Home
Formação
Pérolas da Imaculada
Por que “Pérolas da Imaculada”?

Por que “Pérolas da Imaculada”?

Assunto: null
Autor(a): Maria Cristina Zelmanovits

A pérola é a única pedra preciosa do mundo fabricada por animais vivos. Resultado do sistema de defesa da ostra contra invasores, sua origem já foi, em tempos remotos, associada à lágrima dos deuses (povo persa) e ao nascimento de Afrodite, deusa do amor e da beleza (povo grego).

Tecido por vínculos, emoções, dúvidas, erros e saberes diversos, o fazer pedagógico é construído por vidas humanas pulsantes que, mesmo em estado de fragilidade, são capazes de produzir experiências valiosas.

Ao compartilhar alguns fragmentos de suas aulas de língua portuguesa, a professora Imaculada abre sua concha para nos ajudar a ver que os singulares sentidos conferidos ao seu cotidiano de trabalho são verdadeiras matérias-primas da criação docente.

Exibidas uma a uma, as pérolas encontradas nos vídeos relembram-nos o convite feito por Saramago na epígrafe de Ensaio sobre a cegueira: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”.

 

Quem é Imaculada?

Nascida em Minas Gerais, a professora Maria Imaculada Pereira tem uma trajetória de mais de 35 anos no ensino público. Ao tratar as questões problemáticas comuns a toda escola, Imaculada o faz sem abrir mão do trabalho pedagógico. Mas, engana-se quem pensa que ela é “iluminada” ou coisas do tipo. Imaculada é uma professora comum, mas persistente e inquieta, cujo maior compromisso político é com o direito à educação. Com o olhar sensível e sua escuta atenta, Imaculada acolhe a todos na sala de aula. 


Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310