Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua aula / projetos de escrita

“Funk: despertando pontos de vista em sala de aula”

“Funk: despertando pontos de vista em sala de aula”

Profa. Marlucia da Silva Souza Brandão – Marataízes (ES)

31 de julho de 2023

Baixar PDF completo

Ao identificar o interesse dos alunos do 1º ano do Ensino Médio pelo funk, a professora Marlucia, que trabalha na Escola Estadual Domingos José Martins, localizada em Marataízes (ES), decidiu desenvolver um projeto que possibilitasse valorizar esse gênero musical como manifestação cultural e, ao mesmo tempo, lançar um olhar crítico sobre o conteúdo de suas letras. O desenvolvimento do projeto possibilitou um debate sobre a cultura marginal e a cultura aceita pela escola, culminando com a produção de artigos de opinião sobre o funk, que, depois de aperfeiçoados, foram publicados no blog da turma

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, texto literário, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

educação antirracista, planejamento docente, literatura, literatura negra, educação para as relações étnico-raciais

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, formação docente, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000