Gustavo Ruiz, que também é seu guitarrista. Segundo Tulipa, “é um disco para ouvir com o corpo”.

 

 

 

 

 


Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnik - 
Ná e Zé

O álbum é a comemoração de 30 anos de amizade entre os dois artistas. Das 14 faixas do disco, oito são inéditas, e foram compostas entre 1978 e 2014 por Zé Miguel.

 

 

 

 

 


Siba - 
De Baile Solto

Segundo álbum solo do artista, que antes integrava a banda Mestre Ambrósio, de Recife. Além do diálogo com a música folclórica pernambucana, o álbum flerta com a música congolesa.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

literatura negra, educação para as relações étnico-raciais, literatura, planejamento docente, educação antirracista

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000