Curso on-line Caminhos da escrita
Inicio do conteudo
- Compreender as práticas de letramento como práticas culturais, presentes no nosso dia a dia, histórica e socialmente contextualizadas, vinculadas às diversas esferas da vida social.
- Perceber as possibilidades de transposição didática de tais práticas para o trabalho com leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos em Língua Portuguesa na escola.
- Elaborar um projeto de práticas de letramento para ser realizado em sala de aula.
O curso é composto por seis módulos, cinco de duas semanas cada, e o último de quatro semanas, organizados da seguinte maneira:
Módulo 1: Reconhecendo o terreno
Unidade 1: Companheiros de Caminhada
Unidade 2: Caminhos que a escrita traçou
Módulo 2: Um passeio pela teoria: práticas de letramentos e multiletramentos
Unidade 1: Expedição temática: mas, afinal, o que é letramento?
Unidade 2: Aventurando-se por outros gêneros, esferas e suportes
Módulo 3: Estreitando distâncias com a escola
Unidade 1: Letramentos e transposição didática: da cultura para a sala de aula
Unidade 2: De olho na prática I
Módulo 4: Na estrada: possíveis caminhos
Unidade 1: De olho na prática II
Unidade 2: Refletindo sobre sequências didáticas
Módulo 5: Várias rotas e uma só linha de chegada
Unidade 1: Ainda analisando projetos e aprendendo
Unidade 2: Caminhando para o projeto coletivo final
Módulo 6: Atingindo a reta final
O curso é mediado, ou seja, conta com um(a) mediador(a) especialista por turma, disponível para acompanhar e orientar os(as) participantes em seus estudos.
As atividades são realizadas no horário mais adequado ao(à) participante, respeitando os prazos finais estabelecidos no cronograma do curso, e são de diferentes naturezas:
- autoformativas: exercícios realizados individualmente, com resposta automática, sem interação ou mediação;
- interativas: debates em fóruns;
- colaborativas: realizadas coletivamente;
- mediadas: tarefas por escrito enviadas pelo(a) participante e comentadas pelo(a) mediador(a).
Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
14 semanas
A carga horária total é de 80 horas e o curso oferece duas categorias de certificação para os professores e professoras que cumprirem com os critérios explicitados no Contrato Didático: Certificação Parcial, de 40 horas; e Certificação Total, de 80 horas.
- Dispor de cerca de 7 horas semanais para se dedicar ao curso.
- Ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados.
- Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em Word e enviá-los.
- Dispor de conexão estável regular com a internet.
- Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.
Para dúvidas e informações sobre os cursos on-line do Programa Escrevendo o Futuro, envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br. As mensagens serão respondidas em até 24 horas, nos dias úteis.
Inscrição