Home
Formação
Na Prática
Pautas de Formação

Pautas de formação

O que são Oficinas Pedagógicas

São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.

Objetivos

* Criar instrumentos para que coordenadores pedagógicos, diretores e professores possam organizar e coordenar grupos de estudo e reflexão, desenvolvendo seqüências didáticas que disseminem uma prática sócio-interacionista do ensino da leitura e da escrita e possibilitem a reflexão teórica integrada à prática de sala de aula.

* Incentivar a produção de relatos de prática, análise de produções de alunos, elaboração de atividades e seqüências didáticas que possam ser publicadas na Comunidade Virtual.

Organização

Cada módulo se organiza em seis oficinas. A duração total do módulo varia entre 8 e 10 horas, divididas em oficinas com uma ou duas horas de duração. Para que o coordenador possa adequar a realização das propostas ao tempo que o grupo tem disponível, o módulo é publicado na íntegra. O coordenador será orientado a dividir as atividades de forma a contemplar suas necessidades e possibilidades de horário.

Metodologia
Para facilitar o trabalho do coordenador e a organização do grupo, os módulos terão sempre o mesmo roteiro, ou seja, serão compostos de seis atividades que têm objetivos gerais e propósitos semelhantes, variando os objetivos específicos e conteúdos.

Oficinas
Objetivos
Atividades
1. Lembranças dos tempos de aluno... - Possibilitar que o participante reflita sobre suas próprias experiências enquanto leitor e escritor.- Possibilitar que o leitor identifique os próprios processos de aprendizagem da leitura e da escrita, criando uma identificação com a criança que aprende.
Atividade de sensibilização que resgata as experiências pessoais dos participantes, enquanto leitores e escritores.
2. Com a palavra A partir da leitura de um texto que revele experiências, impressões e valores sobre a leitura e a escrita, refletir sobre os aspectos afetivos e volitivos da aprendizagem da leitura e da escrita e sobre diferentes formas de apropriação destes conteúdos relacionando-os com a prática da sala de aula.
Leitura de poemas, crônicas, contos, memórias, entrevistas de escritores, poetas, artistas, intelectuais e pessoas comuns, que revelem experiências, impressões, valores sobre a leitura e a escrita.
3. Reflexão teórica Subsidiar teoricamente a reflexão sobre os conceitos abordados na oficina.
Leitura e discussão dirigidas de um texto teórico sobre os conceitos a serem trabalhados, articulando-os com a prática de sala de aula.
4. Análise de prática ou atividades Analisar atividades propostas nos fascículos do Kit Itaú de Criação de Textos, ou no fascículo Voz do Professor, identificando os conceitos trabalhados nas oficinas anteriores.
Análise de oficinas dos fascículos: Pontos de Vista, Poetas da Escola, Se Bem me Lembro, ou das publicações Voz do Professor.
5. Análise de produções de alunos Analisar produções de alunos, identificando o trabalho desenvolvido pelo professor à luz dos conceitos discutidos nas oficinas anteriores.
Análise de produções de alunos publicadas na Comunidade Virtual, no Voz do Aluno ou em "estudos de caso" de sala de aula.
6. Produção de conhecimento - Sintetizar os conceitos trabalhados, articulando-os com a realidade da escola que estão inseridos e com o dia-a-dia da sala de aula.- Produzir textos para serem publicados na comunidade.
Produzir em grupo relatos de prática da sala de aula e das próprias oficinas pedagógicas, análise de textos de crianças, sugestão de atividades ou seqüência didáticas.

Além das seis oficinas, cada Oficina Pedagógica terá a Conversa Inicial com a apresentação dos objetivos de cada uma das oficinas e orientações iniciais e um Quadro Síntese da Oficina Pedagógica, que apresenta um panorama geral das atividades.

Junto às propostas das oficinas, serão inseridos boxes e hipertextos, contendo:

* Orientação para o coordenador: Sugestões para organização e condução do grupo.
* Para saber mais: Sugestão de livros, filmes ou links que podem complementar ou ampliar a reflexão proposta.
* Textos explicativos: Síntese das principais idéias e conceitos abordados na oficina e síntese de fechamentos (links para outras seções da Comunidade ou sites de educação).


Mais conteúdos sobre o Assunto

Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310