Um local em detalhes

Atividades

  1. Você já analisou com a turma diferentes características da descrição em alguns textos de memórias literárias. Agora, peça-lhes que descrevam um local significativo, atraente, interessante do lugar onde vivem. Para fazer isso, leve-os ao local e peça-lhes que observem alguns detalhes e, em duplas, descrevam esse lugar. Após a escrita, eles devem trocar os textos com outras duplas para que uma aprecie a descrição feita pela outra e faça comentários. Estimule-os(as) com perguntas:
  • Pela descrição, uma pessoa que não conhece o lugar poderá imaginá-lo?
  • O autor ou a autora usou recursos para tornar a descrição atraente? Quais?
  • Comente com a turma que eles e elas descreveram um lugar, mas em textos de memórias literárias situações, pessoas, experiências também são descritas.
  • Professora, professor, se não for possível fazer uma visita ao local, você pode:
  1. Levar fotografias atuais e outras imagens para a sala de aula. Também é possível solicitar que os alunos e as alunas tragam as imagens fotografadas por seus próprios celulares. Em seguida, peça à turma que faça a descrição com base nesses materiais.
  2. Sugerir a pesquisa na web (por exemplo, no Youtube) de vídeos que apresentem lugares atuais. Também é possível solicitar que os alunos e as alunas tragam os vídeos filmados por seus próprios celulares. Em seguida, peça à turma que faça a descrição com base nesses materiais.
  • Guarde essas descrições ou as exponha em um mural, pois serão retomadas na próxima oficina.