Portal Escrevendo o Futuro renova visual e organização dos conteúdos
programa EoF, portal escrevendo o futuro, programa escrevendo o futuro, formação docente
On-line e gratuito, o curso é composto por textos, vídeos, áudios e exercícios que abordam os gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário
Estão abertas as inscrições para o curso “Avaliação textual”. Gratuito e on-line, o curso dá direito à certificado e pode ser concluído até o dia 29 de novembro.
O “Avaliação textual: análises e propostas” é um curso autoformativo, ou seja, sem a presença de um(a) mediador(a) nas turmas, e o(a) participante pode realizar seus estudos nos horários de sua preferência, garantindo flexibilidade e autonomia na gestão do processo.
Para se inscrever, clique aqui e acesse a página do curso “Avaliação textual”, e, na sequência, clique no botão “Quero me inscrever”. Para realizar sua inscrição é necessário ter o cadastro atualizado no Portal Escrevendo o Futuro e estar logado no momento. Veja também outros cursos com inscrições abertas aqui, mas lembre-se de que só é possível se inscrever em um curso por vez.
Leia mais:
- Passo a passo para se inscrever nos cursos on-line e autoformativos
- Inscrições abertas para cursos on-line, gratuitos e autoformativos
- Conheça as propostas do curso on-line e gratuito Nas tramas do texto
Sobre o curso
O “Avaliação textual” propõe reflexões e atividades que auxiliam o(a) participante a aprofundar-se nas características dos gêneros abordados, a partir da análise de diferentes aspectos de produções escritas ou audiovisuais, como adequação ao gênero, convenções da escrita, marcas de autoria, entre outras questões, com vistas aos processos de avaliação e aprimoramento. Após uma introdução sobre avaliação da escrita e multiletramentos, o curso é dividido em módulos que se aprofundam nos gêneros que fazem parte da Olimpíada de Língua Portuguesa: Crônica, Memórias literárias, Artigo de opinião, Documentário e Poema.
Além das explicações, vídeos com entrevistas, áudios e exercícios, o curso apresenta uma série de exemplos de textos e documentários. O objetivo é permitir ao(à) cursista conhecer melhor as características de cada um dos gêneros, ampliar a sensibilidade e os recursos como leitor(a), avaliador(a) e colaborador(a) das produções dos(as) estudantes e pensar no ensino e aprendizagem desses gêneros no contexto escolar.
Linguagem acessível e dimensão prática
A professora Priscila Werneck Avellar do Amaral, que atua na rede estadual de São Paulo, cursou o “Avaliação textual” no segundo semestre de 2019. Ela diz que as análises de crônicas e artigos de opinião compartilhadas durante o curso proporcionaram importantes reflexões sobre como conduzir o trabalho com esses gêneros.
“O curso apoiou minhas reflexões sobre como trabalhar com esses gêneros, o que esperar da aprendizagem dos estudantes e como avaliá-los. Algumas reflexões sobre poemas, também, foram extremamente importantes.”
A dimensão prática dos cursos também a agradou:
“Adorei a linguagem simples e objetiva, que nos leva à reflexão sobre as práticas em sala de aula. Algumas atividades dos cursos, eu copiava e adaptava à realidade dos meus estudantes.”
Atualmente trabalhando na formação de coordenadores, Priscila conta que sempre indica os cursos do Programa para os profissionais com que atua.
Estrutura
Organizado em cinco módulos, o curso tem carga horária total de 60 horas. Caso o(a) participante tenha interesse apenas nos módulo de alguns gêneros, ele pode cursar somente este módulo e obter um certificado parcial – de 10 horas para os módulos Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião ou de 20 horas para o módulo Documentário. Para isso, é preciso realizar as atividades de avaliação ao final de cada módulo.
O curso também conta com uma Biblioteca, que reúne os principais textos utilizados em cada módulo do curso, e um fórum Sala dos Professores para troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos entre os(as) participantes.
Veja algumas imagens do ambiente virtual de aprendizagem:
Aula
Entrevistas
Atividades
Biblioteca
Portal Escrevendo o Futuro renova visual e organização dos conteúdos
programa EoF, portal escrevendo o futuro, programa escrevendo o futuro, formação docente
Conheça as educadoras da nova seção “Sala de professoras”
planejamento docente, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, programa escrevendo o futuro, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.