Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Por que “Pérolas da Imaculada”?

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor(a): Maria Cristina Zelmanovits

A pérola é a única pedra preciosa do mundo fabricada por animais vivos. Resultado do sistema de defesa da ostra contra invasores, sua origem já foi, em tempos remotos, associada à lágrima dos deuses (povo persa) e ao nascimento de Afrodite, deusa do amor e da beleza (povo grego).

Tecido por vínculos, emoções, dúvidas, erros e saberes diversos, o fazer pedagógico é construído por vidas humanas pulsantes que, mesmo em estado de fragilidade, são capazes de produzir experiências valiosas.

Ao compartilhar alguns fragmentos de suas aulas de língua portuguesa, a professora Imaculada abre sua concha para nos ajudar a ver que os singulares sentidos conferidos ao seu cotidiano de trabalho são verdadeiras matérias-primas da criação docente.

Exibidas uma a uma, as pérolas encontradas nos vídeos relembram-nos o convite feito por Saramago na epígrafe de Ensaio sobre a cegueira: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”.

 

Quem é Imaculada?

Nascida em Minas Gerais, a professora Maria Imaculada Pereira tem uma trajetória de mais de 35 anos no ensino público. Ao tratar as questões problemáticas comuns a toda escola, Imaculada o faz sem abrir mão do trabalho pedagógico. Mas, engana-se quem pensa que ela é “iluminada” ou coisas do tipo. Imaculada é uma professora comum, mas persistente e inquieta, cujo maior compromisso político é com o direito à educação. Com o olhar sensível e sua escuta atenta, Imaculada acolhe a todos na sala de aula. 


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Conséd
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé