Sinais de pontuação nos textos

Atividades

  1. Explique à turma que quando conversamos usamos a entonação para expressar nossas ideias, desejos, emoções. Por exemplo: elevamos a voz, usamos pausas, fazemos gestos e mudamos nossa expressão facial, mas quando escrevemos não dispomos desses recursos. Na escrita, são os sinais de pontuação que facilitam a compreensão de quem lê. A pontuação indica as diferenças de entonação e orienta a construção do significado do texto para o leitor ou para a leitora.
  2. Ressalte que os sinais de pontuação são componentes da organização das ideias e do texto. Para isso, propomos algumas atividades e você poderá desenvolver outras.
  3. Compartilhe com a turma o seguinte trecho:
  4. Todo aquele mundaréu de homens, mulheres, crianças, de todos os tipos, de todas as cores, de todos os trajes – todos dançando e cantando, pulando, e saracoteando, jogando confetes e serpentinas que chegavam literalmente a entupir a rua e se enroscar nas rodas dos carros…

    Tatiana Belinky. Transplante de menina. São Paulo: Moderna, 2003.

  5. Peça que observem os sinais de pontuação que aparecem na frase e tentem explicar por que foram usados.
  6. Prepare tarjas com o nome dos sinais de pontuação. Faça outras tarjas com as definições desses sinais. Divida a classe em grupos e entregue uma tarja para cada um deles. Proponha-lhes a organização coletiva de um quadro (que pode se transformar num mural) com a lista dos sinais de pontuação e as situações em que são empregados.
  7. Em seguida, apresente trechos de textos que podem ser utilizados para exemplificar o uso dos sinais de pontuação. Você pode seguir a mesma estrutura da tabela “O uso dos sinais de pontuação”.
  8. Reescreva um trecho, eliminando os sinais de pontuação, de um dos seguintes textos: Doces memórias e Transplante de menina. Providencie cópias para a turma. Peça-lhes que ouçam a leitura - disponível no menu Coletânea - com atenção e façam a pontuação do texto.
  9. Você pode projetar o texto e fazer a revisão da pontuação, discutindo o emprego correto dos sinais. Outra sugestão é copiar os trechos na lousa.
  10. O ideal é que os sinais de pontuação sejam trabalhados em várias aulas. Você poderá repetir a estratégia selecionando diferentes trechos de textos para serem apresentados e pontuados pela turma. Vale lembrar que é a leitura que ajuda a compreender os sinais de pontuação.
  11. Para finalizar, enfatize que nos textos literários o uso da pontuação deve obedecer às regras gramaticais, mas está relacionado também ao estilo de cada autor ou autora.