Uso dos argumentos

Atividades

  1. Escreva na lousa, em tiras de papel, ou projete as situações apresentadas abaixo e as respectivas questões polêmicas levantadas – ou outras, criadas por você.
  • Situação 1

    Um adolescente, para resolver um problema econômico da família dele, resolveu fazer cópias de CDs para vender. Ele vendeu todos os CDs e pagou a dívida.

    Questão polêmica: “O jovem tem ou não o direito de reproduzir CDs para vender, desconsiderando a lei dos direitos autorais?”.

  • Situação 2

    Novas pesquisas indicam que os adolescentes começam a beber cada vez mais cedo e de forma abusiva. Preocupado com esse consumo de álcool, o prefeito de uma cidade proibiu a venda de bebidas alcoólicas em bares próximos às escolas.

    Questão polêmica: “Essa medida pode diminuir o consumo de bebidas alcoólicas pelos adolescentes?”.

  • Situação 3

    Uma diretora de escola proibiu a entrada de alunos com piercings em sala de aula.

    Questão polêmica: “É legítimo impedir o acesso à escola por razões de ordem estética?”.

  • Escolha umas das situações e peça aos alunos que formulem uma opinião (tese); discutam e definam que tipo de argumento seria mais adequado para sustentar a tese; elaborem pelo menos três argumentos de diferentes tipos.
  • Divida a classe em dois grupos: de um lado, os alunos que deverão tomar posição favorável em relação às questões polêmicas; do outro, aqueles que assumirão posição contrária. Ao final, representantes de ambos os lados lerão a posição assumida diante de cada questão polêmica e os argumentos elaborados para defender a posição ou a tese e refutar a contrária.
  • Diga aos alunos que, para desenvolver argumentos consistentes, poderão utilizar vários recursos: referir-se às ideias de um especialista no assunto; exemplificar fatos ocorridos que se relacionem diretamente com a questão colocada; apresentar provas; valer-se de valores éticos ou morais envolvidos; explicitar a relação de causa e consequência.
  • Se possível, solicite que se preparem para essa atividade em período extraescolar, pesquisando em jornais, revistas e Internet para planejar a argumentação que será utilizada na aula.