Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

Pequenos grandes poderes

Pequenos grandes poderes

Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, na Suíça, discute o poder da escrita e a importância de ensinar os gêneros argumentativos.

Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, na Suíça, discute o poder da escrita e a importância de ensinar os gêneros argumentativos.

edição - Ana Paula Severiano; texto: Joaquim Dolz; ilustração - Criss de Paul

07 de agosto de 2023

Jovens escritores ocupam as cidades, juntos escrevem o futuro

Explore a edição / Baixar PDF

Joaquim Dolz, pesquisador da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça, é especialista na teoria dos gêneros textuais. Em uma palestra para professores da rede pública do Estado de São Paulo, Dolz discutiu o poder da escrita e a importância crescente de ensinar os gêneros argumentativos na escola. Aqui, selecionamos e apresentamos alguns dos melhores momentos desse encontro.

Poderes da escrita

A democratização da escrita é a garantia de podermos viver juntos, de limitar a violência, porque ela permite uma transformação da relação com a linguagem, com a cultura e, talvez seja um pouco idealista, permite criar relações sociais diferentes. Assim, o compromisso pela educação e pelo letramento teria que ser um compromisso de todos os membros de uma sociedade que se quer democrática.

 

Disputas na democratização

No Brasil, há uma relação complexa entre poder e democratização da escrita. Em Genebra, já no século XVII, o problema da leitura e da escrita estava resolvido. Lá, os pastores protestantes queriam que todos tivessem acesso à Bíblia, então a leitura e a escrita se iniciavam muito cedo, o que contribuiu para o desenvolvimento cultural e econômico do país. Aqui, desde a época das capitanias hereditárias, quem tinha o poder da escrita era a elite. Os tabeliães e os oficiais do registro eram os responsáveis pela escrita e por estabelecer a propriedade das fazendas, ou seja, a escrita se
concentrava nos cartórios e nas ordens religiosas. Assim, tenho a hipótese de que, por razões diversas, o país teve tensões entre quem queria desenvolver a escrita para toda a população e aqueles que resistiam à democratização.

 

A construção de valores coletivos

Um exercício possível é fazer que os alunos escrevam as normas que têm de respeitar na aula: é a escrita da lei. Se esta é feita unicamente por certas pessoas, é possível manipular. Então, é importante ler e compreender a lei, porque estamos em um estado de direito. Um dos objetivos da democratização da escrita é que o aluno tenha uma relação diferente com a lei. Esse é um objetivo importante, que ajuda a desenvolver o que eu chamo de capital social. Há o capital econômico e é verdade que a escrita pode permitir um posto de trabalho melhor. Mas dominar a escrita é essencial para regular a vida coletiva, não apenas para conseguir mais dinheiro.

 

Língua como patrimônio

A língua portuguesa veio do sul de Portugal, ligada ao galego, e é importante saber como evoluiu e porque se transformou. Ainda se fala a língua que se falava na época das colônias, para a qual colaboraram os movimentos de migração africanos. Isso é patrimônio, o falante culto conhece a influência da literatura na fala e, assim, temos que discutir n a escola valores estéticos, e as novidades produzidas pelos grandes criadores atuais da língua têm que ter um lugar no ensino da língua portuguesa. É claro que é importante ler, escrever, falar, interagir com os outros, mas conhecer a história e a produção cultural atribuem um valor à língua.

 

Variedade linguística, mediação e acesso ao saber

Quando o menino chega à escola, ele fala a variedade da família. Depois, isso se amplia. Não há razão para penalizar as variedades dialéticas do aluno. É preciso que ele compreenda e possa se comunicar com outras variedades e, principalmente, com a variedade da escola que é a ferramenta fundamental para o acesso ao saber.

 

Língua, preconceito e identidade

A língua está ligada à identidade. O pensamento, quando dominamos a língua, funciona a partir dela e isso tem influência na construção da sua identidade. Eu sou atrevido e velho, não tenho vergonha de falar mal o português, mas há pessoas que sim, porque sabem que sua fala faz
parte de sua identidade. A sociedade brasileira, que é muito classista, marca as diferenças sociais também pela fala e pela escrita. Então, a perda de identidade não é boa, mas ganhar registros, ganhar possiblidades sem ter preconceitos com outros abre muitas portas aos alunos.

 

Narrar

A escola trabalha com frequência os gêneros narrativos. Há centenas de textos de ficção, de lendas e muitas vezes a transmissão da cultura do país se faz pelas narrações. No Brasil, há uma coleção magnífica de fábulas e lendas que têm um sabor diferente, contribuem para a construção de identidade nacional. São interessantes também para a construção de valores sociais. Estes não estão unicamente nos textos argumentativos, a finalidade de uma fábula pode ser a transmissão de um valor e, por isso, há uma moral. O acesso à literatura significa ainda entrar em um universo diferente, representa capital cultural e desenvolve valores estéticos. É uma leitura que propicia enorme prazer, porque forma e fundo se combinam e permitem o desenvolvimento da imaginação.

 

Expor e explicar

Expor e explicar é fundamental na escola, pois isso permite aprender e transmitir saberes. Se são trabalhados apenas os textos narrativos, não se consegue que o aluno domine e compreenda tudo. O fundamental aqui é o capital cultural. Capital econômico todo mundo sabe o que é. Capital social é o que nos permite o relacionamento, suas fronteiras são mais limitadas. Quando falo de capital cultural, falo do conhecimento. Em uma sociedade democrática, o capital cultural e o acesso ao capital social precisam ser compartilhados. Desse modo, aprender textos da ordem do saber permite passar no vestibular e ter acesso à universidade e ao trabalho.

 

O que é argumentar?

Não se pode simplesmente impor valores. As leis não são neutras, os cidadãos têm o direito de questioná-las e de discuti-las. Mesmo a construção delas é resultado de um debate. Quando trabalhamos a argumentação com os alunos, estamos trabalhando algo fundamental na vida social, que é o diálogo com o pensamento do outro, ainda que o outro pense de maneira muito diferente da nossa. Esse diálogo com o pensamento do outro é a minha definição do que é argumentação.

 

Argumentar para dialogar

Qual é a finalidade da argumentação? Transformar o pensamento do outro. Para isso, é necessário levar em consideração esse pensamento para transformar, não para impor. É o diálogo que permite regular a vida coletiva em uma sociedade democrática. Assim, o aluno tem que desenvolver autonomia de opinião. A argumentação é onipresente na vida social. Quando se conta uma fábula, que tem uma moral, o texto é narrativo, mas a finalidade é argumentativa. Do mesmo modo, o diálogo entre a raposa e o lobo também pode ser argumentativo. Então, o trabalho sobre a argumentação pode incluir uma reflexão sobre o que é a dialética, o raciocínio lógico, a persuasão.

 

Um modelo de argumentação para a escola

A argumentação tem a ver com educação cívica. O modelo da argumentação que deram alguns deputados de diferentes partidos políticos no Brasil não representa um exemplo de sociedade civilizada, porque eles insultavam as pessoas. Este não é um referencial adequado para os alunos, porque não é o padrão da sociedade que eu gostaria que eles vivessem. A escola tem que dar um modelo no sentido de construir. O insulto, o argumento contra a pessoa não pode ter cabimento. A língua, o órgão, não tem ossos, mas pode fazer muito mal, um insulto pode fazer tão mal quanto um golpe. Na escola, temos que abordar o uso da linguagem para a comunicação, o diálogo.

 

A importância do ensino da gramática

Alguns dizem que a gramática não serve para nada, mas refletir sobre a língua é importante. Lev Vygotsky, um grande pensador do desenvolvimento da linguagem e do desenvolvimento do sujeito, dizia que, além de aprender, é preciso ter controle consciente do que fazemos. Assim, é a gramática que nos ajuda a refletir sobre a frase, sobre o discurso e sobre o funcionamento dos textos na comunicação. O ensino não é unicamente prática de linguagem, é também refletir sobre os procedimentos.

 

O papel do professor

Houve um tempo, em que nós, os pesquisadores, pensávamos que a pesquisa resolveria os problemas da educação. É verdade que a pesquisa ajuda a compreender os fenômenos de ensino e aprendizagem. É verdade que as ferramentas do professor, uma sequência didática bem elaborada, ajudam o trabalho da aula. Mas também é verdade que o professor precisa saber o que está fazendo e por que está fazendo. 

As condições e as ferramentas de trabalho devem ser debatidas, mas nada é tão importante quanto a formação e o compromisso do professorado: recrutar alunos, motivá-los para escrever com a criação de projetos e dialogar, deixar que os alunos falem. A prática cotidiana da escrita é um diálogo sobre ela mesma e seus processos de aprendizagem, que vão ajudar o aluno a compreender o que está fazendo e a desenvolver sua linguagem, o que é fundamental para a sociedade brasileira atualmente.

 

 


Revista Na Ponta do Lápis n. 28Revista Na Ponta do Lápis
Ano XIII
Número 28
Janeiro de 2017

Clique aqui para baixar a revista (PDF)

Explore edições recentes

Edição nº40, Agosto 2023

"Semear, reflorestar e sonhar o Brasil"

Explore
Edição nº39, Novembro 2022

"Como repensar as questões étnico-raciais na educação"

Explore
Edição nº38, Abril 2022

"Palavra de educador(a): viver para contar e contar para viver. Experiências da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa"

Explore
Edição nº37, Agosto 2021

"Palavra como antídoto escrevendo um mundo novo"

Explore

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000