Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Nas ondas do rádio

Inicio do conteudo

A professora Alzeni Pinheiro de Souza, da Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves, em Três Marias (MG), participa do Prêmio Escrevendo o Futuro desde sua primeira edição em 2002. Ela faz muitos elogios ao projeto e comenta que a partir dele realizou várias experiências e incorporou novas metodologias à sua prática. No entanto, ela não esperava que o trabalho fosse tão longe, ultrapassasse os muros da escola. Apesar de nenhum de seus alunos chegarem entre os semifinalistas, nem por isso a poesia deixou de fazer parte da vida deles.

Tudo começou com o aniversário de 40 anos de emancipação política do município, em 2003. A escola não podia deixar de marcar presença nas festividades. A agitação começou em março com diversas atividades: pesquisas, elaboração de cartazes, maquetes, painéis; produção de textos em verso e prosa sobre a cidade de Três Marias, seus habitantes, sua história e cultura. Todos trabalharam muito, inclusive os alunos que participaram do Prêmio no ano anterior.

De todo o material produzido, os poemas chamaram a atenção da professora. “Os poemas me emocionaram. Notei o quanto eles haviam aprendido com as oficinas do Programa Escrevendo o Futuro, lembra Alzeni.

Preocupada em divulgar os poemas dos alunos, a professora procurou a diretora da escola que, igualmente encantada, sugeriu uma conversa com o diretor da Rádio 98 FM, de Três Marias. “A idéia era criar um espaço de leitura na programação da emissora. Para nossa surpresa, o diretor também se animou com a proposta. Todas as tardes, de segunda a sexta-feira, meus alunos se tornariam locutores por alguns minutos, lendo os poemas produzidos em sala de aula”.

Durante uma semana, poemas levados por ondas de rádio se espalharam pela cidade, chamando a atenção da população e gerando comentários nas praças, ruas e casas de Três Marias. A repercussão foi tanta que o diretor da 98 FM ofereceu um horário fixo, em três dias da semana, para que os alunos apresentassem o programa Rádio-escola, com poesia, notícias da escola e música.

O programa já está no ar há quatro anos. Atualmente é apresentado às quintas-feiras às 13:15h e faz parte da programação da Rádio Comunitária Canaã.

Para Camila Sâmara, uma das alunas que participou do Escrevendo o Futuro em 2002, a rádio virou rotina mesmo. Contratada pela 98 FM, ela apresenta diariamente um programa que torna mais alegres as tardes em Três Marias.

Uma história puxa outra...
Se você também tem ou conhece uma boa história envolvendo participantes do Escrevendo o Futuro, escreva para nós:
escrevendocomunidade@cenpec.org.br


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Conséd
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé