Sistematizando

Atividades

  1. Agora vamos ampliar um pouco mais a discussão sobre aspectos importantes que caracterizam um poema. Instigue as crianças a pensar, trocar ideias, tirar conclusões, buscar informações. Seu papel é coordenar e aquecer o debate.
  2. Projete por meio de datashow o poema “Não vou mais lavar os pratos”, de Cristiane Sobral (saiba mais sobre a vida e a obra da escritora em seu site: https://cristianesobral.blogspot.com/).
  3. Não vou mais lavar os pratos

    Cristiane Sobral. In: Não vou mais lavar os pratos. 3ª ed. Distrito Federal: edição do autor, 2017.

    Nem vou limpar a poeira dos móveis

    Sinto muito. Comecei a ler

    Abri outro dia um livro e uma semana depois decidi

    Não levo mais o lixo para a lixeira

    Nem arrumo a bagunça das folhas que caem no quintal

    Sinto muito. Depois de ler percebi a estética dos pratos

    a estética dos traços, a ética

    A estática

    Olho minhas mãos quando mudam a página dos livros

    mãos bem mais macias que antes

    e sinto que posso começar a ser a todo instante

    Sinto

    Qualquer coisa

    Não vou mais lavar

    Nem levar.

    Seus tapetes para lavar a seco

    Tenho os olhos rasos d’água

    Sinto muito

    Agora que comecei a ler, quero entender

    O porquê, por quê? E o porquê

    Existem coisas

    (...)

    Não lavo mais pratos

    Li a assinatura da minha lei áurea escrita em negro maiúsculo

    Em letras tamanho 18, espaço duplo

    Aboli

    Não lavo mais os pratos

    Quero travessas de prata, cozinhas de luxo

    E jóias de ouro

    Legítimas

    Está decretada a lei áurea.

  4. Depois da leitura, converse com a turma sobre o que entenderam do poema (de quem é a voz que fala? De um homem? De uma mulher? Branca? Negra? Rica ou pobre?). Incentive os alunos e as alunas a comentarem sobre o tema (liberdade versus escravidão e empoderamento através da leitura) e questione se alguém na sala gosta de ler poemas. Anote em seu caderno quem/quantas pessoas dizem gostar de poesia, pois ao final das oficinas é interessante refazer a pergunta para saber se houve alteração na quantidade de apreciadores e apreciadoras.
  5. Projete por meio de datashow o poema "Tem tudo a ver", de Elias José. No menu "Coletânea" também é possível ouvi-lo com a turma. Clique aqui para conhecer a vida e a obra do escritor.
  6. Tem tudo a ver

    Elias José, in: Segredinhos de amor. 2ª ed. São Paulo, Moderna, 2002.

    A poesia

    tem tudo a ver

    com tua dor e alegrias,

    com as cores, as formas, os cheiros,

    os sabores e a música

    do mundo.

     

    A poesia

    tem tudo a ver

    com o sorriso da criança,

    o diálogo dos namorados,

    as lágrimas diante da morte,

    os olhos pedindo pão.

     

    A poesia

    tem tudo a ver

    com a plumagem, o vôo,

    e o canto dos pássaros,

    a veloz acrobacia dos peixes,

    as cores todas do arco-íris,

    o ritmo dos rios e cachoeiras,

    o brilho da lua, do sol e das estrelas,

    a explosão em verde, em flores e frutos.

     

    A poesia

    — é só abrir os olhos e ver —

    tem tudo a ver

    com tudo.

  7. Depois da leitura ou da audição, converse novamente com os alunos e alunas sobre o que entenderam do poema. Leve-os a observar o modo como o poema ocupa a página, com margens tanto à direita quanto à esquerda do texto, como se formasse um desenho no papel, uma espécie de coluna no meio da página. Em seguida, proponha-lhes que verifiquem as linhas ou versos do texto e o modo como se agrupam em estrofes. Esse poema tem 25 versos distribuídos em 4 estrofes. Para fazer isso, você pode projetar o poema na parede e fazer grifos coloridos.
  8. Peça à turma que observe as palavras iniciais de cada estrofe: “A poesia”. Questione-os se saberiam dizer por qual razão todas elas começam assim. Peça que verifiquem se apenas essas palavras são repetidas ou se ocorre a repetição de versos que compreendem uma frase inteira. É muito provável que apontem a reiteração de “a poesia tem tudo a ver com…”.
  9. As crianças possivelmente relacionarão os termos com que a poesia tem a ver, do início ao final: dor, alegrias, cores, formas, cheiros, sabores e música, na primeira estrofe; sorriso, diálogo, lágrimas diante da morte, olhos pedindo pão, na segunda; pássaros, peixes e elementos da natureza, na terceira. A quarta estrofe faz a síntese, indicando que a poesia “tem tudo a ver com tudo”.
  10. Procure mostrar-lhes que, para o autor, a poesia é viva, dinâmica, e pode falar de pessoas, de animais, de objetos, de acontecimentos – de tudo. Algumas pessoas acham que a função da poesia é cantar amores ou mágoas. Mas, na verdade, a poesia pode falar de qualquer assunto. Como diz Elias José, “a poesia tem tudo a ver com tudo”. Comprove essa afirmação mostrando aos alunos e alunas a diversidade de temas presentes nos poemas do mural ou do blog.
  11. Provoque a comparação entre o poema de Elias José, o de Cristiane Sobral e os outros presentes no mural: o que têm de semelhanças e diferenças? Se necessário, chame a atenção para os formatos, a presença ou ausência de rimas, refrões, estrofes, temas distintos.
  12. Finalmente, organize e sistematize as observações do grupo em relação ao conjunto de poemas lidos. Possivelmente, surgirão as seguintes constatações:
    • as palavras rimam quando terminam com sons idênticos ou parecidos;
    • nem todos os poemas apresentam rimas;
    • alguns poemas têm refrão ou estribilho (versos inteiros que vão se repetindo ao longo do poema);
    • os versos são as linhas do poema e podem ter extensão variada;
    • estrofes são conjuntos de versos separados por um espaço (linha em branco);
    • um poema pode ter uma ou mais estrofes e cada estrofe pode ter número variado de versos;
    • os poemas costumam apresentar repetições de letras, de palavras ou expressões, de versos;
    • eles também podem ter repetição da mesma construção sintática;
    • as palavras que apresentam semelhanças – de sonoridade, de posição dentro do poema (início, meio ou final do verso), de função sintática – podem ser associadas para apoiar a interpretação do sentido do poema.
  13. Oriente os alunos e alunas a copiar essas conclusões no caderno. Solicite que alguém faça um cartaz com essas informações para ser afixado no mural. Outra possibilidade é anotar e postar as conclusões no blog da turma.
  14. A importância de participar

    Lembre-se de que as atividades deste Caderno foram planejadas para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa. Todos os alunos devem participar das oficinas, pois poderão alcançar uma escrita mais aprimorada.