Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / relatos de prática

Num piscar de olhos, uma nova descoberta!

Pâmera Darlling de Oliveira Borges

08 de agosto de 2023

Escola Estadual Doutor José Teodoro de Souza

Capetinga/MG

Quando descobri que nossa escola participaria da Olimpíada, fiquei um pouco apreensiva. Era uma responsabilidade muito grande e a inexperiência com o gênero exigiria grande dedicação de minha parte. Já conhecia o projeto e também suas oficinas, mas ministrar as Memórias Literárias seria uma novidade para mim. Como ensinar algo que havia trabalhado pouco? Era preciso planejar. Resolvi pegar o material e estudá-lo. E que surpresa eu tive! Deliciei-me com uma leitura doce e envolvente. O que a princípio seria apenas mais uma "obrigação", em questão de segundos se transformou em extrema vontade de querer saber mais. Folheava o Caderno do Professor em busca de conhecimento, até que, ao chegar à página 17, deparei-me com palavras que mudariam o rumo da minha vida: "[...] Mas as histórias podem durar depois de nós. Basta que sejam postas em folhas de papel e que suas letras mortas sejam ressuscitadas por olhos que saibam ler." (Ilka Brunhilde Laurito).

Foi o ápice! Senti uma grande euforia em projetar as aulas e levá-las aos meus alunos, despertando-os para o prazer de desvendar os mistérios das palavras.

Queria que todos sentissem o mesmo que senti: aquela delicadeza, sentimentalismo e pura nostalgia. Mas como? Resolvi usar essas primeiras páginas como apoio para introduzir o gênero. Transformei aquela fala tão marcante para mim em uma pequena peça teatral. Fiz a história e convidei algumas alunas de outra série para encenar. O intuito era de provocar a catarse, incentivá-los na busca de situações novas, fazê-los entender que os mais velhos têm muito a nos ensinar. E deu certo! Aproveitei para explicar a proposta do concurso, os objetivos e informei as premiações. Todos ficaram radiantes com tamanha oportunidade e mostraram-se atenciosos às minhas falas.

Era apenas o ponto de partida, pois o caminho a ser trilhado ainda era muito longo. Iniciei contando algumas histórias do meu tempo de escola. Todos escutavam atentos meus relatos malucos e ainda me questionavam um pouco perplexos: "Não acredito! A senhora fez isso?". Entre idas e vindas, entre uma história e outra, demos boas risadas. Aproveitando aquele clima caloroso, solicitei a eles que perguntassem a uma pessoa mais velha um fato marcante vivido, para relatar à classe. E assim fizeram. No dia seguinte, cada aluno chegou com sua história: algumas tristes, engraçadas, outras reflexivas, mas todas carregavam em si a essência de cada um.

Outro dia, uma aluna trouxe um livro intitulado "Tempos de Capetinga". Achei-o muito interessante, pois falava de acontecimentos vivenciados em nossa cidade. Eram memórias, mas não literárias; mesmo assim, resolvi compartilhar alguns relatos e foi sensacional! Ainda me lembro de outro momento muito significativo em nosso percurso de aprendizagem. Foi quando convidei o Túlio, professor de Inglês, para contar-nos algumas histórias de sua infância. O encantamento foi geral e ninguém queria deixá-lo ir embora. Certamente, foi uma contribuição única para o nosso momento de relíquias.

Em seguida, discutimos a diferença entre os termos memória/memórias e seguimos com as oficinas. Muitas informações vinham a todo momento, até que chegamos à leitura do texto "Transplante de menina". Coloquei o áudio e deixei-o ocupar o ambiente. Os batuques dos instrumentos, a festa de carnaval, a narração impecável e o "Que que é isso, minha gente?!", foi a marca mais profunda de emoção gravada no coração de todos nós. Estávamos transbordando ideias para produção escrita. Dei várias sugestões e os alunos começaram dar formas às suas memórias nas linhas de papel. Dúvidas não faltaram, mas não desistimos.

Ao corrigir as primeiras produções, percebi que a maioria trazia boas histórias, porém, eram relatos. Faltava a lapidação da palavra, o gosto, o cheiro, o sentimentalismo das lembranças. Então, para ajudá-los, fiz a leitura do texto "Sou parte deste lugar", texto semifinalista da 4ª edição da Olimpíada, de Maria Eduarda Ferreira. Escutei-o pela primeira vez num bate-papo proposto pelo Portal da Olimpíada e fiquei fascinada. Quando o li para os alunos, vi olhares tristes, pensativos e desconsolados. Muitos diziam: "Nunca conseguiremos fazer um texto como este"; já outros enfatizavam: "Capetinga é um buraco! Nunca olharão para nós!". Realmente, as barreiras eram imensas. Para muitos, construir um texto semelhante a uma produção finalista, era tarefa praticamente impossível, mas mesmo rodeada de muito desânimo, tentei não me abater e continuei incentivando a todos, para conseguirmos uma produção que pudesse representar a escola.

Mais uma vez era hora de replanejar. Lembrei-me de uma música que seria perfeita para a ocasião. "Minha Vida", da Rita Lee, foi a escolhida. Chamei o Matheus - um aluno da sala - e pedi para acompanhar-me no violão. Chegando o grande dia, liguei o projetor e apertei o "play". Todos esperavam o áudio vindo do computador, quando repentinamente iniciamos a nossa apresentação. Minha voz estava trêmula e a vergonha tomava conta de mim. Pensei que não conseguiria cantar, mas, em questão de segundos, recuperei minhas forças através dos olhares afetuosos e das palmas que me acolhiam num gesto amoroso e de amizade. Foi lindo! Ao fundo, uma série de imagens que refletiam as mais variadas lembranças e, ao nosso redor, o pequeno palco de grandes emoções. Fiquei extremamente surpresa ao ver que um ato tão pequeno pôde provocar tamanha intimidade com eles. Viajei no tempo e acordei somente com os gritos eufóricos pedindo "bis".

Depois de todo esse "gás", dei mais algumas dicas e, entre tantos choros, alegrias e um misto de emoções, conseguimos chegar às produções finais. Eu nem acreditava! Muitos tentaram e outros desistiram, mas, com muita persistência, conseguimos bons textos. E agora viria o principal: escolher qual deles traria a emoção necessária que pudesse representar não só o gênero, mas também a nossa escola. Depois de algumas horas, recebi a notícia e fiquei imensamente feliz. Acalmei o coração, recarreguei as energias e comuniquei à sala a decisão tomada. Fiquei muito orgulhosa de todo o trabalho realizado.

Enviamos o texto e mais surpresas viriam por aí. Conseguimos passar pelas fases e chegamos à semifinal!

Carregamos nossa querida Capetinga no colo e fizemos com que o Brasil pudesse enxergar um pouquinho de nosso abençoado pedacinho de chão.

Hoje, fazendo uma retrospectiva desse período, só tenho a agradecer. Agradecer a Deus pela oportunidade, às minhas colegas de trabalho que não me deixaram desanimar, aos meus alunos pelo companheirismo e à equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa, que me proporcionou um aprendizado tão enriquecedor. Como já dizia Gabriel García Marques, "A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la." Os próximos capítulos desta história ainda serão escritos e quem sabe terei a alegria de chegarmos à grande final; mas independentemente disso, já me sinto extremamente vitoriosa por termos chegado até aqui e, certamente, estes momentos ficarão para sempre guardados em minha memória.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, formação leitora, literaturas e identidades, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000