Som e sentido

Atividades

  1. Projete, por meio de datashow, os poemas “Pássaro livre”, de Sidônio Muralha, e “Haicai”, de Guilherme de Almeida.
  2. Pássaro livre

    Gaiola aberta.

    Aberta a janela.

    O pássaro desperta,

    A vida é bela.

     

    A vida é bela

    A vida é boa.

    Voa, pássaro, voa.

    Sidônio Muralha. A dança dos pica-paus. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.
    Saiba mais sobre Sidônio Muralha.

    Haicai

    Um gosto de amora

    comida com sol. A vida

    chamava-se “Agora”.

    A vida é bela.

    Guilherme de Almeida, in: Frederico Ozanam Pessoa de Barros. Guilherme de Almeida. São Paulo: Abril Educação, 1982.

    Para conhecer outros haicais, acesse o site de Alice Ruiz e de Carlos Seabra.

  3. Leia os textos em voz alta e depois comente-os com a turma. Provavelmente irão notar as repetições – de palavras, de versos, de letras. Caso isso não ocorra, proponha questões que os levem a essa percepção.

Aliteração

a) No primeiro poema, além de várias repetições de palavras e de rimas, ocorre também a aliteração, isto é, repetição da mesma consoante. Peça aos alunos e alunas que localizem essas recorrências: repetição de palavras, rimas e aliteração. Sugira-lhes que debatam com os e as colegas como interpretar esse recurso, verificando que efeitos de sentido ele sugere no poema:

  • Repetem-se os termos “pássaro”, “aberta”, “vida”, “bela”; e os versos quatro e cinco “A vida é bela”.
  • Ocorrem aliterações de “b”: aberta, bela, boa; e de “v”: vida, voa.
  • Aparecem três rimas: aberta / desperta; janela / bela; boa / voa. A mesma vogal “e” está presente em duas rimas, prolongando o eco sonoro e propondo associar o sentido das palavras em que está presente.
  • Esses recursos criam elos entre as partes do poema, associando o voo e a abertura de portas e janelas, isto é, a liberdade que a abertura representa. A vida seria bela e boa, com liberdade de voar – seja por meio de asas, seja por meio do pensamento e da imaginação.

b) No segundo poema, além das rimas externas e da rima interna (comida / vida), ocorre outro tipo de repetição ou recurso de sonoridade: sons recorrentes. Localize a aliteração ou repetição da(s) mesma(s) consoante(s) e comente de que modo ela complementa o sentido do texto:

Gosto – aGora; aMora – coMida – chaMava; Comida – Com.

Esses sons coincidentes estendem o “gosto” ao “agora”; a “amora” à “comida” e à nomeação (“chamava”); a “comida” à preposição “com” e ao seu complemento (sol). Associa-se, desse modo, o sentido do “gosto” que é algo experimentado pelos sentidos à fruta “amora” e ao momento presente, vivido pelo poeta.