Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua aula / projetos de escrita

“O funk na sala de aula: quebrando paradigmas”

“O funk na sala de aula: quebrando paradigmas”

Rosilene Maria Nascimento

11 de dezembro de 2015

Baixar PDF completo

Quando a professora Rosilene, de Belo Horizonte (MG), percebeu que seus alunos do 9º ano sabiam de cor muitas letras de funk, tratou logo de considerar esse gênero musical como um aliado para o trabalho em sala de aula, afastando-se assim do preconceito com que geralmente é visto pelas classes dominantes. A partir da leitura, da análise e da cantoria das letras de funk, os alunos foram chamados a revisitar canções tão suas conhecidas, discutindo palavras, ideias e temáticas. Foi assim que começaram a selecionar temas capazes de serem desenvolvidos nas oficinas de artigo de opinião, gênero que terá seu lugar já no primeiro número do jornal da escola.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, poema, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000