Produção de um jornal mural

Atividades

Uma forma de promover o diálogo e o debate na escola é fazer um jornal mural. Esse jornal pode consistir em um grande cartaz (de folhas de papel kraft ou cartolina, por exemplo) pregado numa parede da sala de aula ou num local estratégico da escola.

Entre outras coisas, esse tipo de suporte pode ser utilizado para: noticiar fatos de interesse geral, ocorridos dentro e fora da escola, comentar e questionar esses fatos, estimulando o debate, ajudando a formar opiniões e produzindo consensos que desestimulem a violência. Funciona, portanto, como um porta-voz eficiente das múltiplas opiniões que se confrontam, dentro da escola, a respeito dos mais diferentes assuntos. Nesse sentido, convém não esquecer de incluir, no corpo do jornal mural, um espaço para manifestações dos(as) leitores(as).

Você também pode fazer um jornal mural virtual. Caso as condições para isso se verifiquem, o jornal mural pode ser criado por meio da ferramenta Padlet, complementado pela criação coletiva de um blog e/ou de página(s) em redes sociais, com o objetivo de tornar públicas as posições da turma no debate sobre diferentes temas. Também neste caso o(a) leitor(a) deve ter um lugar garantido para manifestar-se. No Portal Escrevendo o Futuro, você encontra dicas de como abrir e gerenciar um blog.

  1. Peça aos e às estudantes que, com base na discussão efetuada na primeira etapa, selecionem uma notícia recente sobre o movimento “Vidas Negras Importam” e, individualmente, produzam uma matéria assinada, sobre esse tema, destinada a um jornal mural. A matéria deve:
    • referir-se aos fatos relatados na notícia;
    • desempenhar um papel na resolução de conflitos e na tomada de decisões coletivas;
    • fazer questionamentos do ponto de vista ético;
    • opinar a respeito da notícia, apontando alguma forma de opor-se às hostilidades e combatê-las
  2. Em seguida, peça aos alunos e às alunas que troquem entre si os textos produzidos e que os leiam fora do horário de aula. Assim, todos tomarão conhecimento das opiniões dos colegas e isso instigará o debate. Oportunamente, os textos mais representativos poderão ser expostos no jornal mural, físico ou virtual, da sala ou da escola.