Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

A pedra no caminho do trabalho com poemas

Portal Escrevendo o futuro

01 de agosto de 2023

A pedra no caminho do trabalho com poemas

A pedra no caminho do trabalho com poemas

Sou Silvania de Oliveira, professora do 5º ano da E. M. Professora Severina dos Ramos de Sousa. Participei das Olimpíadas de 2010 e 2012, percebo que houve alterações muito significativas nas oficinas, o que demanda mais tempo. Os alunos têm muitas dificuldades em se concentrar e pela primeira vez estou com dificuldades em envolvê-los nas propostas do caderno virtual, pois os alunos são muito indisciplinados. Não quero desistir, porém reconheço que preciso de ajuda. Além disso, eles estão com dificuldades em produzir os textos e compreender as propostas. O que devo fazer?

Atenciosamente,

Profª Silvania - Itaguaí, RJ

Cara professora Silvania,

Que satisfação saber que você está conosco há tanto tempo, integrando esse time de professores que participam da Olimpíada e acreditam no estudo das sequências didáticas para o ensino de gêneros do discurso!

Conheço bem o desafio de trabalhar com “alunos ativos” do 5º ano e por isso pensei em algumas dicas, que poderão ajudá-la a seguir em frente. Vamos lá?

Bem, para começar, entendo ser essencial retomarmos a proposta, anunciada no Caderno Virtual “Poetas da escola”, de investigação dos saberes dos alunos sobre poemas. Isso porque, muitas vezes, as dificuldades na compreensão das oficinas se relacionam ao desconhecimento da turma sobre o gênero ou sobre a condição plural de se fazer poesia. Explico melhor: em uma roda de conversa, para levantamento dos conhecimentos prévios, é importante que o professor possa provocar a discussão sobre poemas e poetas conhecidos, assim como gêneros da tradição oral que convidam para a brincadeira com as palavras, ritmos e rimas, tais como parlendas, trava-línguas e cantigas de roda. Esse exercício tende a ajudar os alunos a fazerem relações entre os gêneros: se têm rimas, se são recitados ou cantados, quais os objetivos e as situações de produção de cada um deles.

Com essa conversa, vocês poderão fazer a leitura de alguns poemas, trazidos por você e pelos alunos (após consulta a familiares e comunidade), acompanhada da proposta de um levantamento de nomes de poetas locais, a fim de promover uma visita na escola. É ainda interessante envolvê-los na ideia de um mural de poemas, com a exposição de todos os textos que foram lidos, lembrados e registrados por escrito.

Talvez você já tenha feito tudo isso, mas penso que os frutos desse trabalho devam ser discutidos e sempre retomados, ao longo das oficinas, de forma que a turma possa recorrer ao conhecido para avançar.

Pensando agora nas dificuldades voltadas à produção escrita de poemas, acredito que três dicas sejam essenciais: a primeira é a sua análise cuidadosa da produção inicial, de forma a obter dados precisos sobre o que eles sabem e ainda não sabem. Assim, você terá informações claras visando aos maiores enfoques, em relação ao trabalho com características específicas de poemas, no decorrer das oficinas. Isso significa que algumas delas deverão envolver mais tempo de trabalho, assim como um número maior de textos e de atividades para a reflexão.

A segunda dica refere-se à sistematização das vivências em cada oficina, a fim de favorecer o maior acompanhamento dos alunos. Em outras palavras, sugiro que você coloque um cartaz na parede de sua sala de aula, com o título “Características de poemas”, e vá preenchendo-o com a turma, a cada elemento do gênero destacado nas diferentes oficinas. Assim, eles contarão com a possibilidade de acompanhar cada passo, voltando à lista de características não apenas ao longo da sequência didática, mas também nos momentos de produção dos textos coletivo e individual, além das propostas de reescrita. Desse modo, mesmo que a atenção dos alunos tenha “escapado” durante as atividades, será no momento de sistematização, quando perguntarmos “o que aprendemos sobre poemas nessa(s) última(s) aula(s)?”, que eles terão chances de “retomar o foco”.

Por fim, a terceira dica: conte também com a preciosa ajuda do jogo virtual “Arquipélago poético”, que anda encantando nossos nativos digitais!


Obrigada pelo envio da sua pergunta. Desde agora, estou na torcida pelo seu sucesso!

Um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, sequência didática, planejamento de aula, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, poesia, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000