Curso on-line Nas tramas do texto: caminhos para reescrita
Inicio do conteudo
Para saber mais sobre o curso, leia as informações abaixo.
Objetivos
Nas tramas do texto foi criado com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos, por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes. E do aprofundamento conceitual nos conteúdos mobilizados nos processos de escrita e de reescrita.
Programa
O curso está organizado em quatro módulos:
Módulo 1
- Produção de texto: uma prática social
- O que é texto?
- Textualidade: fatores pragmáticos discursivos
- Outros fatores da textualidade
Módulo 2
- Sequências tipológicas e textualidade
- Textualidade: coerência e coesão
- Narrativa em textos de alunos
Módulo 3
- A crônica como produto cultural
- Modos de construção da textualidade na crônica
- As tramas da crônica
- As tramas da crônica
Módulo 4
- Metodologia no ensino de produção de textos: da contextualização
- Da produção do texto para a revisão: as decisões e ações didático-pedagógicas
- A produção e revisão coletiva e seu potencial para as aprendizagens favorecidas
- O trabalho em parceria e seu potencial para aprendizagens
- Revisitando a análise dos textos dos alunos - Avaliação diagnóstica
Metodologia
Este é um curso autoformativo, elaborado de modo que você não precise de um(a) mediador(a) para a aprendizagem. Desta forma, você organiza seus estudos de forma autônoma e flexível, conforme a sua disponibilidade de tempo, desde que dentro do período do curso.
O curso conta com recursos como: videoaulas; leituras e atividades comentadas; e fóruns autorregulados nos quais será possível trocar ideias e compartilhar compreensões com outros(as) colegas cursistas. E para refletir sobre o processo de aprendizagem, ao final de cada módulo o(a) participante responde a uma avaliação.
Público-alvo
Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Professores do Ensino Fundamental I também podem participar se tiverem interesse no ensino da escrita.
Carga horária e certificação
O curso oferece um certificado de 60 horas para os participantes que realizarem as quatro avaliações ao final de cada módulo e obtiverem um desempenho satisfatório, conforme os critérios estabelecidos no Guia do Estudante.
O que é preciso para participar
- Dispor de cerca de 60 horas no período de dez semanas.
- Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em Word e enviá-los.
- Dispor de conexão estável regular com a internet.
- Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.
Para dúvidas e informações sobre os cursos on-line do Programa Escrevendo o Futuro, envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br. As mensagens serão respondidas em até 24 horas, nos dias úteis.
Para se inscrever, clique no botão abaixo.
Inscrição