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Análise de texto - Poema

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Para auxiliar professores e avaliadores a esmiuçarem o que os alunos-autores têm a dizer nas múltiplas camadas de suas escritas, selecionamos um texto de cada um dos gêneros e o analisamos.

Em cada trecho, há perguntas que orientam o olhar do leitor para a análise cuidadosa do poema, tendo como referência os critérios de avaliação do Caderno Poetas da Escola. Para ler a análise do fragmento, clique na caixinha de cor lilás.

A curva “Alá Campestre”

Marcas de autoria - Será que o título do poema motiva a leitura?

Campestre de Goiás
Esse é o nome dela
Cidade querida
Uma aquarela.

Adequação linguística – Evidencia-se o emprego de recursos poéticos?

Em sua entrada, uma curva tem,
E todos dizem logo:
- A lá Campestre!, olhe bem

Adequação linguística – Os recursos utilizados produzem efeitos estéticos apropriados?

Minha cidade é pequena e maravilhosa
Já teve seu momento de fama
O “da cidade cor de rosa”

Adequação linguística – Há efeitos sonoros no poema?

É um prazer apresentar
O que de melhor ela tem...

Tema – O texto se reporta, de forma singular, a algum aspecto da vida local?

Tem a Praça Pio Doze
Alegria das crianças
Que a tardezinha
Brincam cheias de esperança.

Tem o rio dos Bois
Com peixe de todos os tipos
Pintado, piau e até traíra
Um nome bem estranho
Que a muitos inspira.
Quem nunca viu alguém dizer
- Oh traíra!

Marcas de autoria – Como o olhar do autor aparece no texto?
Adequação linguística – De que forma se apresentam os efeitos sonoros no texto?

Tem a Serra da jiboia com suas histórias
Tem campos floridos com Ipês coloridos...

Adequação linguística – As repetições utilizadas favorecem a construção do poema?

Esse poema, é uma demonstração
Das belezas que a cidade tem
Tranquilidade e proteção
É o que mais chama a atenção.

Adequação discursiva – O texto apresenta uma peculiaridade local? Oferece elementos para que o leitor identifique sensações, sentimentos e experiências?

Essa é a minha cidade
Cidade que tanto amo
Sou uma criança
De apenas 10 anos
Espero que tudo aqui demonstrado
Seja no futuro preservado,
E o meu muito obrigado.

Marcas de autoria – Será que o aluno-autor expressa um olhar pessoal sobre algo que lhe chama a atenção?

Trocando em miúdos...

O que pode ser melhorado? Para tornar o texto analisado um “fiel exemplar olímpico” do gênero, nossa avaliação deverá apontar para a necessidade de:

  • ressaltar uma peculiaridade da vida local (com sons, cheiros, cores, sabores);
  • ampliar o emprego de recursos poéticos (como figuras de linguagem, repetição e posição de sons/palavras);
  • destacar a autoria, no sentido de explorar o olhar, as vivências, as sensações e emoções do aluno-autor em um determinado lugar da cidade;
  • revisar pontuação (vírgula e ponto final) e uso de letras maiúsculas (nomes próprios).

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