Ser jovem e viver em Campina da Mata

Como ocorre com diversas pequenas cidades brasileiras, Campina da Mata tem muitas belezas naturais e oferece boa qualidade de vida para seus moradores, que desfrutam de um dia a dia tranquilo, sem o estresse típico dos grandes centros urbanos. É também uma cidade conhecida por formar bons trabalhadores, gente que luta para construir seu futuro. Os moradores, em sua maior parte, trabalham na zona rural ou na área de serviços na cidade e, por isso, incentivam nossos jovens desde muito cedo a ajudar no sustento das famílias.

Porém, nossa querida cidade não consegue oferecer oportunidades de emprego para todos, o que cria um sério problema que é o desemprego. Isso provoca a migração de nossos trabalhadores para buscar trabalho em outros lugares e, junto com eles, o sonho de fazer crescer cada vez mais o nosso município. Uma reportagem publicada no jornal local mostrou que, na última década, quase 2/3 dos jovens campinenses da mata migraram para os grandes centros em busca de emprego. A mesma matéria sugere que, se tivéssemos um bom programa municipal de incentivo à vinda de fábricas e empresas para cá, a migração de jovens diminuiria.

Na minha opinião, programas como este deveriam ser prioridade da Prefeitura para evitar que a cidade perca seus jovens. É verdade que, como pensam alguns moradores mais idosos, a vinda de fábricas poderia transformar o cotidiano da nossa cidade, encarecer o custo de vida, tornar o dia a dia do cidadão mais estressante. O que fazer? Impedir o progresso e tornar Campina da Mata uma cidade habitada predominantemente por pessoas mais velhas? Ou aceitar o progresso e manter os mais jovens perto de nós? Penso que a segunda opção é melhor para Campina da Mata.

Além disso, devemos pensar que é muito triste impedir que nós, jovens, tenhamos a oportunidade de dividir momentos felizes de nossas vidas com pessoas que possuem papel importante na família. De fato, os jovens vão embora e deixam aqui seus pais, irmãos e avós; isso pode provocar danos emocionais não só para os jovens. Se houvesse trabalho aqui mesmo seria bom para todo mundo.

Portanto, ainda que alguns problemas pudessem surgir com a vinda de mais empresas para nossa cidade, penso que esse não é dilema só de nossa cidade, mas de outras cidades brasileiras e provavelmente do mundo todo. Devemos acreditar e investir em nossa cidade, pois temos vontade de fazer crescer o lugar onde vivemos. Assim, poderemos ter a certeza de que não teremos mais que nos separar de nossos familiares e, dessa forma, poderemos construir um lugar para se viver com trabalho e igualdade para todos.