Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

O passado ressignificado

O passado ressignificado

Mônica de Souza Serafim, docente da UFCE, compartilha reflexões sobre o gênero Memórias Literárias.

Mônica de Souza Serafim, docente da UFCE, compartilha reflexões sobre o gênero Memórias Literárias.

texto - Mônica de Souza Serafim; ilustração - Criss de Paulo

07 de agosto de 2023

Jovens escritores ocupam as cidades, juntos escrevem o futuro

Explore a edição / Baixar PDF

Iniciamos este texto com uma pergunta: “Como podemos caracterizar o gênero textual Memórias literárias?”. No entanto, reconhecemos que existem, pelo menos, quatro respostas, se considerarmos que um texto apresenta condições de produção, um plano global, aspectos linguístico-discursivos e marcas de autoria que o caracterizam.

1. As condições de produção: a entrevista e a retextualização

O gênero Memórias literárias faz parte do domínio discursivo autobiográfico, que é composto de gêneros como autobiografias, biografias e relatos pessoais. Todos apresentam características composicionais que os assemelham: textos escritos em 1ª- pessoa, que registram fatos de uma vida inteira ou de parte dela. No caso da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, há uma especificidade que os caracterizam: a realização de uma entrevista.

Os alunos que participam da Olimpíada, nessa categoria, têm entre 13 e 14 anos, idade em que, convenhamos, ainda não possuem um longo passado a ser relembrado, e, para resolver essa questão, o desafio proposto é de que esse texto tenha como “alimento” as lembranças de um antigo morador. Para isso, o professor, os alunos e os demais membros da gestão escolar buscam, no entorno escolar, pessoas que possam ser entrevistadas e estejam dispostas a contar histórias de seu passado para, assim, “alimentar” o texto dos alunos.

Antes de trazer essa figura tão importante para a construção desse texto, são realizadas, nas salas de aula, oficinas, cujo objetivo é proporcionar subsídios para a entrevista com o antigo morador. Essa entrevista será, posteriormente, retextualizada e transformada no texto de Memórias literárias.

Esse movimento é extremamente importante para que os alunos percebam a transformação de um gênero em outro – da Entrevista para Memórias literárias –, e de uma modalidade de língua em outra – da oralidade para a escrita.

Durante esse processo, os alunos utilizarão estratégias de retextualização que contribuirão para dar forma ao novo texto, tais estratégias, segundo Marcuschi (2004) podem ser de: eliminação – retirar marcas de oralidade; inserção –, inserir a pontuação adequada e necessária no texto escrito para garantir os efeitos de sentido; substituição – de formas coloquiais por outras mais formais, ou de formas menos expressivas por outras mais literária; seleção – selecionar o que é mais relevante para a narrativa; acréscimo – acrescentar trechos, palavras ou até fatos mais sugestivos e expressivos; reordenação, reformulação e condensação – organização e agrupamento das ideias.

Além disso, a entrevista permite também que o aluno, após coletar diversos aspectos da vida do entrevistado, escolha um entre tantos assuntos para serem contados por escrito: “O que é importante que seja escrito? Por que é importante? Para quem será escrito? Onde este texto circulará?”, são perguntas necessárias para que a entrevista ajude o aluno a estabelecer a macrounidade de sentido do texto.

 

2. O plano global

No plano global, o gênero textual Memórias literárias apresenta algumas características:

  • Início, meio e fim bem demarcados. O início do texto é dedicado a situar o leitor no tempo e no espaço a serem rememorados. Relato de fato(s) marcante(s) e os motivos que o tornam significativos são descritos ao longo do texto, que pode ser concluído com uma cena ou um fato vivido pelo narrador em um momento passado ou com o deslocamento do narrador para o tempo presente.

  • A narração poderá ser em 1ª- pessoa com narrador-personagem, aquele que narra e participa dos fatos por ele narrados ou com narrador-testemunha, que narra enquanto testemunha os fatos vividos e narrados por outrem. Qualquer um dos narradores considera apenas o seu ponto de vista, não sendo relevante em polêmicas e opiniões de outros que não estejam envolvidos nos fatos.

  • Além disso o texto deve apresentar sequências textuais narrativa e descritiva para que o leitor saiba a respeito dos fatos, dos lugares, das personagens e dos costumes abordados no texto, que se sinta enredado pelas motivações sensoriais de cheiro, gosto, aparência, sons etc. de um objeto, fato, ou personagem descrito.

 

3. Os aspectos linguísticos e discursivos

Esses aspectos precisam levar o leitor a perceber a expressividade, os efeitos de sentido advindos das escolhas lexicais e estilísticas que contribuirão para a literariedade do texto. Esses efeitos podem ser conseguidos por meio das figuras de linguagem, das expressões regionais e também do uso intencional de expressões típicas da oralidade que conferem um efeito ao estilo do texto.

 

4. As marcas de autoria

A autoria, segundo Possenti (2002), pode ser percebida por meio das vozes que o autor cede aos outros. Essas vozes revestem-se de caráter interacional, o contato antigo morador e aluno produz o viés individual, a produção do texto de Memórias literárias, indicando a presença de um autor para um leitor.

Configuram também como importantes marcas de autoria o uso orquestrado das vozes do narrador e a escolha do título, que precisa instigar o leitor e jamais ser confundido com o tema “O lugar onde vivo”.

No texto “O mundo encantado do engenho”, finalista da edição de 2012 da Olimpíada, no gênero Memórias literárias, vamos analisar as quatro possíveis respostas, mencionadas e descritas neste artigo: condições de produção, plano global, aspectos linguístico-discursivos e marcas de autoria.

O mundo encantado do engenho

Já no título o leitor se transporta para o mundo encantado que o autor irá construir ao longo de todo o texto. Este mundo encantado não é o de um castelo, mas aquele contado e vivido pelas lembranças, aos olhos do morador de um engenho que outrora existiu.

Sentado aqui no alpendre da casa-grande, olhando em volta desse mundo silencioso em que hoje vivo, me lembro de cada momento que passei neste lugar. O rodopiar dos ventos no canavial, o cheiro da cana verde misturado ao ar puro das águas cristalinas do açude, o barulho dos animais, as vozes dos trabalhadores... Tudo isso está guardado na minha memória.

Logo no início, o texto ajuda o leitor a situar-se no tempo e no espaço. Além disso, há uma seleção do que será tratado, a vida em um antigo engenho.

Era época de fartura, o engenho acolhia de braços abertos todos os que ali iam chegando. Meu pai, homem forte, comandava com braveza e ao mesmo tempo com humildade os trabalhadores que rudemente transformavam com habilidade a cana em rapadura.

Dentro e fora do engenho ouvia-se o lepe-lepe das palhetas, mexendo o tacho fervente de mel. A moenda subia e descia com um ranger musical, esmagando a cana e soltando uma garapa esverdeada. Jumentos iam e vinham, trazendo nos lombos cangalhas cheias de cana, cujas folhas se arrastavam pelo chão e pareciam cantar uma canção, alegrando nossos ouvidos.

Neste trecho podemos perceber as apreciações, sensações e impressões do narrador, que enredam o leitor.

O cheiro vindo da gamela da rapadura, ora com mistura de cravo e erva-doce, ora de coco, fazia com que aguçasse o paladar de quem passava. As mulheres esparramavam o mel na pedra para começar o puxa-puxa do alfenim, seus corpos moviam-se sem parar, pareciam bailarinas ou... borboletas.

O almoço dos trabalhadores era feito na casa-grande e logo de manhã cedo os jumentos encostavam-se ao engenho, trazendo em caçuás as enormes panelas cheias de comida, geralmente a carne dos porcos que eram criados na fazenda. Enquanto alguns mexiam os tachos, outros sentavam no chão para pegar o de comer.

À tardinha esfriavam os corpos para irem banhar-se no açude. De longe ouviam-se os gritos das maritacas misturados à algazarra dos trabalhadores, que pareciam crianças brincando de pega-pega. Ceavam na casa-grande... E vinham chegando, no corpo traziam o cheiro gostoso do sabonete Alma de Flores, considerado um luxo naquela época; cabelos limpos, cheios de brilhantina, que espelhavam de longe.

Neste parágrafo, notamos a presença de indícios da realizacão da entrevista com algum antigo morador do lugar, aqui retratado, pois os termos, o uso de palavras e expressões próprias do falar local e o modo de vida descrito não foram certamente vivenciados pelo jovem aluno.

Depois da ceia, sentavam em redes ou tamboretes, iluminados pelo clarão da lamparina, e contavam histórias reais ou de trancoso. O café era servido, e o canivete, retirado da cintura, para cortar o fumo de rolo com o qual faziam um cigarro grosso, enrolado com palha de milho seco que pegavam na tolda, o isqueiro de metal a querosene rodava de mão em mão para acender os cigarros. Alguns resolviam ir namorar, mesmo que o pai da moça ficasse no meio dos dois.

Naquele tempo tudo era diferente, as pessoas eram mais amigas umas das outras e viviam mais felizes.

Hoje, o engenho está de pé, bem conservado, as pessoas sempre vêm para tirar retratos e ouvir histórias de como funcionava tudo aquilo, mas nunca vão entender como funcionava o coração, a amizade de cada pessoa que ali vivia, pois essa máquina de tirar retrato jamais vai retratar as lembranças, as saudades e a história real do mundo encantado do engenho.

(Texto baseado na entrevista feita com o senhor José Enias Bessa.)

Aluna: Isabela Kethyes Bezerra Bessa
Professora: Maria Gisélia Bezerra Gomes
Escola: E. M. E. F. Urcesina Moura Cantídio – Alto Santo (CE)

As questões tratadas neste artigo podem nos dar a ideia da dimensão desafiadora, instigante e delicada que é o processo de produção dos textos de Memórias literárias, uma ação que estabelece o compromisso com tantos passados: “Eu conto a minha história; você a salva do esquecimento” (Altenfelder e Clara, 2014).

Revivê-los ou fazê-los conhecidos seria muito pouco. Contrariando o que diz a canção Amo você, de Luiz Guedes e Tomas Roth, na voz de Peninha: “O que passou, passou, não importa”. Na verdade, o encontro de gerações, que está vivo no gênero Memórias literárias, é que é o grande mote!

OUTRAS LEITURAS

ALTENFELDER, Anna Helena; Clara, Regina Andrade. Se bem me lembro... Caderno do Professor: Orientação para produção de textos. São Paulo: Cenpec, 2014.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita – Estratégias de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.

POSSENTI, Sírio. “Indícios de autoria”, in: Revista Perspectiva. Florianópolis, nº- 1, jan./jun., 2002, pp. 105-124. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/ 10411/ 9677>. Acesso em 8 de dezembro de 2016.


Mônica de Souza Serafim é professora da Universidade Federal do Ceará e docente da Rede de Ancoragem da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.


 

Revista Na Ponta do Lápis n. 28Revista Na Ponta do Lápis
Ano XIII
Número 28
Janeiro de 2017

Clique aqui para baixar a revista (PDF)

Explore edições recentes

Edição nº40, Agosto 2023

"Semear, reflorestar e sonhar o Brasil"

Explore
Edição nº39, Novembro 2022

"Como repensar as questões étnico-raciais na educação"

Explore
Edição nº38, Abril 2022

"Palavra de educador(a): viver para contar e contar para viver. Experiências da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa"

Explore
Edição nº37, Agosto 2021

"Palavra como antídoto escrevendo um mundo novo"

Explore

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000