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Análise de texto - Artigo de Opinião

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Para auxiliar professores e avaliadores a esmiuçarem o que os alunos-autores têm a dizer nas múltiplas camadas de suas escritas, selecionamos um texto de cada um dos gêneros e o analisamos.

Em cada trecho, há perguntas que orientam o olhar do leitor para a análise cuidadosa do poema, tendo como referência os critérios de avaliação do Caderno Pontos de Vista. Para ler a análise do fragmento, clique na caixinha de cor lilás.

O desvio será bom ou ruim?

Marcas de autoria – O título antecipa a polêmica e motiva a leitura do texto?

O lugar onde eu vivo é uma cidade do extremo Sul do Estado do Espírito Santo, com uma população de sete mil quinhentos e treze habitantes, de acordo com o Censo do IBGE de 2010. O município tem o nome de Apiacá, não é tão grande e, na maioria das vezes, tudo o que acontece todos os moradores logo ficam sabendo, seja uma novidade ou problemas característicos de uma cidade pequena. Isso facilita a discussão constante de assuntos polêmicos.

Tema – O texto se reporta de maneira pertinente a alguma questão polêmica da realidade local?

Em nosso município, o governo propôs e quer fazer um desvio de estrada, porque nossa cidade está localizada justamente onde muitos caminhões passam, com bastante frequência, vindos de Minas Gerais, com sentido à BR 101. Isso acontece diariamente e nossa pequena Apiacá, todos os dias, é invadida por enormes carretas que, muitas vezes, competem por espaço com os carros dos moradores e com as bicicletas das crianças.

Adequação linguística – O texto deixa transparecer claramente o ponto de partida (dados)?

Adequação discursiva – A questão polêmica tratada é relevante para o autor, para a comunidade? E para outros leitores?

Convenções da escrita – O texto atende às convenções?

O problema é que, por ser muito frequente a passagem dos caminhões, muitas das vezes acontecem engarrafamentos dentro da cidade, o que acaba atrasando as viagens dos caminhoneiros. Além disso, o tráfego diário até mesmo estraga o asfalto da cidade, por causa do peso dos caminhões. O desvio que o governo pretende fazer facilitará a passagem dos caminhões, acabará com os engarrafamentos e os caminhoneiros não perderão mais tempo nas viagens, por causa desses problemas.

Adequação discursiva – O autor se posiciona claramente em relação à questão apresentada?

Como falamos, nossa cidade é pequena e, por isso, a possível ação está dando o que falar no município, dividindo opiniões: uns acham que seria muito bom, que ajudaria bastante o município, deixaria a cidade com o trânsito muito mais livre, diminuiria riscos de acidentes de bicicleta com as crianças e não atrapalharia o sono dos que moram próximo ao asfalto, já que os caminhões circulam por toda a noite; outro acham que seria muito ruim, pois deixaria a cidade “morta”, ou seja, sem movimento nenhum, pois o comércio da cidade depende muito desses caminhoneiros que por aqui passam, devido ao tamanho da cidade e ao seu pouco desenvolvimento econômico.

Adequação linguística – Os argumentos apresentados sustentam a opinião do autor perante o leitor a que se destina o texto?

Adequação linguística – Estratégias argumentativas como a refutação e posições de diferentes protagonistas do debate estão articuladas entre si e integradas ao propósito do texto?

Na minha opinião, o governo deveria investir no município, em casas populares, construir hospitais bem qualificados e deveria valorizar a área turística. Tudo isso, além de gerar muitos empregos e melhorar a qualidade de vida da população, iria ajudar muito a cidade a crescer, tanto economicamente quanto fisicamente. Assim, a estrada do desvio, hoje distante do município, seria uma rodovia de trânsito rápido próximo da cidade, e o comércio não dependeria apenas dos caminhoneiros, pois teria outras formas de se desenvolver, aproveitando crescimento de nosso município.

Marcas de autoria – Levando em conta o leitor e o propósito do texto, a tese construída é defendida por argumentos convincentes? Ao tentar convencer seus leitores, o autor utiliza diversidade de tipos de argumentos?

Trocando em miúdos...

O que pode ser melhorado? Para tornar o texto analisado um “fiel exemplar olímpico” do gênero, nossa avaliação deverá apontar para a necessidade de:

  • explicitar a questão polêmica;
  • enfatizar a tese defendida pelo aluno-autor;
  • inserir argumentos, de diferentes tipos, para sustentar a tese;
  • utilizar conectivos e expressões que introduzem argumentos (coesão);
  • investir nas marcas de autoria.

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