Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Curso on-line Nas tramas do texto: caminhos para reescrita

Inicio do conteudo

  

Para saber mais sobre o curso, leia as informações abaixo.

Objetivos

Nas tramas do texto foi criado com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos, por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes. E do aprofundamento conceitual nos conteúdos mobilizados nos processos de escrita e de reescrita.

Programa

O curso está organizado em quatro módulos:
 

Módulo 1

  • Produção de texto: uma prática social
  • O que é texto?
  • Textualidade: fatores pragmáticos discursivos
  • Outros fatores da textualidade

Módulo 2

  • Sequências tipológicas e textualidade
  • Textualidade: coerência e coesão
  • Narrativa em textos de alunos

Módulo 3

  • A crônica como produto cultural
  • Modos de construção da textualidade na crônica
  • As tramas da crônica
  • As tramas da crônica

Módulo 4

  • Metodologia no ensino de produção de textos: da contextualização
  • Da produção do texto para a revisão: as decisões e ações didático-pedagógicas
  • A produção e revisão coletiva e seu potencial para as aprendizagens favorecidas
  • O trabalho em parceria e seu potencial para aprendizagens
  • Revisitando a análise dos textos dos alunos - Avaliação diagnóstica

Metodologia

Este é um curso autoformativo, elaborado de modo que você não precise de um(a) mediador(a) para a aprendizagem. Desta forma, você organiza seus estudos de forma autônoma e flexível, conforme a sua disponibilidade de tempo, desde que dentro do período do curso.

O curso conta com recursos como: videoaulas; leituras e atividades comentadas; e fóruns autorregulados nos quais será possível trocar ideias e compartilhar compreensões com outros(as) colegas cursistas. E para refletir sobre o processo de aprendizagem, ao final de cada módulo o(a) participante responde a uma avaliação.

Público-alvo

Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Professores do Ensino Fundamental I também podem participar se tiverem interesse no ensino da escrita.

Carga horária e certificação

O curso oferece um certificado de 60 horas para os participantes que realizarem as quatro avaliações ao final de cada módulo e obtiverem um desempenho satisfatório, conforme os critérios estabelecidos no Guia do Estudante.

O que é preciso para participar

  • Dispor de cerca de 60 horas no período de dez semanas.
  • Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em Word e enviá-los.
  • Dispor de conexão estável regular com a internet.
  • Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.

 

Para dúvidas e informações sobre os cursos on-line do Programa Escrevendo o Futuro, envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br. As mensagens serão respondidas em até 24 horas, nos dias úteis.

 

Para se inscrever, clique no botão abaixo.

Inscrição


Conteúdo relacionado

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro
Endereço comercial: Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, CEP 05.404-010 São Paulo-SP
Central de atendimento: 0800 - 7719310
Fim do rodapé