Uma classe motivada

A importância de participar

Do seu entusiasmo vai depender o bom êxito da sua proposta de trabalho. Esse entusiasmo vai contagiar os alunos se você lhes der uma visão clara do que é essa Olimpíada e do que vão ganhar ao fazer parte dela. Como?

Lembre-se de que as atividades deste Caderno foram planejadas para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa. Todos os alunos devem participar das oficinas, pois poderão alcançar uma escrita mais aprimorada.

Atividades

  1. Comece perguntando o que eles sabem sobre olimpíadas em geral. O objetivo de qualquer pergunta é provocar respostas do outro; por isso dê tempo para que os alunos se manifestem. Para facilitar o diálogo e a aprendizagem cooperativa disponha as carteiras em círculo, semicírculo ou em forma de U.
  2. Apresente a Olimpíada de Língua Portuguesa, suas semelhanças e diferenças com uma olimpíada esportiva; mostre-lhes que, nesse caso, o objetivo é aprender a escrever crônicas sobre as pessoas, os costumes, a vida do lugar onde moramos.
  3. Não dê prontamente todas as informações sobre o concurso. Peça aos alunos que formem duplas e, por dois minutos, levantem dúvidas e façam perguntas. Depois, ouça os representantes de cada dupla e esclareça todos os pontos de uma só vez. É uma boa oportunidade para lembrar-lhes que todos sairão ganhando: primeiro, pela preparação intensiva para a Olimpíada, que começa com esta Oficina 1 e vai se estender por mais dez. Segundo, porque todos os textos produzidos na penúltima oficina vão se transformar em material de leitura para os outros alunos da escola. Nesse ponto você pode perguntar à turma: “O que fazer para que outras pessoas possam ler o que vocês vão escrever, aqui na sala de aula, sobre a nossa cidade?”. Ouça as respostas. Talvez surjam ideias como: produzir um livro com as crônicas para ficar disponível na biblioteca ou em versão virtual (livro digital); publicar periodicamente os textos nos jornais do bairro, da cidade ou no site da escola. Você também pode sugerir a criação de um blog colaborativo entre os alunos, como fez um grupo de semifinalistas, em 2012 (clique aqui para conhecer a iniciativa).