Curso on-line Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas
Inicio do conteudo
- Vivenciar uma sequência didática (SD) para escrever uma resenha de um produto cultural.
- Compreender, a partir desta vivência, quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola.
- Conhecer e refletir sobre atividades e exercícios que ajudam a pensar em como ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.
O curso é composto por sete módulos de uma a duas semanas cada, organizados da seguinte maneira:
Módulo 1: Conhecendo o curso e o ambiente virtual de aprendizagem.
Módulo 2: O que é e como se faz resenhas? Teoria e prática: a produção inicial do texto.
Módulo 3: Gêneros assemelhados e princípios gerais para a elaboração da sequência didática.
Módulo 4: O gênero resenha, plano global e conteúdo temático do texto.
Módulo 5: As características linguístico-discursivas do texto.
Módulo 6: Reescrita da versão final da resenha.
Módulo 7: Refletindo sobre o percurso: escrevendo uma resenha por meio de uma SD. O que se passou comigo?
O curso é mediado, ou seja, conta com um(a) mediador(a) especialista por turma, disponível para acompanhar e orientar os(as) participantes em seus estudos.
As atividades são realizadas no horário mais adequado ao(à) participante, respeitando os prazos finais estabelecidos no cronograma do curso, e são de diferentes naturezas:
- autoformativas: exercícios realizados individualmente, sem interação ou mediação;
- interativas: debates em fóruns;
- mediadas: tarefas por escrito enviadas pelo(a) participante e comentadas pelo mediador(a).
Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Doze semanas.
A carga horária total é de 80 horas e o curso oferece duas categorias de certificação para os professores e professoras que cumprirem com os critérios explicitados no Contrato Didático: Certificação Parcial, de 40 horas; e Certificação Total, de 80 horas.
- Dispor de cerca de 8 horas semanais para se dedicar ao curso.
- Ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados.
- Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em Word e enviá-los.
- Dispor de conexão estável regular com a internet.
- Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.
Para dúvidas e informações sobre os cursos on-line do Programa Escrevendo o Futuro, envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br. As mensagens serão respondidas em até 24 horas, nos dias úteis.
Inscrição