Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

O início do trabalho com Sequência Didática

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor(a): Profª Olímpia

Caros educadores,

Em nossa primeira prosa de 2016, contei um pouquinho sobre as novidades dessa seção e, especialmente, a possibilidade de caminharmos lado a lado, percorrendo cada passo do trabalho previsto para o ensino de gêneros do discurso.

Como pontapé inicial, elaborei uma primeira enquete, apresentada a seguir, que tem como objetivo investigar as principais demandas, dúvidas e questões percebidas e vivenciadas por vocês, bem no início da ação em sala de aula. Mas, antes de apresentá-la, que tal “aquecermos juntos os motores”, com algumas informações centrais sobre o trabalho com gêneros e sequências?

Como bem sabem, aqui no Programa Escrevendo o Futuro, adotamos a Sequência Didática (SD) como metodologia de ensino, a partir das pesquisas desenvolvidas por Dolz e Schneuwly, dois renomados educadores da Universidade de Genebra.

Em termos simples, esses autores defendem que os gêneros do discurso sejam ensinados por meio de uma SD, ou seja, uma sequência de atividades, pensadas de modo articulado, que permitem o estudo e a análise das três dimensões de um gênero (discursiva, textual e linguística). Assim, diferentes enfoques são trabalhados em distintas oficinas, visando à produção de textos de qualidade.

Para auxiliá-los na prática com os alunos, foram elaborados pelo Programa quatro Cadernos Virtuais, com uma SD para cada um dos “gêneros olímpicos”, distribuídos em diferentes anos e segmentos, como anunciado abaixo:

  • Poema, 5o e 6o anos do EF;
  • Memórias Literárias, 7o e 8o anos do EF;
  • Crônica, 9o ano do EF e 1o ano do EM;
  • Artigo de Opinião, 2o e 3o anos do EM.

Acredito que agora você já pode estar perguntando: afinal, como esse trabalho deve começar? Para que eu possa responder a essa questão a partir da prática nas turmas de vocês, peço a gentileza de clicarem em uma ou mais alternativas, de acordo com o interesse em “saber mais” sobre.

 

Agora, e sempre, a voz é de vocês! Logo mais, começarei a atender aos pedidos de meus “professores olímpicos”!

Conto muito com cada um de vocês nessa caminhada.

Um bj, obrigada e até já

Olímpia


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé