A produção textual do relato de prática - 4º passo
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Escrita vai, escrita vem
1. Réguas e compassos
Após ter redigido a primeira versão de seu relato de prática e ter refletido sobre foco temático, interlocutor projetado e concretude, e de ter feito alguns ajustes no seu texto em relação a esses aspectos, que tal agora analisar critérios gerais de avaliação de relatos de prática produzidos por interlocutores mais distantes? Tendo em vista a tabela abaixo, talvez você queira ir fazendo anotações para discutir com os/as colegas sobre sua interpretação dos critérios e como você os relacionou com o seu relato de prática.
Clique aqui para ver a tabela de critérios de avaliação do relato de prática.❯
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Critério | Descritor | Perguntas orientadoras |
Delimitação do tema e contextualização do foco do relato |
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Autoria e sustentação da reflexão desenvolvida |
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Análise e reflexão |
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Convenções da escrita |
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Pé na estrada
Você consegue identificar no seu texto os critérios elencados?
- Sublinhe no seu texto o que ele já apresenta em relação a cada critério.
- Quais perguntas orientadoras o seu texto responde?
- É necessário que o texto responda a todas as perguntas? Por que sim/não?
2. Horizontes ampliados
Como você bem sabe, qualquer texto que escrevemos sempre pode ser aprimorado, especialmente se, após decididos os interlocutores, tivermos ciência do que é esperado nessa interlocução projetada, tivermos trocado ideias com leitores de versões preliminares do texto e pudermos nos dedicar a reler, ponderar e ajustar nosso texto.
Vamos nos colocar agora na posição de interlocutores-avaliadores e usar os critérios que você conheceu para observar ainda mais de perto alguns relatos de prática. Escolha o(s) relato(s) que preferir e pense nas questões a seguir enquanto lê. Se quiser, vá fazendo anotações para discutir sobre a sua interpretação dos critérios e sua avaliação.
Relatos de prática
- Relato 1: Leia aqui o relato Trajetórias - o resgate da história de um lugar: uma vírgula onde era o ponto final, de Cleide da Silva Magesk (Duque de Caxias - RJ), sobre o projeto que desenvolveu com uma turma de Ensino Médio.
- Relato 2: Clique aqui e leia o relato É no detalhe que se faz a multimodalidade da linguagem da vida, de Juliana Battisti, sobre o projeto que desenvolveu com uma turma de Ensino Médio.
- Relato 3: Leia aqui o relato Pescador de emoções, de Edio Wilson Soares da Silva, sobre o projeto que desenvolveu com uma turma de Ensino Fundamental.
Pé na estrada
Leia o(s) texto(s) e faça anotações em relação aos seguintes aspectos:
- quais critérios de avaliação o relato cumpre e quais não cumpre;
- qual é o interlocutor projetado pelo relato e o que no texto dá pistas para essa projeção; essa projeção é compatível com o que os critérios preveem?
- considerando que você, como colega professor/a, deveria ser o interlocutor projetado final, quais alterações, cortes ou acréscimos você sugeriria para que ficassem mais nítidos o foco temático, o questionamento proposto para reflexão, a sustentação do tema.
3. Sentidos aguçados
Tendo praticado o uso dos critérios de avaliação, leia novamente as marcações que você fez no(s) texto(s) e converse com o/a colega sobre as qualidades discursivas do relato de prática, considerando as questões abaixo.
- os trechos que cumprem e os que não cumprem os critérios de avaliação;
- os trechos que dão pistas sobre o interlocutor projetado;
- o que poderia ser ajustado para melhorar o foco temático, a reflexão proposta, a sustentação do tema.
4. Interlocutores projetados
Há quem diga que escrever é sempre reescrever. Colocando o texto a público para ver os efeitos de sentido que conseguimos, ou não, provocar nos nossos interlocutores, a gente vê que pode intensificar algo ali, retomar e reforçar algum ponto lá que deu para perceber que nem todos entenderam como a gente gostaria, desfazer acolá alguma ambiguidade indesejada ou até inserir alguma nuance onde talvez tivéssemos dado impressão de certeza que ainda é dúvida.
Depois de deixar o seu texto descansar por um tempo, volte a ele, tentando se colocar no lugar desse interlocutor-avaliador do seu texto pautado pelos critérios que discutimos.
Pé na estrada
Leia novamente o texto que você escreveu e assinale:
- os trechos que cumprem e os que não cumprem os critérios de avaliação;
- os trechos que dão pistas sobre o interlocutor projetado conforme previsto nos critérios;
- o que poderia ser ajustado para melhorar a nitidez do foco temático e aprofundar a reflexão proposta.
Após ter analisado o seu próprio texto a partir dos critérios de avaliação e marcado possíveis ajustes, reescreva o texto para aprimorar as suas qualidades discursivas. Lembre-se de conferir se o seu texto expressa um questionamento e apresenta unidade temática, objetividade e concretude.