Ritmo regular/irregular

A maioria dos exemplos lidos até aqui apresenta ritmo regular. No entanto, há casos em que o ritmo é irregular, assim como o tamanho dos versos: ora longos, ora curtos. O tamanho dos versos é verificado por meio da quantidade de sílabas poéticas. Alguns poemas têm forma fixa (a mesma quantidade de sílabas em cada verso), outros são livres (cada verso tem seu próprio tamanho). O ritmo é, em geral, influenciado pela medida do verso. Os poemas populares, por exemplo, muitas vezes, têm versos de cinco ou sete sílabas poéticas. Versos de forma fixa, ajudam a deixar o ritmo mais regular.

Veja a seguir dois exemplos em que o ritmo e a medida dos versos colaboram para reforçar os sentidos dos poemas, pois eles mesclam trechos de ritmo regular, muito bem marcados com momentos destoantes (de irregularidade no ritmo).

Atividades

  1. Projete dois vídeos com a leitura do poema “Trem de Ferro, de Manuel Bandeira” (Vídeo 1 e Vídeo 2).
  2. Projete também a leitura do poema “Tem gente com fome”, de Solano Trindade, por sua filha Raquel Trindade.
  3. Raquel Trindade

    Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade, nasceu no Recife (PE), em 10 de agosto de 1936 e faleceu em 15 de abril de 2018, na cidade de Embu das Artes (SP). Professora, artista plástica e coreógrafa, a Rainha Kabinda, como era conhecida, é também considerada, assim como seu pai, uma importante ativista contra o racismo. Foi fundadora da Nação Kabinda de Maracatu e do Teatro Popular Solano Trindade. Para saber mais, confira uma entrevista publicada no Portal Escrevendo o Futuro em vídeo e em texto .

  4. Pergunte se notam semelhanças entre os poemas declamados. Devem notar semelhanças no tema (trem de ferro), no ritmo (que imita o trem) e, se souberem algo sobre os autores, devem apontar que ambos são pernambucanos.
  5. Peça para levantarem hipóteses sobre como os autores conseguiram reproduzir o ritmo do trem. Permita que as respostas sejam livres, pois retornaremos aos poemas mais adiante.
  6. Em cada poema, o autor ou autora escolhe sempre o ritmo mais adequado para favorecer o sentido do seu texto. Nos dois poemas do vídeo, a cadência, ora regular, ora irregular, imita o barulho de trens. Essa musicalidade, e também as repetições que a reforçam, estão presentes não só nos poemas, mas também em cantigas - e brincadeiras infantis.