Uma festa para os livros e para a leitura
livros, formação leitora, feiras literárias, literatura
Para pensar e praticar uma educação antirracista no Brasil é preciso, em um primeiro momento, reconhecer as desigualdades históricas presentes em nossa sociedade e compreender como elas se manifestam, por exemplo, em projetos pedagógicos que abordam conteúdos e conhecimentos forjados em uma visão de mundo uniforme, homogênea. No bojo deste entendimento está o compromisso de construir paradigmas para o ensino e aprendizagem nas escolas que acolham as diferentes epistemologias, os outros saberes e as contribuições culturais elaboradas a partir da diversidade de povos e etnias que compõem o nosso tecido social.
Como fruto das lutas promovidas pelos movimentos negro e indígena, tivemos, no âmbito das políticas públicas, dois importantes marcos para a concretização de uma educação para as relações étnico-raciais: a Lei nº 10.639, de janeiro de 2003, que tornou obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas nos currículos da educação básica, com o intuito de dar visibilidade à história das populações negras no país, destacando suas tradições e contribuições para a formação da sociedade brasileira; e a Lei 11.645, de março de 2008, que ampliou essa perspectiva tornando obrigatória também a inclusão da História e Cultura Indígenas.
Apesar dos avanços trazidos por estas normativas, as escolas brasileiras ainda enfrentam desafios para implementar uma concepção de educação que valorize e celebre as narrativas plurais presentes em nossa formação e constituição social. Um dos fatores que contribuem para que isso ocorra é a existência de lacunas significativas nos processos formativos de professoras e professores.
Neste sentido, a presença de pensamentos, saberes, ciências e conhecimentos diversos produzidos por personalidades, cientistas, autoras e autores negras(os) e indígenas deve compor o planejamento docente de forma integral e independe de um calendário de eventos circunscritos aos meses de abril e novembro.
E pensando justamente nas premissas de celebrar, memorar e repertoriar, reunimos neste especial conteúdos que abordam a história, a literatura e as culturas negras e indígenas para que estas temáticas possam integrar, de forma contínua, os programas de ensino de Língua Portuguesa de professoras e professores nas salas de aula brasileiras.
Materiais em diálogo com a Lei nº 10.639/03
Revista Na Ponta do Lápis – sonhar um sonho tão bonito: como pensar as questões étnico raciais na educação
Conheça a edição nº 39 da revista Na Ponta do Lápis, que reúne artigos, literatura, entrevista e projetos para a sala de aula, com enfoque nas questões étnico-raciais na educação. Neste número você encontra:
Artigos
Planos de aula e orientação para a prática
Veja alguns planos de aulas e propostas de atividades de Língua Portuguesa alinhados à Base Nacional Comum Curricular para você, professora ou professor, trabalhar com as suas turmas:
Entrevistas
Confira entrevistas com diversas escritoras(es) artistas e personalidades negras(os) sobre suas trajetórias de vida e arte:
Podcast Educação na ponta da Língua
Ouça também os episódios História e cultura afro-brasileira na escola e Literatura afro-brasileira na escola do podcast Educação na ponta da Língua, com desafios e reflexões de educadoras sobre o trabalho com história, cultura e literatura afro-brasileira na sala de aula.
Textos literários
Inspire-se com essa seleção de poesias e prosas publicadas no Portal Escrevendo o Futuro:
Materiais em diálogo com a Lei nº 11.645/08
Revista Na Ponta do Lápis – Semear, reflorestar e sonhar o Brasil
Conheça a edição nº 40 da revista Na Ponta do Lápis, que reúne diversos conteúdos com enfoque nas línguas, culturas e literatura dos povos indígenas que habitam, cultivam e preservam o território multicultural do nosso país. Neste número você encontra:
Artigos
Literatura indígena
Yaguarê Yamã é natural da região do rio Paraná Urariá, Amazonas, e pertence aos povos Maraguá e Saterê-Mawé. Conheça alguns de seus textos literários publicados no Portal Escrevendo o Futuro:
No Portal, você ainda encontra uma entrevista com o autor e o plano de aula Apresentando a literatura indígena: orientações para a leitura do conto “A gênese Maraguá e a origem do mundo”, de Yaguarê Yamã, elaborado pela pesquisadora e escritora Macuxi Sony Ferseck.
Podcast Educação na ponta da Língua
Ouça também os episódios História e cultura dos povos indígenas na educação e Línguas e literatura indígena na escola do podcast Educação na ponta da Língua, com experiências reais, desafios e reflexões de educadoras sobre o trabalho com as temáticas indígenas na sala de aula.
Uma festa para os livros e para a leitura
livros, formação leitora, feiras literárias, literatura
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
letramentos, BNCC, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas
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