Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / relatos de prática

Relatos de Prática Vencedor 2014 - Profª Veralice Maria Zawaski Bertazzo

08 de agosto de 2023

 

Navegar é preciso

Veralice Maria Zawaski Bertazzo
Escola Municipal 04 De Julho
Campo Novo do Parecis / MT

 

“Por mares nunca dantes navegados”... Essa frase traduz exatamente meu percurso na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Digo isso porque há algum tempo estive na coordenação da escola e, mesmo acompanhando o Programa, ainda não sabia o que era vivenciá-lo em uma sala de aula. Nossa! Eu não imaginava que fosse uma experiência tão... tão... desafiadora, surpreendente, intensa.

Assim, logo que iniciou o ano letivo, uma colega de área que já havia participado de edições anteriores nos lembrou que era ano de concurso e assim decidimos entrar nessa embarcação, levantar âncoras, içar velas e iniciar a viagem. Até aí tudo bem. Eu sabia que a viagem exigiria muita dedicação, mas não imaginava que pensando em ensinar eu seria a aluna que mais aprenderia.

Por não trabalhar a algum tempo com 9º ano, senti que o desafio seria ainda maior por muitas razões, mas principalmente porque para envolver os adolescentes eu precisaria usar uma boa metodologia. No início eu não estava usando o material da Olimpíada. Assim, navegávamos sem rumo, remando contra a maré. Eu ainda estava com medo de enfrentar o desconhecido, pois sabia que nem sempre o dia estaria ensolarado e as velas ajustadas. Encontraria ventos, tempestades, então seria mais fácil deixar como estava. No entanto, após uma formação realizada na escola sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa, onde o material foi apresentado, o mar dentro de mim se acalmou e eu atraquei minhas aulas nas sequências didáticas da coleção. O Caderno do Professor seria nosso mapa rumo ao tesouro.

Achei que navegaria a todo vapor! Mas, quando iniciei, as turmas jogaram mais que um balde d'água, despejaram uma onda gigante no meu entusiasmo. Senti-me atacada por piratas. Muitos torceram o nariz, disseram que não gostavam e que não conseguiriam produzir textos para concorrer no concurso. Era preciso desencalhar!  Estava convencida de que queria trabalhar, restava agora contagiar os alunos. Então contei a história de que a escola já tinha sido finalista em duas edições anteriores, que o prêmio seria um reconhecimento do trabalho do aluno e do professor, que os ganhadores viajariam para uma capital brasileira... Pronto! A empolgação tomou conta. De todos? Claro que não! Estava lidando com adolescentes. Humor oscilante; uns com tudo, outros com um pouco menos. Mas enfim, capturei o grupo! Com os suprimentos de viagem em mãos, apresentei a proposta de trabalho, o blog Cronicanto dos semifinalistas de 2012, que tem, inclusive, uma cronista finalista da escola e vídeos de edições anteriores. Assim, foram identificando o que é uma crônica e quais as situações de comunicação em que ela costuma ser produzida.

Seguindo o rumo do vento, passamos para a leitura de diversas crônicas: lemos textos de autores renomados e de alunos semifinalistas. Identificávamos o assunto, o tom, a linguagem, o enredo, os personagens, o título, as emoções provocadas... A partir das leituras e análises, eu ia me convencendo de que escreveriam bons textos. Elencamos vários temas pertinentes à cidade que dariam uma boa crônica e cada um escolheu sobre o que iria escrever. Que enrascada! A primeira escrita não saiu tão boa como esperava. Mas, eu estava convencida de que não podia morrer na praia. Era preciso mover o leme, seguir adiante sem perder a direção. E assim fiz.

Analisamos os textos. Os alunos tiveram a oportunidade, às vezes individual, às vezes em grupos, de rever os textos, avaliar se atendiam os critérios de escrita de uma boa crônica. A cada aula, quando achava que estava ensinando, notava que aprendia mais, pois muitas vezes as interpretações, as análises dos alunos iam além do esperado e me surpreendiam. O olhar de cada um se manifestava. Vi que meus alunos já identificavam as particularidades da crônica e começavam a captar as coisas de maneira singular.

Uma oficina que rendeu muito foi a "Da notícia à crônica", pois além dos textos indicados na coletânea, buscamos outros que ampliaram o repertório e o entendimento. Assim, remando... remando... íamos escrevendo. Porém, o que mais encantou e motivou os alunos foi sair pela cidade, e de "Olhos Atentos ao dia-a-dia", vivemos grandes aventuras. Visitamos plantações, que ficam a seis quadras da escola e andamos pela rua tirando fotos; nessa atividade pude ver que os tripulantes já venciam os obstáculos que surgiram lá no começo. Eles já estavam entendendo que a crônica pode estar aqui, ali, em qualquer lugar, basta apurar o olhar e soltar a imaginação.

Chegou a hora de tomar um novo trecho da rota: a produção individual. Para isso, os alunos escolheram dentre as fotos tiradas uma que julgavam que daria um bom texto. E lá fomos nós, desbravando novos mares. No entanto, tive mais uma decepção. Nem todos conseguiram... Continuei remando, pois as intempéries não podiam me fazer sair da rota.

E como o trabalho de professor exige dedicação infinita, como o mar, não me abati e segui com a revisão e aprimoramento das produções. Tirei cópias dos textos para que os alunos ajudassem uns aos outros, assim tiveram a oportunidade de aprender juntos. Voltando-se para o próprio texto com as recomendações dos colegas e as minhas orientações, cada um fez a revisão de sua crônica, aperfeiçoando até chegar à versão final.

E assim... com o encerramento do trabalho e a classificação de uma crônica para a semifinal podemos gritar "terra à vista!", atracar nossa embarcação e comemorar a conquista desse tesouro. Me considero descobridor de sete mares e na próxima edição vou navegar  para uma nova e  extraordinária aventura.

 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

gestos didáticos, planejamento docente, planejamento de aula, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, Luiz Gama, poesia, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000