Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Curso on-line Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas

Inicio do conteudo

 

Objetivos

 

  • Vivenciar uma sequência didática (SD) para escrever uma resenha de um produto cultural.
  • Compreender, a partir desta vivência, quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola.
  • Conhecer e refletir sobre atividades e exercícios que ajudam a pensar em como ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.
Programa

 

O curso é composto por sete módulos de uma a duas semanas cada, organizados da seguinte maneira:

Módulo 1: Conhecendo o curso e o ambiente virtual de aprendizagem.

Módulo 2: O que é e como se faz resenhas? Teoria e prática: a produção inicial do texto.

Módulo 3: Gêneros assemelhados e princípios gerais para a elaboração da sequência didática.

Módulo 4: O gênero resenha, plano global e conteúdo temático do texto.

Módulo 5: As características linguístico-discursivas do texto.

Módulo 6: Reescrita da versão final da resenha.

Módulo 7: Refletindo sobre o percurso: escrevendo uma resenha por meio de uma SD. O que se passou comigo?

 

Metodologia

 

O curso é mediado, ou seja, conta com um(a) mediador(a) especialista por turma, disponível para acompanhar e orientar os(as) participantes em seus estudos.

As atividades são realizadas no horário mais adequado ao(à) participante, respeitando os prazos finais estabelecidos no cronograma do curso, e são de diferentes naturezas:

  • autoformativas: exercícios realizados individualmente, sem interação ou mediação;
  • interativas: debates em fóruns;
  • mediadas: tarefas por escrito enviadas pelo(a) participante e comentadas pelo mediador(a).

 

Público-alvo

  

Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Duração

 

Doze semanas.

 

Carga horária e certificação

 

A carga horária total é de 80 horas e o curso oferece duas categorias de certificação para os professores e professoras que cumprirem com os critérios explicitados no Contrato Didático: Certificação Parcial, de 40 horas; e Certificação Total, de 80 horas. 

O que é preciso para participar

  

  • Dispor de cerca de 8 horas semanais para se dedicar ao curso.
  • Ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados.
  • Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em Word e enviá-los.
  • Dispor de conexão estável regular com a internet.
  • Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.

 

Para dúvidas e informações sobre os cursos on-line do Programa Escrevendo o Futuro, envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br. As mensagens serão respondidas em até 24 horas, nos dias úteis.

Inscrição


Conteúdo relacionado

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro
Endereço comercial: Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, CEP 05.404-010 São Paulo-SP
Central de atendimento: 0800 - 7719310
Fim do rodapé