Qual o sentido?

Atividades

1. Apresente os versos a seguir aos alunos e peça-lhes que indiquem qual o sentido denotativo e qual o sentido conotativo dos termos sublinhados no trecho em que se encontram.

a) Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

O termo “novas”, denotativamente, indica “nunca usado”; no contexto, sobrepõe-se o sentido conotativo: renovadas, usadas de forma nunca vista antes, mesmo que sejam as mesmas palavras de sempre.

b) A poesia
tem tudo a ver / com […]
a veloz acrobacia dos peixes.

A “acrobacia” – denotativamente atribuída a artistas – remete à movimentação dos peixes, num emprego conotativo.

c) A poesia
tem tudo a ver / com […]
a explosão em verde, em flores e frutos.

“Explosão” é denotativamente aplicado a um mecanismo que detona; aqui remete conotativamente à pujança da vegetação.

d) Eu tenho um colar de pérolas
Enfiado para te dar:
As per’ las são os meus beijos,
O fio é o meu penar.

Conserva-se o sentido denotativo original de pedra preciosa, no caso de “pérola”, e de cordão, no caso de “fio”; acrescentam-se os sentidos conotativos, associados aos beijos e à mágoa do poeta.