Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Curso on-line Caminhos da escrita

Inicio do conteudo

 

Objetivos

 

  • Compreender as práticas de letramento como práticas culturais, presentes no nosso dia a dia, histórica e socialmente contextualizadas, vinculadas às diversas esferas da vida social.
  • Perceber as possibilidades de transposição didática de tais práticas para o trabalho com leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos em Língua Portuguesa na escola.
  • Elaborar um projeto de práticas de letramento para ser realizado em sala de aula.
Programa

 

O curso é composto por seis módulos, cinco de duas semanas cada, e o último de quatro semanas, organizados da seguinte maneira:

Módulo 1: Reconhecendo o terreno
Unidade 1: Companheiros de Caminhada
Unidade 2: Caminhos que a escrita traçou

Módulo 2: Um passeio pela teoria: práticas de letramentos e multiletramentos
Unidade 1: Expedição temática: mas, afinal, o que é letramento?
Unidade 2: Aventurando-se por outros gêneros, esferas e suportes

Módulo 3: Estreitando distâncias com a escola
Unidade 1: Letramentos e transposição didática: da cultura para a sala de aula
Unidade 2: De olho na prática I

Módulo 4: Na estrada: possíveis caminhos
Unidade 1: De olho na prática II
Unidade 2: Refletindo sobre sequências didáticas

Módulo 5: Várias rotas e uma só linha de chegada
Unidade 1: Ainda analisando projetos e aprendendo
Unidade 2: Caminhando para o projeto coletivo final

Módulo 6: Atingindo a reta final

Metodologia

 

O curso é mediado, ou seja, conta com um(a) mediador(a) especialista por turma, disponível para acompanhar e orientar os(as) participantes em seus estudos.

As atividades são realizadas no horário mais adequado ao(à) participante, respeitando os prazos finais estabelecidos no cronograma do curso, e são de diferentes naturezas:

  • autoformativas: exercícios realizados individualmente, com resposta automática, sem interação ou mediação;
  • interativas: debates em fóruns;
  • colaborativas: realizadas coletivamente;
  • mediadas: tarefas por escrito enviadas pelo(a) participante e comentadas pelo(a) mediador(a).
Público-alvo

  

Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Duração

 

14 semanas

Carga horária e certificação 

 

A carga horária total é de 80 horas e o curso oferece duas categorias de certificação para os professores e professoras que cumprirem com os critérios explicitados no Contrato Didático: Certificação Parcial, de 40 horas; e Certificação Total, de 80 horas.

O que é preciso para participar

 

  • Dispor de cerca de 7 horas semanais para se dedicar ao curso.
  • Ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados.
  • Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em Word e enviá-los.
  • Dispor de conexão estável regular com a internet.
  • Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.

 

Para dúvidas e informações sobre os cursos on-line do Programa Escrevendo o Futuro, envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br. As mensagens serão respondidas em até 24 horas, nos dias úteis.

 

Inscrição


Conteúdo relacionado

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro
Endereço comercial: Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, CEP 05.404-010 São Paulo-SP
Central de atendimento: 0800 - 7719310
Fim do rodapé