Um cronista que tem futebol nas veias

Apresente o jornalista Armando Nogueira. Pergunte-lhes se o conhecem e se já leram alguma crônica escrita por ele. Complemente com as seguintes informações:

Para saber mais

Sobre Armando Nogueira

Xapuri (AC), 14/1/1927 – Rio de Janeiro (RJ), 29/3/2010

Formado em direito, começou em 1950 a carreira de jornalista. Foi repórter, redator e colunista. Fez a cobertura de todas as copas do mundo a partir de 1954. Iniciou no telejornalismo em 1959. De 1966 a 1990 foi diretor da Central Globo de Jornalismo da Rede Globo de Televisão. Começou a cobrir os Jogos Olímpicos em 1980, em Moscou. Seu estilo literário na coluna “Na grande área”, inicialmente publicada pelo Jornal do Brasil, criou uma abordagem nova do futebol, aproximando-se ainda mais do leitor. Autor de diversos livros, todos sobre esporte, entre os quais Drama e glória dos bicampeões (em parceria com Araújo Neto); Na grande área; Bola na rede; O homem e a bola; O voo das gazelas; A copa que ninguém viu e a que não queremos lembrar (em parceria com Jô Soares e Roberto Muylaert); O canto dos meus amores; A chama que não se apaga; e o mais recente, A ginga e o jogo.

Diga-lhes que Armando Nogueira escreveu a crônica para o jornal e só depois ela foi publicada em seu livro Os melhores da crônica brasileira (Rio de Janeiro: José Olympio, 1977).

Acesse e saiba mais sobre o cronista.

Atividades

  1. Apresente aos alunos o título do texto: “Peladas”. Depois de conhecerem Armando Nogueira e apreenderem o significado do termo em futebol, faça perguntas a eles:
  • Esse título ainda chama a atenção do leitor? Por quê? O que ele sugere?
  • Pelo título, o que vocês imaginam? Quem será a personagem central? Qual será o conflito – o problema ou a questão da crônica?
  • Como poderia ser o desfecho – a conclusão de uma crônica cujo título é “Peladas”?
  • Clique na aba Áudios para ouvir com os alunos a crônica “Peladas”.