Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / educação e cultura

Mês da Consciência Negra: sugestões para ler, ver e ouvir

07 de agosto de 2023

O dia 20 de novembro é a data central do Mês da Consciência Negra. Foi nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi, líder do maior e mais famoso quilombo da história do Brasil, o de Palmares.

São inúmeros os temas relacionados à herança africana no Brasil e o Portal Escrevendo o Futuro quer tratar de alguns deles, apresentando sugestões de livros e vídeos que tratem do assunto, particularmente no que se refere à literatura, à arte e à cultura africana e afro-brasileira e alguns de seus principais expoentes.

Esses temas estão contemplados no documento preliminar que irá subsidiar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC -, instrumento oficial previsto na Constituição de 1988 e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação que irá definir o que é essencial ao ensino de todos os alunos, em cada uma das etapas da vida escolar. 

Na BNCC, entre os princípios orientadores da definição de objetivos de aprendizagem das áreas de conhecimento, a cultura africana aparece como “um dos temas integradores que perpassam objetivos de aprendizagem de diversos componentes curriculares das diferentes etapas da Educação Básica". Também faz parte de um dos objetivos gerais do componente Língua Portuguesa: "valorizar diferentes identidades sociais, lendo e apreciando a literatura da cultura tradicional, popular , afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos e culturas".

 

Escrevendo o Futuro promove debate sobre literatura, arte e cultura negra

 

No dia 27 de novembro, às 10h, o Portal também irá realizar um debate no Auditório do Cenpec, em São Paulo, sobre esses temas. A mesa “Vozes negras: literatura, arte e cultura” será gravada e o vídeo ficará disponibilizado no Portal. Participam dele: Allan da Rosa, professor, escritor, agitador cultural, ativista do movimento negro e coordenador do Edições Toró, selo que publica escritores da periferia; Carlos Caçapava, músico, educador e diretor do grupo de percussão Batucaxé "Da" Trindade, de Embu das Artes (SP). A conversa será mediada por Christiane Gomes, da equipe de comunicação do Cenpec.

O Portal Escrevendo o Futuro também traz uma série de sugestões de vídeos e páginas da internet que tratam de importantes escritores negros brasileiros contemporâneos. Antes, mostre para seus alunos o videoclipe com a música “Passarinhos” de Emicida com participação de Vanessa da Mata, história em que o mundo dos livros transforma meninos:

 

 

Carolina de Jesus

Conheça um pouco sobre a escritora, poeta e sambista brasileira Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977). Seu mais famoso livro, Quarto de despejo, publicado em 1960, foi traduzido para 13 idiomas.  Saiba mais sobre ela e sua obra no verbete da Enciclopédia Itaú Cultural.

O Canal Futura também produziu um documentário por ocasião do centenário da escritora:

 

Veja também um documentário “Poética da diáspora” produzido pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) com a historiadora Elena Pajaro Peres que fala da vida, dos dilemas e da obra da escritora, ressaltando a importância de verificar aspectos que vão além dos livros e do período em que a autora viveu em São Paulo.

 

 

Joel Rufino dos Santos

Historiador e escritor nascido no Rio de Janeiro, Joel Rufino dos Santos (1941-2015) escreveu livros para crianças, jovens e adultos, ficção e não ficção, chegando a ser finalista por duas vezes do Prêmio Hans Christian Andersen, um dos mais importantes do mundo na categoria infanto-juvenil. Saiba mais sobre eles e suas obras na página do escritor na internetVeja também a entrevista que ele concedeu ao programa Uma palavra, do Canal Futura:

 

Também falou sobre “Diáspora africana e construção do Brasil” no programa Entrelivros:

 

Já no Café Filosófico, seu tema foi o conceito de democracia racial e de cultura universal:

 

 

Conceição Evaristo

É uma das principais escritoras negras brasileiras da atualidade. Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, autora de romances que abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. O seu livro Ponciá Vicêncio, de 2003, foi traduzido para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007. Veja aqui um vídeo com a trajetória da escritora.

Ela também tem uma página na internet.

 

Elisa Lucinda

Jornalista, atriz, escritora e poeta, Elisa Lucinda é capixaba e começou a ficar famosa por seu trabalho em novelas de TV, teatro e cinema. Transformou seu primeiro livro de poesia O Semelhante (1994) num espetáculo de teatro em que dizia seus versos e conversava com a platéia, permanecendo em cartaz durante seis anos, no Brasil e no exterior. Veja entrevista de Lucinda para o programa Ciências e Letras:

Conheça também sua página na internet.

 

Paulo Lins

Escritor e roteirista, é autor do romance Cidade de Deus, de 1997, obra que inspirou um dos mais importantes filmes brasileiros, de mesmo nome, dirigido por Fernando Meirelles. Também é autor de Desde que o Samba é Samba (2012), romance que recria a invenção do samba por músicos do bairro carioca da Estácio na década de 1920.  Veja entrevista com o escritor em que ele fala da trajetória de seu mais famoso livro "Cidade de Deus", antes e depois do lançamento do filme:

 O jornal literário Rascunho também publicou uma longa conversa com Lins.

 

Solano Trindade

Pernambucano que passou a maior parte de sua vida em São Paulo, nasceu em Recife em 24 de julho de 1908 e morreu no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1974. Foi poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta. Foi o idealizador do I Congresso Afro-Brasileiro, no Recife, em 1934, e também participou do segundo, em 1936, em Salvador (BA). Veja o vídeo-documentário O legado de Solano Trindade:

Leia também a reportagem “Solano Trindade, o poeta negro”.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento docente, gestos didáticos, sequência didática, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poema, poesia, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, literatura indígena, revista NPL, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000