Socialização dos resultados da pesquisa

Atividades

  1. Finalizada a pesquisa, os alunos deverão fazer uma síntese (texto corrido ou dividido em tópicos) das informações mais relevantes, que servirá para sustentar a argumentação na escrita individual.
  2. A síntese pode ser registrada em um mapa mental (veja vídeo que usa o programa Canva para elaborar um mapa), feito à mão ou no computador.
  3. Mostre o vídeo aos alunos e combine como eles farão a apresentação. Explique que cada grupo terá em média 10 minutos para mostrar os resultados da pesquisa. Evite o formato de “seminário escolar” e peça aos grupos que preparem uma sequência organizada e diversa para compartilhar suas descobertas.
  4. Para isso, você pode solicitar que cada grupo explore diferentes linguagens durante a fala, como imagens, vídeos, áudios e textos escritos.
  5. Além disso, peça que, ao final da apresentação, o grupo apresente conclusões relacionadas à pesquisa. Tomando como exemplo a pergunta da Etapa 1 - “A vítima deve ou não denunciar o agressor para a polícia ou para organizações de defesa da mulher?” -, o que o grupo pensa após a realização da pesquisa? Seu ponto de vista mudou após as informações encontradas? O que perceberam na comparação entre as diferentes fontes de informação? Acreditam que as pessoas com quem conversaram são bem informadas ou sustentam suas opiniões no senso comum? Quais das informações podem ser transformadas em argumentos produtivos para um artigo de opinião? Quais deveriam ser descartadas?
  6. Enquanto o grupo apresenta, peça que os demais anotem as informações e pensem em dúvidas e questões. Ao final da exposição, delimite um tempo para dúvidas e sugestões a respeito da pesquisa.
  7. Por fim, escolha com uns alunos um local físico ou virtual para expor os mapas ao público da escola.