Portal Escrevendo o Futuro renova visual e organização dos conteúdos
programa EoF, portal escrevendo o futuro, formação docente, programa escrevendo o futuro
A sequência didática é uma metodologia que pode auxiliar o trabalho com os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. Trata-se de um conjunto de atividades que, ligadas entre si, estabelecem um grau crescente de complexidade na apresentação dos conteúdos, oferecendo modelos e indicando caminhos para que a turma se aproprie dos gêneros que fazem ou farão parte de seu repertório de aprendizagem.
Alguns dos princípios básicos que devem ser observados na criação e realização de uma sequência didática são: o resgate de conhecimentos prévios das(os) estudantes, a proposição de atividades que subsidiem a elaboração sobre o tema , a leitura de autoras e autores relevantes para ampliação do repertório e a construção de um espaço de interlocução para a apreciação e avaliação dos textos produzidos pela turma.
Para se aprofundar mais nas questões que envolvem essa metodologia, leia o artigo “Sequência didática - por que trilhar o caminho proposto”, escrito por Sônia Madi e publicado na edição de nº 23 da revista Na Ponta do Lápis.
Quer levar essa prática para suas aulas? Conheça, a seguir, duas sequências didáticas criadas pela professora Lara Rocha, que trabalham com as obras de Carolina Maria de Jesus e Geni Guimarães, propondo a produção escrita de diários:
A sequência didática Escritas de si em diálogo: um trabalho com o gênero diário propõe atividades para trabalhar o gênero diário a partir da leitura da obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus e de outras autoras que foram influenciadas por ela. As produções de texto sugeridas incluem a escrita de um diário individual e de um coletivo, desenvolvido por toda a turma.
O material Literatura afro-brasileira – Proposta de trabalho com o livro Leite do Peito, de Geni Guimarães é composto por um artigo, que reflete sobre a importância de trabalhar a literatura afro-brasileira na escola, e uma sequência didática, que traz orientações para a leitura da obra Leite do Peito, de Geni Guimarães, e para a elaboração de um diário de leitura pelas(os) estudantes.
Os Cadernos Docentes, elaborados pelo Programa Escrevendo o Futuro, também são exemplos de sequências didáticas com indicações para a produção dos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião que você, professora(or), pode utilizar no planejamento de suas aulas.
Portal Escrevendo o Futuro renova visual e organização dos conteúdos
programa EoF, portal escrevendo o futuro, formação docente, programa escrevendo o futuro
Conheça as educadoras da nova seção “Sala de professoras”
planejamento docente, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, formação docente, programa escrevendo o futuro
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.