Primeiro carnaval no Brasil

Atividades

  1. Projete o trecho do livro Transplante de menina, de Tatiana Belinky, disponível neste Caderno Docente. Junto ao texto, há um player de áudio, por meio do qual é possível ouvir a leitura.
  2. Para saber mais

    Sobre Tatiana Belinky

    Tatiana Belinky nasceu na Rússia. Aos 10 anos, emigrou para o Brasil, onde viveu até sua morte, em 2013. É considerada uma das maiores escritoras de nossa literatura infantil e juvenil. Em seu livro Transplante de menina, ela narra memórias da terra natal, sua infância e juventude, a viagem para o Brasil, as primeiras impressões sobre o novo país. Para conhecer mais sobre a autora, assista ao vídeo em homenagem à autora, produzido pela TV Cultura..

  3. Após a audição, converse com a turma sobre o acontecimento que a autora rememora.
  4. Peça-lhes que façam um desenho, no caderno ou no computador, com base no momento vivido por Tatiana Belinky.
  5. Exponha os desenhos em um mural e faça um exercício de comparação com a classe. Se os desenhos forem produzidos em ambiente digital, você pode projetá-los ou imprimi-los.
  6. Comente que Tatiana descreve com riqueza de detalhes a Avenida Rio Branco, o desfile dos carros, as multidões, a forma como se vestiam. Tudo com tantos detalhes que podemos até desenhar e imaginar o carnaval daquela época.
  7. Peça à classe que releiam o texto junto com você para identificar os trechos em que a autora descreve o que viu.
  8. Mostre-lhes que, além de descrever, ela também conta o que sentiu, já que o carnaval não se parecia com nada do que conhecia e, mesmo depois de ter presenciado outros carnavais, nenhum deles se comparou com aquele, inesquecível.
  9. Peça que destaquem/apontem trechos em que a autora fala de seus sentimentos e impressões (com o auxílio do projetor). Outra alternativa é solicitar aos alunos e às alunas que copiem esses trechos no caderno deles.