Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

O trabalho epilingüístico na produção textual escrita

Inicio do conteudo

Autora: Stela Miller
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação Disciplina: Metodologia do Ensino Fundamental (séries iniciais) – Língua Portuguesa – Departamento de Didática (Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília)

Onde encontrar: ANPED

RESENHA

Neste artigo, Stela Miller explica o que é o trabalho epilingüístico e sua importância para a aprendizagem do texto escrito. Para ela, existem diferentes atividades que o leitor/escritor realiza ao envolver-se com o texto escrito:

  1. a) atividade epilingüística – é o exercício de reflexão sobre o texto lido/escrito e da operação sobre ele a fim de explorá-lo em suas diferentes possibilidades. Dizendo em outras palavras, é a reflexão que quem escreve ou lê faz enquanto escreve ou lê, para compreender ou atribuir sentidos ao texto, verificar sua lógica, coesão, coerência, adequação das categorias gramaticais e ortografia, seja como leitor que precisa entender o que lê, seja como autor que deseja que seu leitor entenda o que escreve;
  2. b) atividade lingüística – o próprio ato de ler e escrever;
  3. c) atividade metalingüística – capacidade de falar sobre a linguagem, descrevê-la e analisá-la como objeto de estudo (a gramática convencional).

A autora, então, inicia o texto revelando ao leitor os conceitos que toma como objeto de estudo em seu artigo, para depois refletir sobre o modo como a escola tem trabalhado o ensino de gramática:

"Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, via de regra, a aprendizagem da escrita de textos tem sido feita de forma desarticulada da aprendizagem da gramática da língua materna, cujo ensino orienta o aluno a realizar exercícios que dão prioridade aos aspectos descritivos dos fatos lingüísticos e cuja abrangência não excede o limite da frase. (...) Não tem sido feita, portanto, a necessária integração entre os dois domínios, ou seja, a atividade de produção de textos (atividade lingüística) e a análise lingüística voltada para a sistematização dos conhecimentos (atividade metalingüística) são ações desarticuladas, não guardando entre si nenhuma relação que possa garantir a compreensão dos conteúdos e procedimentos envolvidos em ambas as atividades." (página 2)

Essa desarticulação, para a autora, cria um distanciamento entre as atividades lingüísticas (o próprio ato de ler e escrever) e as metalingüísticas (capacidade de falar sobre a linguagem, descrevê-la e analisá-la como objeto de estudo). Continuando seu artigo, a autora diz que a distância criada entre essas duas atividades prejudica a aprendizagem, porque dificulta a transferência de conhecimentos relativos aos aspectos gramaticais da língua para a realização da tarefa de produzir textos coesos e coerentes dentro do gênero textual pretendido.

Segundo a autora, o que falta é desenvolver com os alunos a atividade epilingüística para preencher essa distância e acabar com a desarticulação. Para ela, a atividade epilingüística - a reflexão e a operação sobre a linguagem realizada durante o processo de escrita e voltadas para a compreensão do uso que se faz dos conceitos lingüísticos presentes na situação de comunicação com que se está trabalhando - além de contribuir de modo eficaz para que o aluno articule bem sua escrita ou leitura, permite que ele se torne capaz de escrever textos de modo cada vez mais próximo do padrão culto da língua.

Leia a versão integral e aproveite!

 


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé