Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Gênero pode ser suporte também?

Inicio do conteudo

Bom dia, Olímpia.

Meu nome é Eny Cristina Vieira, sou pedagoga, meu trabalho consiste em orientar professores alfabetizadores. Tenho dúvidas com relação aos gêneros textuais.

Como devo abordar os "textos" que para alguns autores são gêneros e para outros são suporte? Cito como exemplo o cartaz, o outdoor, o e-mail, entre outros.

Revista Nova Escola (edição impressa outubro) trouxe uma reportagem sobre como ler anúncio publicitário. Na reportagem, anúncio publicitário e propaganda são tratados como sinônimos. Podemos tratar esses textos dessa maneira?

Acredito que o mais importante não é o aluno classificar o gênero, mas saber sua finalidade, onde circula, quem são os interlocutores. Em momentos de formação do professor é importante que os conceitos sejam abordados para maior entendimento do docente sobre a língua.

Certa de sua atenção, agradeço.

Atenciosamente,

Eny Cristina Vieira

 

Cara professora Eny,

Em seu texto, apresentam-se duas importantes constatações: a primeira, sobre a difícil tarefa de nomear todos os gêneros que circulam socialmente, e a segunda, reveladora da essência do trabalho com gêneros, aliada à análise da situação de produção.

De fato, muitos gêneros, como o cartaz, outdoor e e-mail, parecem apresentar essa “dupla personalidade”, ou seja, podem ser tomados como suporte (por meio dos quais variados gêneros são veiculados) e como gênero (na medida em que informações são organizadas de determinada forma e cumprem definidos objetivos). Assim, será a leitura atenta dos alunos e professores, no caso de crianças em processo de alfabetização, que permitirá essa reflexão mais ampla.

Vamos pensar em um exemplo, a fim de tornar essa conversa mais clara? Lendo três cartazes espalhados pela escola, a turma chegará a algumas conclusões, tais como, um apresenta informações sobre a festa junina; outro, a Campanha do Agasalho; e mais um, materiais escolares com desconto na papelaria.

Diante desses três textos, ficará clara a ideia de que três gêneros diferentes são apresentados pelos cartazes, respectivamente, convite, anúncio publicitário e propaganda. Assim, nesse sentido, ele será considerado um suporte. Porém, se tomada a dimensão da apresentação de um texto mais enxuto, muitas vezes organizado por tópicos, com diferentes tamanhos de letras e até uso de cores diferenciadas e ilustrações, poderemos pensar no cartaz como um gênero que tem como objetivo expor informações, não é mesmo?

Esse exemplo também poderá nos ajudar a pensar sobre sua outra pergunta: a relação entre anúncio publicitário e propaganda. Apesar das similaridades no que diz respeito à apresentação e ordenação de informações para a composição de um texto breve, vejo diferenças entre os dois.

A principal refere-se ao objetivo: quando lemos um anúncio publicitário, como o da Campanha do Agasalho, percebemos que os dados ali apresentados estão vinculados ao objetivo de divulgar informações. Já quando estamos diante de uma propaganda, como a de materiais escolares com desconto na papelaria, logo notamos que o objetivo é vender algo. Essa diferença é responsável, por exemplo, pela escolha do tamanho das letras e números presentes nos dois cartazes, certo?

Acredito que reflexões como essas são fundamentais na vida de leitores e produtores de textos, em qualquer momento da escolaridade. Afinal, estudar gêneros é assim: enquanto pensamos em um, vários outros estão sendo construídos socialmente! Essa é, sem dúvida, uma história sem fim - ainda bem!

 

Obrigada pelo envio da sua pergunta!

Um abraço e até já,

Olímpia


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé