Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC

As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC

texto - Jacqueline P. Barbosa; ilustração - Criss de Paulo

07 de agosto de 2023

Tempo de mudança

Explore a edição / Baixar PDF

Jacqueline P. Barbosa é professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) – Departamento de Linguística Aplicada –, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

O texto introdutório de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, pp. 65-66) explicita a finalidade maior do componente:

Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens. 

Embora, pareça uma afirmação bastante trivial, uma análise um pouco mais detida pode ajudar a tirar desse texto importantes decorrências teórico- -metodológicas e a pensar caminhos para a elaboração e concretização de currículos. A primeira, diz respeito ao termo LetramentoS, cunhado no plural, indicando, portanto, que se trata de considerar vários letramentos, não só: 

  • aqueles constituídos majoritariamente pela escrita (letramentos convencionais ou letramentos da letra), mas também os constituídos por outras linguagens e mídias (multiletramentos);

  • aqueles tradicionalmente valorizados pela escola, mas também os letramentos, em geral, ausentes (oficialmente) da escola, sobretudo os que constituem as formas de expressão e as práticas socioculturais das culturas juvenis, a cultura digital e as culturas locais;

  • os escolarizados, cuja dissertação-argumentativa representa o nível máximo de desconsideração de práticas de linguagem de referência, mas (e, nesse caso, sobretudo) os letramentos que constituem as práticas sociais;

  • os necessários para funcionar bem na sociedade, em uma perspectiva meramente adaptativa, mas também os letramentos críticos.

Não se trata também de simplesmente visar à apropriação desencarnada de objetos (gêneros, por exemplos), mas de “proporcionar experiências” e de possibilitar a “participação significativa e crítica”, ou seja, de criar/construir contextos em que práticas de linguagem possam ser significativas, em que a leitura não ocorra como tarefa escolar destituída de objetivo e de sentido e que a produção não aconteça apenas para aferir aprendizagens, mas que essas práticas sejam pautadas por finalidades compartilhadas e possam efetivamente contemplar o querer saber o que o outro (e também os estudantes) tem (têm) a dizer e estabelecer relações dialógicas que permitam a construção de conhecimentos, a apropriação de objetos e o desenvolvimento de habilidades.

Como forma de precisar mais os letramentos que devem ser contemplados, a BNCC vai destacar, entre outras, as práticas de linguagem contemporâneas. O presente texto pretende discutir brevemente algumas características dessas práticas, as justificativas de sua presença na escola, e, finalmente, como organizar o trabalho com essas práticas na escola.

Como são as práticas de linguagem contemporâneas?

Antes de trazer a caracterização que o próprio documento faz dessas práticas, cabe uma reflexão sobre elas, e algumas comparações podem ajudar a situar:

O que uma música dos Beatles em ritmo de rap, um meme e um trailer do tipo re-cut têm em comum?

Um re-cut trailer ou retrailler é um vídeo de mashup que usa gravações de um filme ou de seus trailers para criar um contexto completamente novo ou diferente do material original. Os mashups são trailers de paródia que mudam o humor ao adulterar filmes originais, por exemplo, um filme com uma trama assassina é feito para parecer uma comédia, ou vice-versa. Eles se tornaram populares na internet em 2005.

Muitas são as possibilidades de resposta, mas para o que interessa discutir aqui, embora no primeiro caso haja o predomínio da linguagem sonora (combinada com a verbal), no segundo da linguagem visual (imagem estática) e, no terceiro, linguagem visual (imagem em movimento) combinada com linguagem sonora, em todas essas produções houve uma edição e/ou combinação de materiais já existentes para produzir um novo material que potencializa outros/novos sentidos. É o que se costuma denominar por remix, termo originário da música, mas cujo uso se expandiu para outras situações de reuso como as mencionadas.

O que uma playlist musical comentada pode ter em comum com um álbum de obras de artes que denunciam a miséria humana e uma revista digital que agrega e comenta materiais de diversas fontes e em diferentes mídias sobre igualdade de gêneros?

Playlist significa lista de produção. Para exemplos de playlists musicais e sugestões de atividades para trabalho, veja: “Produzir uma playlist comentada com a turma”.

Novamente muitas são as respostas possíveis, mas os principais traços a se destacar é que no primeiro caso supõe-se uma ação de curadoria que envolve a seleção de exemplares já existentes de canções; no segundo, fotos; no terceiro, fotos, vídeos, áudios e/ou matérias diversas, a partir de algum critério definido, uma sequenciação/sobreposição dessas produções, possibilitando a construção de novos sentidos, o estabelecimento de novas relações e até mesmo a expansão da consciência, na medida em que novas relações podem ser estabelecidas.

O que um vlog literário tem em comum com um podcast de cinema como “RapaduraCast” (Cinema com Rapadura)? E o que o vídeo de um vlog cinematográfico tem em comum com um trailer honesto e o que tem de diferente?

Videoblogue (Videoblog, Videolog ou Vlog) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos. Com estrutura geralmente similar a weblogs e fotologs, possui atualização frequente e constitui-se como um site pessoal, mantido por uma ou mais pessoas. Os vídeos são exibidos diretamente em uma página, sem a necessidade de se fazer download do arquivo.

Trailer honesto é uma nova versão de trailers de filmes muito conhecidos. São produções que muitas vezes satirizam os originais, de maneira muito divertida, e permitem que o expectador veja os filmes de outra maneira; por exemplo: Sherlock.

Nos dois primeiros casos, para além de especialistas, leigos (que depois podem ou não se profissionalizar) podem publicar livremente (seguindo as regras das redes ou plataformas em questão) suas opiniões, trazer curiosidades, apresentar novidades etc., a respeito de produções culturais das quais sejam fãs ou gostem muito. Também o trailer honesto traz uma visão/opinião do espectador sobre a obra. O trailer tradicional é um recurso de marketing que tem a finalidade de divulgar e apresentar um filme que acabou de ser lançado ou será lançado em breve. São várias as estratégias de sedução empregadas para alimentar a curiosidade do espectador, como cenas impactantes e efeitos de animação, sonoros e de música, levando o público a se interessar pelo filme. Antes do surgimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das plataformas de compartilhamento do tipo YouTube, só o trailer (e a voz) do produtor circulava. Agora, o espectador (assim como o leitor e o ouvinte) tem direito à voz e a emitir sua opinião sobre o filme. No caso do trailer honesto, vale observar ainda a maior sofisticação dos recursos de edição: seleção e sequenciação de cenas, sincronização com efeitos sonoros e com a fala do narrador etc., que acabam por produzir outra narrativa sobre a história.

O que um vídeo-minuto e uma fanfic têm em comum e de diferente?

Vídeos-minuto que fazem remakes de obras cinematográficas, com intenção de homenagear, criticar e/ou fazer uso do humor, apresentam um grande desafio tanto para os produtores desses vídeos quanto para quem os assiste. Enquanto outros vídeos que circulam na web costumam trazer remake(s) apenas de determinada(s) cena(s) ou diálogo(s) dos filmes, sem um controle rígido do tempo, ao menos não explicitamente, os vídeos-minuto possuem um tempo préestabelecido e se propõem a abarcar, em um minuto, todo o filme ou ao menos seu sentido principal, com o maior número sequencial de ações e cenas possível e necessário para a produção dos efeitos desejados (retirado de Plataforma dos Multiletramentos — em construção/Acesso restrito).

Fan fiction (fanfiction ou fanfic) é uma narrativa ficcional escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames etc., sem que haja a intenção de ferir direitos autorais ou obter lucros. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.

Aqui não se trata de apresentar, descrever ou emitir opinião explícita sobre uma determinada obra, mas de produzir outras obras que de alguma forma dialoguem, derivem ou transformem a primeira. O vídeo-minuto até pode ser, sob certo sentido, tomado como um tipo de retextualização (como a montagem de esquete ou mesmo de uma peça de teatro ou ainda a produção de uma HQ sobre um romance). Mas no caso de uma fanfic trata-se de criar novos elementos, enredos e situações que possam expandir não só a trama central, mas, muitas vezes, o universo narrativo original. De qualquer maneira, novamente aqui a produção de uma obra pode ser colocada livremente em circulação.

As perguntas poderiam continuar e envolver produções como walkthroughs, com destaque para a forma como o tutorial é “reinventado” nesse gênero, ou os vários tipos de produções de divulgação científica, como as do canal Nerdologia, que partem da cultura pop para explicar conceitos científicos, de forma mais dinâmica que muitas vezes os vídeos intencionalmente didáticos fazem. Assim, alguém que deseje saber mais sobre o abolicionismo pode, além de consultar livros, assistir ao vídeo Abolicionismo e fim da escravidão. A questão que se coloca aqui, já bastante tematizada, é de confiabilidade da informação e adequação do recorte, já que qualquer um pode publicar vídeos como esse. Também poderia ser colocado em evidência o carácter colaborativo da Wikipédia, que é igualmente uma característica dos novos letramentos.

Todos esses exemplos envolvem produções multissemióticas, que supõem o trato com diferentes linguagens e o manejo de ferramentas de edição de áudio, foto e vídeo. Não sem razão, a BNCC (p. 71) menciona o manejo/uso dessas ferramentas em algumas de suas habilidades e acrescenta, nos domínios de habilidades gerais, referência a efeitos de sentidos ligados a elementos e recursos não só linguísticos, mas também semióticos:

  • Identificar e analisar efeitos de sentido decorrentes de escolhas e formatação de imagens (enquadramento, ângulo/vetor, cor, brilho, contraste), de sua sequenciação (disposição e transição, movimentos de câmera, remix) e da performance – movimentos do corpo, gestos, ocupação do espaço cênico e elementos sonoros (entonação, trilha sonora, sampleamento etc.) que nela se relacionam.
  • Identificar e analisar efeitos de sentido decorrentes de escolhas de volume, timbre, intensidade, pausas, ritmo, efeitos sonoros, sincronização etc. em artefatos sonoros.

As produções mencionadas também envolvem remixagem, hibridizações, curadoria (seja para selecionar o que é confiável e o que não é, seja como processo para atribuir novos sentidos a uma produção submersa num mar de conteúdos e informações, para “combinar” com outras produções), práticas colaborativas e, sobretudo, evidenciam um papel mais ativo, protagonista dos leitores/espectadores/ouvintes. Destacando as possibilidades abertas pela Web 2.0, ao alterar o fluxo de comunicação “de um para todos” para “de todos para todos”, autores como Garcia-Canclini (2012) e Feixa (2014) vão usar o termo “prosumidor”, como forma de destacar o hibridismo de papéis desempenhados pelos produtores mencionados: de alguém que não somente consome, mas também produz.

Por que trabalhar com essas práticas de linguagem na escola?

Ao caracterizar essas práticas de linguagem contemporâneas, a BNCC (p. 66) justifica sua presença nos currículos:

As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. Não só é possível acessar conteúdos variados em diferentes mídias, como também produzir e publicar fotos, vídeos diversos, podcasts, infográficos, enciclopédias colaborativas, revistas e livros digitais etc. Depois de ler um livro de literatura ou assistir a um filme, pode-se postar comentários em redes sociais específicas, seguir diretores, autores, escritores, acompanhar de perto seu trabalho; podemos produzir playlists, vlogs, vídeos-minuto, escrever fanfics, produzir e-zines, nos tornar um booktuber, dentre outras muitas possibilidades. Em tese, a Web é democrática: todos podem acessá-la e alimentá-la continuamente. Mas se esse espaço é livre e bastante familiar para crianças, adolescentes e jovens de hoje, porque a escola teria que, de alguma forma, considerá-lo? Ser familiarizado e usar não significa necessariamente levar em conta as dimensões ética, estética e política desse uso, nem tampouco lidar de forma crítica com os conteúdos que circulam na Web. A contrapartida do fato de que todos podem postar quase tudo é que os critérios editoriais e seleção do que é adequado, bom, fidedigno não estão “garantidos” de início. Passamos a depender de curadores ou de uma curadoria própria, que supõe o desenvolvimento de diferentes habilidades.

A respeito do tipo de participação que se pretende promover, já se disse no início desse texto que ela deve ser crítica, o que reforça a expectativa de pautá-la pelas dimensões ética, estética e política. Daí o papel da escola ser fundamental no tratamento dessas práticas.

Não é sem razão que a primeira habilidade da BNCC dos anos finais do Ensino Fundamental faz referência aos discursos de ódio, que atravessam as interações sociais atuais, em função da polarização ideológica atual, fomentada em muito pelos efeitos do tipo de curadoria produzido pelos algoritmos das redes sociais, que nos colocam interagindo principalmente com iguais. Nesse contexto, a escola tem um papel central no trato com as diversidades e com as diferenças.

Além da fidedignidade da informação do ponto de vista científico, algo já destacado anteriormente, é preciso ter em conta a curadoria de informações factuais diante da disseminação de fake news. Mais que isso, é preciso compreender o fenômeno da pós-verdade, a sobreposição de crenças e opiniões e procurar desenvolver uma postura flexível que permita rever opiniões quando fatos devidamente apurados as contradisserem.

É preciso levar em conta também que muitas dessas práticas e produções integram as formas de expressão e as práticas socioculturais das culturas juvenis e considerá-las é uma forma de dar voz aos estudantes, de propiciar que possam atribuir sentido às aprendizagens escolares sem que tenham que abrir mão de suas referências identitárias. Ao invés de aculturar, a escola deve promover percursos que ampliem as referências culturais, explorem as diversidades, até porque muitas das práticas contemporâneas de linguagem são marcadas por hibridismos culturais, outras de suas características.

Como organizar o trabalho com essas práticas de linguagem na escola?

A BNCC, na nota de rodapé da página 67, esclarece que o privilégio da escola ainda deve ser o do letramento da letra (o que não significa letramento escolar/ou escolarizado, mas muitos dos letramentos valorizados socialmente). Embora possam ser contemplados particularmente, dependendo da situação, um tipo de letramento não exclui o outro, tampouco precisam ser tratados separadamente. Projetos maiores que contextualizem propostas de produções de textos multissemióticos diversos podem relacioná-los. Abaixo, alguns exemplos de possíveis articulações.

  • Um projeto de trabalho com conto de fadas pode prever além da leitura e produção escrita de contos, gravações de leitura de histórias com efeitos sonoros, uma revista digital que reúna e comente sinopses e resenhas de livros e filmes de contos de fadas modernos, trailers, a escrita colaborativa e multissemiótica/multimidiática de um conto ou paródia de um conto, que articule texto verbal, ilustrações, gifs, vídeos, efeitos sonoros etc.
  • Uma das formas de registro de um estudo de campo pode ser um relato multimidiático, que articule escrita, fotos, depoimentos gravados, mapas, infográficos etc.
  • A leitura de um livro de literatura pode aparecer relacionada a rodas de conversas, postagens de comentários e resenhas em redes sociais de livros, realização de um vídeo-minuto, a escrita de uma fanfic, a produção de um vídeo como os que circulam em vlogs literários, entre outras possibilidades que poderiam ser de livre escolha dos estudantes.
  • Um trabalho de pesquisa pode contar com a elaboração de um mapa conceitual, de um infográfico, de uma reportagem científica (multimidiática ou não), com a produção de uma enciclopédia colaborativa, de um artigo de opinião, de um vídeo de divulgação científica ou até mesmo de um vídeo-minuto, se a pretensão for trabalhar com sínteses etc., ou com mais de uma dessas produções.
  • O resultado de trabalho de análise da cobertura da mídia sobre as eleições pode render a elaboração de um quadro comparativo, uma apresentação oral/seminário, uma seleção comentada de textos, matérias e/ou fotos, organizadas em uma ferramenta que agregue conteúdo, uma charge digital, um meme, uma fotorreportagem etc.

Da mesma forma que os novos letramentos não excluem os tradicionais, a parte comum de um currículo não deve ser separada de sua parte específica. Alguns dos exemplos de produções e práticas citadas nesse texto estão mencionados na BNCC. Todas devem ser contempladas? Em vários momentos do documento, está claro que se trata de exemplos possíveis (mesmo a indicação de ano também deve ser flexibilizada), que os contextos locais devem fundamentar e articular as escolhas feitas. Assim, importante é contemplar o trabalho com textos e produções multissemióticas nos diferentes campos de atuação considerados (o que supõe exploração das diferentes linguagens e o manejo de diferentes ferramentas digitais, sobretudo editores de áudio, vídeo e foto); levar em conta as práticas colaborativas, de curadoria, de remix de alguma forma em diferentes momentos do currículo; garantir que a dimensão ética, estética e política perpasse os processos de produção; e, sobretudo, que se considerem tanto processos de compreensão e análise desses textos multissemióticos quanto de produção, de forma a assegurar que os estudantes tenham voz e interação significativas, que possam experimentar vários papéis sociais e que possam, pautados por uma ética da responsabilidade mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais. (BNCC, 85)

Explore edições recentes

Edição nº40, Agosto 2023

"Semear, reflorestar e sonhar o Brasil"

Explore
Edição nº39, Novembro 2022

"Como repensar as questões étnico-raciais na educação"

Explore
Edição nº38, Abril 2022

"Palavra de educador(a): viver para contar e contar para viver. Experiências da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa"

Explore
Edição nº37, Agosto 2021

"Palavra como antídoto escrevendo um mundo novo"

Explore

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000